Nova espécie de peixe é descoberta em grande profundidade

Por , em 18.10.2010

Uma nova espécie de peixe foi encontrada por biólogos na fossa Peru-Chile, uma das fossas mais profundas do mundo, que anteriormente os cientistas acreditavam ser totalmente desprovida de peixes.

A mesma equipe já tinha estudado quatro fossas profundas. A fossa Peru-Chile, a quinta pesquisada por eles, tem 8.000 metros de profundidade, e foi o local onde eles encontraram a maior diversidade de espécies.

A expedição à fossa Peru-Chile durou três semanas. A equipe usou uma sonda contendo uma câmera de profundidade, e tirou 6.000 imagens da fossa, entre 4.500 e 8.000 metros.

Além da nova espécie de peixe, encontrada no sudeste do Oceano Pacífico a 7.000 metros de profundidade, também foi encontrado um grupo de enguias de congro, a 6.000 metros, nunca visto nesta profundidade antes, e diversos crustáceos, que se alimentam de restos de animais maiores, que ao morrerem na superfície, afundam.

Segundo os biólogos, pode ser que a enguia encontrada seja uma nova espécie também, mas isso é difícil de confirmar apenas a partir de fotografias. Seria necessário trazer uma amostra para a superfície.

Os cientistas foram capazes de atrair os crustáceos com uma carcaça de atum. Por sua vez, eles descobriram que a nova espécie de peixe encontrada aproveita a movimentação dos crustáceos que estão se alimentando para comê-los. Isso porque o peixe detecta suas presas com “sensores” em sua cabeça. Os sensores percebem qualquer distúrbio na água, e quando isso acontece, o peixe suga toda a água na frente dele na esperança de que venham alguns crustáceos junto.

Já faz três anos que esta equipe de biólogos pesquisa profundidades extremas em todo o mundo. Até agora, seus resultados incluem a captura de imagens do peixe mais profundo do mundo.

A próxima etapa do projeto é voltar a visitar a fossa do Japão, na parte norte do Pacífico. Os cientistas planejam capturar espécimes de algumas dessas criaturas estranhas, para poder estudá-los a fim de revelar exatamente como elas se adaptam a profundidades extremas.[BBC]

2 comentários

  • claudemir da silva:

    o fundo do mar guarda muitos secredos e misterio a ser desvendado ainda é muito desconhecido pra nos seres humanos

  • Carlos Eduardo Brito:

    O ASSUNTO SOBRE VIDA EM REGIÕES ABISSAIS, PAA MIM É O MAIS FACINANTE, DEVIDO AO FATO DE MUITO POUCO CONHECER-MOS.

    SOLICITO QUE COLOQUE MAIS MATERIAS SOBRE ESTE MUNDO FASCINANTE E POUQUISSIMO CONHECIDO.

    EXCELNTE REPORTAGEM

Deixe seu comentário!