5 novas espécies de pássaros descobertas em 2014. A 1º já está em extinção

Por , em 12.01.2015

A natureza está em constante etapa de descobrimento para os pesquisadores. Prova disso são as novas espécies de pássaros que foram achadas só ano passado. O triste é que a primeira delas, do nordeste brasileiro, já foi encontrada em sua fase de extinção.

1. O “gritador-do-nordeste” (Cichlocolaptes mazarbarnetti), Brasil

passaros 1

passaros 1-
O pássaro antigamente era confundido com o “limpa-folhas-do-nordeste”, natural de Alagoas. Mas uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. O “gritador-do-nordeste” é um membro da família de pássaros sul-americanos Furnariidae.

Ele tem cerca de 22 cm de comprimento, sendo que mais de um terço desse tamanho é só de cauda, e pesa cerca de 48 g.

De acordo com os ornitólogos, é uma das aves mais raras do mundo. Pelo que eles sabem até o momento, ela vive em apenas dois lugares do nosso nordeste: em Murici, no estado de Alagoas, e em Frei Caneca, no estado de Pernambuco.

Os pesquisadores do programa brasileiro de conservação internacional de pássaros, que tem base em Murici, estimam que um máximo de 5 a 10 pares desta espécie pode ter existido em toda a reserva em 2004; no entanto, o número de aves restantes é provavelmente inferior. Em Frei Caneca, estima-se que não mais do que um ou dois pares ainda estejam vivos.

2. Papamoscas veteado de Sulawesi (Muscicapa sodhii), Indonésia

passaros 2
Esta espécie tem um peso corporal de cerca de 12,5 g. O comprimento da asa achatada é de 6,4 cm e o comprimento da cauda é de 4,5 cm. Ele vive na planície e na floresta de toda a ilha Sulawesi, na Indonésia.

3. Macuquinho-preto-baiano (Scytalopus gonzagai), Brasil

passaros 3
Popularmente conhecido como macuquinho-preto-baiano, esse pássaro gracioso tem, em média, 12 cm de comprimento e pesa cerca de mirrados 15 g.

Ele pertence ao gênero Scytalopus de pequenas aves passeriformes da família Rhinocryptidae. É uma criatura difícil de se ver, especialmente porque vive na folhagem escura e densa de locais úmidos.

4. Ave de Wakatobi (Dicaeum kuehni), Indonésia

passaros 4
Conhecido em inglês como “Wakatobi flowerpecker”, essa espécie trata-se de uma ave canora muito pequena, que mede 12 centímetros e pesa apenas 7 g. É natural das ilhas Wakatobi, da Indonésia.

5. Elachuridae, uma nova família de aves da Ásia

passaros 5
A nova família Elachuridae é representada por apenas uma espécie até o momento, batizada pelos pesquisadores de “Elachura formosa”.

Os pássaros dessa nova espécie são bem pequenos, como você pode ver na imagem. Eles vivem na China, Índia, Nepal, Bangladesh, Butão, Laos, Myanmar e Vietnã.

Medem cerca de 10 cm de comprimento e tem uma cauda curta. São marrons acima, brancos por baixo, com asas ruivas. Puro charme. Ainda têm manchas brancas em todo o corpo. [sci-news]