Nova geração de GPS entra em fase de teste

Por , em 18.12.2011

Um investimento de mais de 10 bilhões de reais em uma nova geração de satélites GPS, denominada Block III, promete ter receptores militares e civis mais precisos, potentes e confiáveis. O protótipo do satélite GPS Block III logo entrará em fase de testes no complexo de Lockheed Martin em Colorado, Estados Unidos.

O novo sistema fará parte de um programa internacional que disponibilizará o sinal GPS para civis nos Estados Unidos, Europa e Rússia.

O GPS tornou-se onipresente na vida civil e militar norte-americana, com centenas de milhares de receptores em carros e sistemas de armas. Sistemas financeiros usam receptores GPS para fazer operações no tempo preciso, contando com os relógios atômicos a bordo dos satélites.

Os satélites Block III devem permitir que os usuários determinem sua posição dentro de um metro, um avanço frente aos três metros da tecnologia atual. Como o novo sistema de GPS será mais potente, será mais difícil que pessoas não autorizadas sintonizem receptores. [MSN]

14 comentários

  • Guilherme:

    João,os EUA não vão cobrar nada para usar o sistema deles(de países”amigos”).Os lucros vem depois,com a “supremacia militar”,por exemplo,como quando invadiram o Iraque para:”trocar petrólio por comida.Nós sabemos que eles já estão tendo problemas com interferência dos satélites chineses,cujo a tecnologia bélica já está bem desenvolvida,e imaginando que no futuro,China e EUA vão ter que disputar vários recursos,eu apostaria num futuro conflito EUA vs China,por isso esse investimento agora é tão importante.

  • Guilherme:

    Olá pessoal,vocês não acham MUITO SUSPEITO,que os E.U. pretendem lançar esses novos satélites no espaço daqui a alguns meses?Sabendo se que para 21/12/12 há muitas especulações sobre uma possivel tempestade solar,e se campo magnético da Terra não for capaz de nos proteger desta vez> (TODOS OS SATÉLITES NA ORBITA DA TERRA,VÃO PARAR)!

    • Carlos:

      Sim, muito suspeito mesmo.

      É o capitalismo americano mandando até na tempestade solar.

      Vc pode detalhar de ONDE obteve essa informação sobre a parada de TODOS os satélites ?

    • Guilherme:

      History Channel:http://www.youtube.com/watch?v=2RTDV7XSrqo

    • João:

      E qual seria a implicação dos lançamentos desses satélites?
      O que eu vejo no momento são os lucros que estes satélites trarão para os EUA…, ou alguém acha que 10 bilhões de reais são gastos simplesmente pra nada?

  • Guilherme:

    Olá pessoal,vocês não acham MUITO SUSPEITO,que os EUA pretendem lançar esses novos satélites no espaço daqui a alguns meses?Sabendo se que para 21 de DEZEMBRO de 2012 há muitas especulações sobre uma possivel tempestade solar,e se campo magnético da Terra não for capaz de nos proteger desta vez> (TODOS OS SATÉLITES NA ORBITA DA TERRA,VÃO PARAR DE FUNCIONAR)!

  • Carlos:

    O sistema GALILEO tem entrada em operação prevista para 2013 e a maioria dos satélites ja está posicionado, e serão 30, com 27 operando e 3 de backup.

    O sistema GPS (o atual) tem 27 satélites.

    Os receptores atuais poderão receber e utilizar os sinais do GALILEO, bem como do existente GLONASS, russo.

    Além, é claro, do sistema GPS atual.

    • Carlos Veiga:

      Qual dos sistemas será o mais preciso?

    • Carlos:

      GALILEO deve ser mais preciso do que o GPS.

      Porém, para ober a precisão máxima possível, somente pagando pela recepção, em qualquer dos sistemas.

      O sinal gratuito, que todos temos, tem um erro inserido propositalmente.

    • Carlos Veiga:

      O mau hábito do sistema gratuito, leva-nos a acreditar que as nossas coordenadas não têm preço. Toda a precisão tem custos. Grato.

    • ARPcPro:

      O Glonass (Russo) neste momento é o mais preciso disponivel aos civis. Os topografos usam todos Glonass para as medições.

  • Asdrubal:

    Pois… enquanto a Europa envia e não envia um sistema próprio para evitar os direitos dos americanos de utilização de GPS e para não estar dependentes deles, eis que estes preparam um sistema mais perfeito.

  • Carlos Veiga:

    A notícia é excelente. Para quando a entrada em serviço e quanto custará o receptor?
    Onde vai ficar o tal de GALILEU com esta invasão americana?

  • Karlloz:

    O meu perde o sinal até em baixo de uma arvore.

Deixe seu comentário!