Nova espécie de golfinhos é avistada na costa australiana

Por , em 6.11.2013

Uma equipe internacional de cientistas relatou, esta semana, a descoberta de uma nova espécie de golfinhos jubarte, que foi vista nadando ao largo da costa norte da Austrália.

Todos os golfinhos jubarte têm uma corcova característica logo abaixo da nadadeira dorsal, mas os cientistas descobriram que existem várias espécies distintas dessa família de mamíferos marinhos.

Enquanto o golfinho corcunda do Oceano Atlântico foi reconhecido como uma espécie, a mais recente pesquisa oferece a melhor evidência até agora de que o golfinho corcunda do Indo-Pacífico pode ser dividido em três espécies, incluindo uma que é inédita para a ciência. Os resultados foram publicados na última semana de outubro, na revista Molecular Ecology.

Segundo informações da Wildlife Conservation Society, uma organização não governamental dos Estados Unidos, os pesquisadores examinaram a história evolutiva da família dos golfinhos jubarte, tanto as características físicas quanto seus dados genéticos.

Os autores do estudo indicam que há pelo menos quatro espécies da família dos golfinhos jubarte: o golfinho corcunda do Atlântico (Sousa teuzii), que habita as regiões do leste do Oceano Atlântico e da África Ocidental; o Indo-Pacífico (Sousa plumbea) presente do centro para o oeste do Oceano Índico; uma segunda espécie Indo-Pacífica (Sousa chinensis), habitantes do leste da Índia e da porção ocidental do oceano Pacífico; além de uma quarta espécie encontrada no litoral norte da Austrália. O nome científico ainda precisa ser elaborado.

A equipe examinou 180 crânios e coletou 235 amostras de tecido dos golfinhos jubarte desde o leste do Atlântico até o lado oeste do Pacífico, analisando suas variações de DNA. [Reuters]