Nova descoberta pode levar a remédio que impeça câncer de se espalhar

Publicado em 16.08.2011

Uma nova pesquisa descobriu que as células cancerosas podem “se empurrar” para fora de tumores, o que oferece pistas para novas drogas que previnam o câncer de se espalhar.

Os cientistas identificaram uma proteína chamada JAK, que ajuda as células cancerosas a gerar a força necessária para se mover. Eles disseram que as células cancerosas se contratam que nem células musculares, para forçar seu caminho para fora do tumor e ao redor do corpo.

Quando o câncer se espalha, um processo conhecido como metástase, se torna mais difícil de tratar, já que tumores secundários tendem a ser mais agressivos. Os especialistas acreditam que 90% das mortes relacionadas ao câncer ocorrem após a metástase.

Os pesquisadores analisaram os produtos químicos envolvidos na migração celular do melanoma (câncer de pele), e chegaram a conclusão de que as células cancerosas podem se mover de duas maneiras. Elas podem se “cotovelar” para fora de um tumor, ou o tumor em si pode formar corredores para as células escaparem.

“Os dois processos são controlados pela mesma substância química. A força é gerada pelo mesmo mecanismo, a mesma molécula, chamada JAK”, disse Chris Marshall, pesquisador do estudo.

A JAK não é uma nova culpada quando se trata de câncer. A proteína já foi relacionada à leucemia, por isso alguns medicamentos já estão sendo desenvolvidos para alvejá-la. “Nosso novo estudo sugere que essas drogas também podem parar a propagação do câncer”, afirma Marshall.

Assim, nos próximos anos, os pesquisadores vão testar se alguns agentes são capazes de parar a propagação. Ensaios clínicos devem vir em breve. Seria um grande avanço no tratamento do câncer impedir a sua propagação. [BBC]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

9 Comentários

  1. NOTICIAS COMO ESSAS SEMPRE SÃO BEM VINDAS,MAS UMA COISA FICA PATENTE, OS HOMENS TEM UMA PREOCUPAÇÃO MUITO GRANDE A RESPEITO
    DA VIDA FÍSICA,E NÃO SE IMPORTANDO NEM UM POUCO COM A VIDA ESPIRITUAL ,O QUE DEVERIA SER O INVERSO,ESTE CORPO MAIS CEDO OU MAIS TARDE VAI SER CHAMADO PARA IR ACERTAR AS CONTAS COM O NOSSO CRIADOR,DEUS ETERNO, JESUS CRISTO,E O ESPIRITO SANTO, E VOCE JÁ PENSOU ONDE PASSARA A ETERNIDADE DECIDA JÁ E AGORA QUE AMANHÃ PODE SER TARDE

    Thumb up 4
    • Amigo, esse site é sobre CIÊNCIAS, aqueles assuntos que podem ser PROVADOS, EXPERIMENTADOS.Não tem O MENOR SENTIDO, acessar um site como esse, para ficar falando de baboseiras religiosas.NINGUÉM acessa esse site, para aturar cometários sobre Deus, Espírito Santo, Diabo, Céu, Inferno, essas historinhas de fadas para adultos mal resolvidos, que ADORAM ser explorados por espertalhões ALÉRGICOS a trabalho.

      Thumb up 1
  2. “Células cancerosas se contratam QUE NEM células musculares” ?

    “QUE NEM” não existe… favor corrigir. E um pouquinho mais de atenção não faz mal tbm ;-)

    Thumb up 0
    • Você está certo, os artigo são escritos de qualquer maneira, sem ligar A MÍNIMA para a clareza/exatidão:Não é SE CONTRATAM, é se CONTRAEM, completamente outro, o sentido!

      Thumb up 0
  3. como essas doenças surgem ? será que existem seres minusculos tentando nos destruir ?

    Thumb up 4
    • Não. O que existe é a vida e a competição pela existencia. Podemos coexistir com os mais diversos tipos de vida, mas precisamos “matar e destruir”, mesmo que em escala pequena, quando você retira uma alface da terra você está matando aquela planta, e etc… Vírus e bactérias são a forma mais simples de nossa natureza, eles não querem nos matar ou destruir, querem apenas sobreviver e reproduzir (não muito diferente de nós). Se alimentando de nossas células, proteinas, e tudo o que for necessário para a sobrevivencia deles. Eu acredito que seja a forma mais pura de vida existente, sem tentar disfarçar suas ações, sequer se preocupando com isso.

      Thumb up 5
    • Só que acontece que a vida que conhecemos só existe por causa da cooperação da forma de vida, assim como nossas mitocôndrias foram um ser a parte de nossas células e hoje são parte integrante e crucial do nosso maquinário celular. Eu sou a soma de todas as células do meu corpo, cada uma com a sua função individual, o cancêr é um conjunto de células que atacam todas as outras não pela sobrevivência, pois ainda fazem parte da minha mônada pessoal, mas sim são aberrações pois rebelaram-se contra o conjunto do maquinário humano, como abelhas rebeldes que matam a rainha e logo em seguida percebem que todas são estéreis.
      Isso não é competição da vida pela subsistência, mas sim uma subverção da vida em grupo das trilhões de células que formam cada um de nós.

      Thumb up 4

Envie um comentário

Leia o post anterior:
saturn-photos-titan-tethys-110808-02
Os maiores mistérios das luas de Saturno

Lua com anéis, satél...

Fechar