Novas descobertas supreendentes sobre o Sol

Publicado em 28.07.2010

Rápida ficha técnica sobre o super astro que nos mantém vivos: está no centro do sistema que leva seu nome, seu diâmetro é de 1.392.000 km (quase 110 vezes maior que a Terra), sua massa é de 2 × 1030 quilos (cerca de 330 mil vezes mais pesado que o nosso planeta), a temperatura da superfície é de 5500 graus centígrados e a luz demora 8 minutos e 19 segundos para chegar de lá até aqui.

Apesar de nem sempre termos esses números na ponta da língua, todos sabem que o Sol é muito grande, muito quente e muito distante daqui. Mas cientistas do Instituto de Astrofísica das Ilhas Canárias ainda estão descobrindo novos fatos escondidos sob a fachada flamejante da nossa grande estrela.

Um dos enigmas que ainda divide os cientistas diz respeito à composição do Sol. Até pouco tempo atrás, a ideia seguinte era quase uma unanimidade: no núcleo do Sol, átomos de Hidrogênio se fundem e formam cerca de 75% da massa, dando origem a elementos mais pesados, tais como Hélio, principalmente, mas também Carbono, Nitrogênio e Oxigênio, além de expelir energia para a superfície.

Pesquisas recentes, no entanto, indicam que existe muito menos desses outros elementos do que se pensava. O fato de a composição química do Sol ser diferente daquela que os cientistas tiveram em mente até hoje pode ser um divisor de águas na Astronomia, porque muda o modo como se estudam as estrelas em geral.

A atmosfera solar está sendo minuciosamente estudada. Devido à quantidade de dados oriundos de diferentes centros de pesquisa, ainda vai levar um tempo para que a comunidade científica chegue a um consenso, afinal, sobre o quanto há de Hidrogênio e de ouros elementos na composição do Sol. Mas o fato é que o assunto está em evidência.

No final da década de 1850, os cientistas descobriram que existem, nos raios solares, certas linhas escuras. Desde então, se sabe que essas linhas escuras representam a presença de determinados elementos na atmosfera Solar, já que absorvem a radiação que deveria chegar até nós. Assim, quanto maior for a faixa negra no raio de sol, maior a quantidade de tal elemento. O desafio, então, é saber de qual elemento se trata.

Durante milhões de anos, a fusão do Hidrogênio no núcleo solar converte parte desse hidrogênio em hélio, e depois em elementos mais pesados, chamados pelos astrônomos de “metais”, embora alguns sejam gases, como Oxigênio e Nitrogênio. A porcentagem desses “metais” na composição total, que nos anos 90 foi concebida pelos cientistas como sendo de 2% do total do Sol, está sendo colocada em dúvida.

A partir de novos testes a partir dessas linhas escuras, os cientistas estão chegando à conclusão que a proporção dos “metais” é 40% menor do que se pensava. Assim, todos os elementos além de Hidrogênio e Hélio formam apenas 1,4% da composição solar.

Pouco se conhece sobre a maneira como o Sol é formado. Os modelos anteriores dividem o Sol em camadas, assim como a Terra, em que é possível ver as divisões. Este modelo, no entanto, está sendo considerado muito simplório pela nova astronomia, que considera que há transferências constantes de massa e energia de camadas externas para as internas, e vice-versa. Isso torna essa divisão mais complexa, e dá origem a um modelo tridimensional do Sol.

Outros indicadores estão sendo utilizados nos novos estudos. Um deles é o das ondas sonoras, que são emitidas graças a turbulências provocadas pelo Hélio. São espécies de “terremotos” na superfície solar, que também passam dados importantes aos astrônomos. O Sol passa a ser estudado com mais cuidado, mas ainda não se sabe exatamente o quanto do que for descoberto sobre ele também pode ser aplicado às demais estrelas da Via Láctea. [Scienc News]

Autor: Rafael Alves

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

14 Comentários

  1. Para a media comum, não é possível compreender o que este estudo do sol e outros podem ter a ver com nosso dia a dia. A tecnologia vai muito bem obrigado. Nos proporciona possibilidades inimagináveis a 50 anos atrás. Hoje em dia é possível viver relativamente bem com 80 anos ou mais. Porque só o homem, digo sociedade, ou o entendimento entre as pessoas não progride…Ignácio B. M. Iglesias

    Tenho observado muitos erros nas matérias aqui apresentadas como bem observou nosso colega Meldelz em 28/07/2010. Algum erro é aceitável, mas muitos, podem comprometer a imagem deste site. Como as matérias são curtas é difícil compreender tantos erros. Até aceito a forçada de alguns títulos, desde de que o conteúdo esteja de acordo. Desejo prosperidade aos mantenedores deste site desde de que apoiados nos bons princípios.

    Thumb up 6
  2. Esses cientistas nao sabem nem porque o homem tem teta,vao la saber do q exatamente e composto o SOL,me ajuda ai o.

    Thumb up 3
  3. Realmente o Homem esta descobrindo coisas que nos (os ignorantes no assunto), já sabíamos a muito tempo. Que o Sol tem fogo…..e nada mais.

    Thumb up 2
  4. Vocês tem certeza que o SOL com 1.392.000 Km de diametro e 110 X maior que a terra.Não tem alguma coisa errada Compradre.?

    Thumb up 1
  5. Cara, mas no final isso não importa. Eu não acredito nisso, se as pessoas acreditam, tudo bem, é a opinião delas. Então de qualquer forma, se perdemos privilégios ou não, culpar o que acontece hoje por causa disso é totalmente contra produtivo. É muito fácil pensar “poxa estamos todos ferrados na terra porque nos afastamos de Deus, vamos nos reaproximar que tudo melhora!” Não é simples assim. Os seres humanos criam seus próprios problemas, entidades e tudo mais e tem que parar de resolver pensando no impossível, por que isso acaba levando para algo pior ainda. E o que eu quis dizer no meu comentário anterior foi que é muito ruim pensar algo como “pra que ficar debatendo todo o universo é uma casa criada pelo Senhor.” Isso é simplista demais, é querer negar era de esforços e estudos. É negar nossa inteligência. Nós temos que entender e questionar tudo pela razão, o Universo, Deus, a Terra.. o que seja. Quando pararmos de fazer isso, estaremos jogando fora todo nosso potencial e nossa natureza.

    Thumb up 8
    • Daniel, ha uma frase minha que talvez explique o que acontece com o João Paulo,

      “Quando uma pessoa não quer entender, nem Deus consegue explicar direito”. Ignácio – Grupo de Apoio Viver.

      A evolução é um processo, não dá para entender antes do tempo ou quando a pessoa não quer pensar e se esconde em comportamentos defensivos. Ele não entendeu ainda o que é OPINIÃO, a que todos possuem direito. Vamos respeitar e compreender o momento do João…

      Thumb up 4
    • É caso para perguntar. Sabe porventura o que é fogo?
      Agostinho Fernandes

      Thumb up 1
  6. _Daniel, me desculpe mas vc foi infeliz neste comentário, porque o ser humano só esta passando por serias adversidades porque perdeu o previlégio junto ao seu criador, devido ao seu comportamento egoista e menospresador.

    Thumb up 3
  7. joao Paulo, nós nascemos para questionar tudo ao nosso redor. E ainda bem que é assim, senão ainda estaríamos na idade média acreditando só em um Deus e baixando a cabeça pra tudo.

    Thumb up 9
  8. muito interessante espero que as pessoas que estão bem aprofundadas nesse assunto descubra mais coisas :D | /

    Thumb up 3
  9. _Parte interessante da ciência, primeiro se defende como unanimidade todas as leis que regem o universo uniformes, agora escapa pela tangencia que as mesmas leis não se aplicam a alguma coisa,tudo muito confuso, disto eu ja sabia a nossa casa é única certo? ou eu estou errado nossa galáxia tem propriedades diferentes certo? mas por incrivel que parece, existe discursão de que existe ou não existe um criador ou projetista do universo, parece que tudo se fecha em um único funil sem deixar brechas,a ciencia navega em ipótses todo o tempo, nossa casa foi adornada de forma única e preparada pra morar-mos e não há razões pra cre que não é assim.

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
balanca
Nova droga experimental anti-obesidade evita efeitos colaterais

Segunda geração da d...

Fechar