Nova redução de estômago é feita pela boca e não deixa cicatrizes [Cirurgia do estomago]

Publicado em 2.02.2009

redução de estômago

Nessa semana dois dos primeiros procedimentos não-cirúrgicos para redução de estômago foram realizados em Columbia, nos EUA. Se aprovado pela Food and Drug Administration (Administração de Alimentos e Drogas), será o primeiro procedimento médico do tipo a não deixar uma cicatriz.

Nós já havíamos reportado esta inovação aqui quando estava em testes clínicos, mas agora temos mais detalhes sobre o procedimento. O sistema funciona da seguinte maneira: um aparelho fino e longo chamado de TOGA (Transoral Gastroplasty, ou Gastroplastia Transoral) é inserido oralmente no paciente, chegando ao seu estômago. Lá, ele suga o ar, como um aparelho que produz vácuo, fazendo com que as paredes do órgão se juntem. No fim, resta apenas uma fina passagem, para que a comida seja depositada no fundo do estômago e vá para o intestino após a digestão.

Como a entrada do alimento é “afunilada” os alimentos demoram mais para entrarem no estômago e os pacientes submetidos ao procedimento de redução de estômago dizem se sentir satisfeitos com quantidades menores de comida. De acordo com estudos feitos antecipadamente, essas pessoas tendem a perder aproximadamente 40% de seu excesso de peso no primeiro ano.

Os cirurgiões Brent Miedema e Kalus Thaler, que realizaram os dois procedimentos, dizem que esse tipo de cirurgia do estômago é uma opção válida para aquelas pessoas que precisam perder peso imediatamente, por questões de saúde, como é o caso de pessoas com obesidade mórbida. “O fato de que não vai haver incisões e que não seria necessária uma longa recuperação também é atrativo” diz Rosie Edwards, uma das pacientes.

“Não é uma dieta que vai provocar o efeito ioiô ao qual estou acostumada. É algo mais permanente” afirma Edwards, que pesava 107 quilos.

De acordo com os médicos, os resultados finais dos procedimentos realizados só poderão ser analisados daqui a um ano. Estima-se que, quando vir a mercado, uma interferência médica dessas custe em torno de 11.500 dólares (R$ 26.680). [Columbia Tribune]

Assista o video abaixo sobre como funciona a nova redução de estômago:

Autor: Cezar Ribas

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

38 Comentários

  1. sempre lutei com a balanca,mas fui depois da maternidade que a situacao ficou pior.Hoje estou com trinta e seis quilos a mais do normal e nao consigo emagrecer.Ja tentei dietas ,remedios.Em uma destas tentativas tive uma convulcrao.Quero tentar essa tecnica urgente.

    Thumb up 4
  2. bom eu era perfeita ate depois que tive os bebes eu estava magra pesava 52 quilos e do meio do ano eu engordei fis reducacao alimenta mas nao deucerto nao consingo p de emgorda medico em santa catarina mais na regioa sul desanta catariana p faser essa reducao que sejam. bom e otimo de profissional gostaria de perde 30 quilos estou com 85kilos estou com baixa estima aquardo resposta

    Thumb up 1
    • OI,SEI MUITO BEM COMO É ESTAR ASSIM,MAIS TENHO UMA INFORMAÇAO QUE IRA TE ANIMAR,TAMBEN MORO EM SANTA CATARINA ,EM BARRA VELHA E UMA VIZINHA MINHA OPEROU COM UM DOUTOR DE CURITIBA,E TODO O PROCEDIMENTO ,CIRURGIA E INTERNAÇAO CUSTOU 10 MIL,ELA AMOU ,ESPERO QUE TENHA TE AJUDADO O TEL DO DOUTOR É..41 36798279 FALAR COM MARGARETE..APENAS NAO DESISTA,BOA SORTE BEIJAO SUA AMIGA VANESSA

      Thumb up 2
  3. oi estou precisando de saber onde faz essa cirugia aqui nos estados unidos moro em boston e quero saber onde e como chama o medico e quanto custa essa cirurgia aqui em boston eu ja fiz o tratamento todo ai no brasil e nao conseguir pelo plano de saude e agora tenho 2 anos q to fazendo o tratamento aqui em boston e eles falaon q eu tenho q espera a liberacao do free car e eu to casada de esperar e nao tenho resposta nenhuma e estou dispota a parar se nao for muito cara ne vc podem me ligar tb meu tf e 1857 2077613

    Thumb up 1
  4. Tenho Obesidade,portanto quero muito fazer este procedimento,precizo urgente dos contatos de Médicos ou Clínicas que fazem este procedimento aqui em Recife-pe.Obg…

    Thumb up 1
  5. por favor preciso de ajuda estou com 126 kilos e sou bem baixa,

    Tenho medo de cerurgia mas gostei desta nova redução de estomago pela boca,
    Gostaria de saber se no hospital das clinicas estão fazendo essa cerurgia,

    Obrigada

    Fico no aguardo de uma respota

    Thumb up 6
  6. oi gostaria de saber algun endereco no brasil ou na europa para eu poder fazer este novo metodo.
    obrigada

    Thumb up 7
  7. fiz a cirurgia a 3an0s nao emagreci mais estou com 120 kilos quando eu fiz estava com 167 kilos

    Thumb up 2
    • Mudar o abito alimentar e a melhor maneira de emagrecer e acomanhado por muita agua e exercicio todos os dias de preferencia caminhar.

      Thumb up 3
  8. Por favor pessoal, gostaria de saber se esta cirugia já esta sendo feita em Recife, estou com 105 quilos e não cosigo emagracer… Estou contando com o ajuda de vocês. muito obrigada.

    Thumb up 4
  9. queria saber o custo desse procedimento,e se tem algum medico em minas fazendo esse procedimento.gostei muito.

    Thumb up 3
    • gostaria de saber medicos de belo horizonte que fazem a cirurgia bariatrica por videolaparoscopia devido a obesidade mórbida

      grata
      josilane

      Thumb up 4
  10. Por favor me informe se existe algum medico em belo horizonte que esteja fazendo esta cirurgia.

    Thumb up 2
  11. GOSTEI DE TODA A MATERIA O QUE DEU PARA VER É QUE ELA FOI FEITA NO ANO DE 2008 ALGUEM TERIA ALGUMA NOTICIA SOBRE ESSE PROCEDIMENTO NO BRASIL..

    Thumb up 2
  12. Olha eu estou desesperada,estou co 52 aos , as 18 anos ja lutava com dietas so que :Com minha idade agora complicou estou com artroze, e nao consigo fazer caminhadas e outros exercicios.Nao e morbida a minha gordura, mas se eu nao der um jeito vai virar, fico muito triste por nao poder acompanhar minha filha a cuidar de filhos co ALTISMO, so que sabe do problema sabe dizer, Rezumindo quero saber quanto custa a cirurgia, se parcela ,em quantas , seeu pagar a ipasgo 1 ano particularse eu posso fazer, e etc . nao tenho diabete, nem pressao alta. Me responda e que deus abençoe esses medicos cda vez maissss.

    Thumb up 5
  13. Olá, Meu nome é Priscila tenho 22 anos e já nasci acima do peso com 4,5kg, entre dietas e medicos já são 10 anos, perdendo muito peso e achando o dobro! Hoje estou no ápce com 100kg cravados e 1,63m de altura, meu IMC é 37, sou mãe ha 4 anos e simplesmente perdi o controle de mim mesma, estou tenho problemas para dormir pois acordo sufocada no meio da noite, dores na nuca e minha pressão que era 12×8 agora é 13×9, toda minha familia por parte de mãe é obesa, hipertensa, diabética e com sérios problemas de coração principalmente minha mãe que se encaixa em todos os problemas anteriores! Marquei uma consulta ao endocrinologista para o dia 29/09, e gostaria de falar com ele sobre a cirurgia, mas estou sem graça pois acho que ele é quem tem que sugerir, o meu plano de saúde é o SAMP e cobre a operação. Gostaria muito de uma sugestão de como conversar e “se” eu posso conversar com ele sobre isso!
    Se eu me encaixo no perfil, gostaria muito de sugestões pois o dia ta chegando!
    Desde já agradeço!
    B-jos

    Thumb up 6
  14. Bom dia!
    Minha filha está com 21 anos e pesando 105 quilos. Ela luta com o peso desde os 15 anos(nasceu com 4 quilos).
    Temos problemas de diabetes, colesterol alto e pressão alta na família. Temos plano de saúde da Cassi. Vocês poderiam me indicar algum médico em Belo Horizonte ou em Brasília que realize esta operação!
    Desde já agradeço, pela orientação.
    Meu telefone celular:(61)81550232

    02/09/2010

    Thumb up 10
  15. quero saber como posso conseguir a sirurgia pelo sus o que posso fazer? onde devo ir procurar?

    Thumb up 1
  16. gostaria de saber se tem medicos fazendo essa cirurgia aqui no brasil

    Thumb up 1
  17. tenho obsidade morbida e queria saber como é o corte e se a pessoa quando esta fazendo a cirurgia fica acordada ? meu imc é : 44 ,Grata

    Thumb up 3
  18. Sou Thania Iaínia, Gostaria de saber se esse metodo já está disponivel no Brasil (em Vitória da Conguista Bahia) e onde podemos fazer. Sou de Vitória da Conguista interior de Salvador e meu IMC é 44 .
    Grata

    Thumb up 1
  19. sou de salvador e gostaria saber se essa cirurgia já está sendo feita no Brasil!

    Obrigado!

    Thumb up 1
  20. Gostaria de saber se esse metodo já está disponivel no Brasil e onde podemos fazer. Sou de SP Capital e meu IMC é 42
    Grata

    Thumb up 1
  21. Sou Vagna, gostaria de saber quem tem artrite reumatoide pode fazer cirurgia bariátrica?

    Thumb up 4
  22. oi meu nome e lucilani e fiquei interecada na cirurgia bariatrica mais não consegui encotrar o endereço e o preço gostaria muito de saber onde procurar pois tenho um metro e secenta e peso 81 kilo por favor me ajude obrigada pela atenção lucilani

    Thumb up 3
  23. tenho 17 anos e imc igual a 32,9 , a reduação de estomago e indicado?não consigo emagrecer de maneira nenhuma!
    aguardo resposta , brigado

    Thumb up 3
  24. moro em SC, tenho 31anos e meu IMC está em 44.
    Gostaria de saber se este método apresentado já está sendo utilizado no Brasil, aonde e se existe gratuito.
    aguardo retorno ansiosamente.

    Thumb up 2
  25. Boa tarde!

    Moro em Brasília, tenho 24 anos e meu IMC está em 37. Gostaria de saber se este método apresentado já está sendo utilizado no Brasil e onde.

    E também gostaria de agradecer a Deus por ter dado inteligência ao ser humano e agradecer a vocês e ao inventor do método por tentar tornar a vida dos gordinhos mais saudável e menos dolorida!

    Parabéns!

    Thumb up 1
  26. ola gostaria de saber sobre este metodo de reducao sem cortes que e feito pela boca .moro em sao paulo e gostaria de saber o endereco do medico e telefone aguardo resposta obrigado.

    Thumb up 1
  27. tenho obsidade morbida e queria saber como é o corte e se a pessoa quando esta fazendo a cirurgia fica acordada ?

    Thumb up 1
  28. Moro em BH, e gostaria de saber se ha algum médico aqui , fazendo esta nova cirurgia, se não…. em outra cidade do Brasil, e o custo por alto de uma cirurgia destas, o risco….e os cuidados…etc…etc….agradeço muito estas informações.

    Thumb up 1
  29. oie gostaria de saber se essa cirurgia ja esta sendo feita no brasil gastroplastia transoral, e qual seria o valor médio dessa cirurgia no brasil,moro atualmente no japao e daki alguns meses vou ao brasil fazer a reduçao de estomago mais gostoria de saber desse novo método de cirurgia!se puder me informar ficarei muito agradeçida desde ja !!!obrigada!!!

    Thumb up 1
  30. Achei muito legal o novo metodo mas ainda não tenho obesidade morbida , mas diria que estou entrando minha massa corporica é de 32 dizem ser a primeira fase da obesidade posso utilizar esse recurso.

    Thumb up 1
  31. Achei de extrema eficiência essa nova forma de fazer a cirurgia bariatrica, visto que o corte é algo que incomoda muito as pessoas que gostam de frequentar praia ou piscina, incomoda porque é feio esteticamente, após uma longa luta para se livrar da obesidade, a pessoa deixa de ser referida como a gorda para ser chamada da moça da cicatriz. É hora de findar estereótipos. Moro na cidade de Goiânia, Goiás, Brasil e gostaria de saber qual o local mais próximo para fazer esta cirurgia.
    Obrigada!

    Thumb up 1

Envie um comentário