Novas espécies são encontradas nas profundezas da Antártida

Publicado em 5.01.2012

Cientistas britânicos que estão fazendo a primeira exploração nas águas profundas da Antártida descobriram um mundo diferente de qualquer coisa já encontrada em outras fontes hidrotermais: uma área povoada por novas espécies de anêmonas, estrelas do mar predadoras e caranguejos yeti que se unem em pilhas, uns em cima dos outros.

“Era quase como uma visão de outro planeta”, disse o líder da expedição Alex Rogers, professor de zoologia na Universidade de Oxford.

Mesmo no mundo de arregalar os olhos das profundidades da Antártida, as novas espécies descobertas se destacam, como as espécies até então desconhecidas de caranguejos yeti encontradas em torno das águas quentes provenientes do fundo do mar. Muitos desses animais nunca haviam sido observados em nenhuma outra fonte hidrotermal de nenhum oceano.

Os novos caranguejos yeti descobertos parecem cultivar “jardins” de bactérias em seus peitos, que são cobertos com tentáculos peludos. Essas bactérias devem fornecer sustento aos caranguejos. Eles certamente vivem unidos uns ao lado dos outros para sobreviver ao frio. Já a nova estrela-do-mar predadora encontrada se alimenta dos infelizes caranguejos.

Essas comunidades de animais são diferentes de qualquer outra já vista em locais parecidos. Em 1999, pesquisas de mapeamento da Antártida sugeririam onde poderia haver fontes hidrotermais, mas só dez anos depois os pesquisadores voltaram para uma expedição, levando câmeras para duas áreas, de 2,6 mil metros e 2,4 mil metros de profundidades.

No mundo profundo da Antártida, a energia não vem do sol, mas vem da energia hidrotermal gerada na crosta oceânica. Embora a temperatura do fundo do oceano na área seja de zero grau Celsius, jatos de água tão quentes quanto 382 graus são existentes nas fontes hidrotermais.

Ao contrário das aberturas em outros oceanos, as da Antártida têm poucos mexilhões e camarões. Em vez disso, a área abriga novas espécies de cracas e anêmonas, assim como um grande caracol marrom sem casca. Os pesquisadores ainda descobriram pálidos polvos no fundo do mar.

Como os seres humanos estão explorando as águas profundas cada vez mais para a pesca, petróleo e mineração, a compreensão de como as espécies são dispersas pelos oceanos é crucial, afirmam os pesquisadores. [LiveScience]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

14 Comentários

  1. Daqui a pouco vão entrar no fundo da lava do vulcão e encontrar vida la… Esses seres não estão la por acaso, tudo nesse mundo tem seu proposito, e o proposito do homem é destruir o que Deus nos deu de melhor

    Thumb up 7
    • Já que não tem mais a opção, que concorda comigo clica aí:

      Não gostei.

      Thumb up 21
    • Deus ñ existe a ciencia é vida realll

      Thumb up 11
    • Ridículo o seu pensamento e seu comentário, Guilherme.

      Thumb up 10
    • Pq ridículo, não é um lugar de livre exposição de pensamentos, pq vc está ofendendo a ele, por meio de uma ofensa indireta?

      Thumb up 7
    • Como eu sempre digo… comprem uns livros de história, estudem pra caramba, e aprendam diferenciar realidade de contos de fadas..

      Acho impressionante um ser humano chegar na idade adulta acreditando em seres imaginários, chega ser ridiculo

      Thumb up 4
    • Cada um acredita no que quer, ele expos a opniao dele, se voce acredita, porque ele tem que acreditar tambem…

      Eu acredito, mas confesso que as vezes procuros motivos para os quais acreditar e eh dificil encontrar algo concreto.

      Thumb up 1
    • Quanta bobeira e infantilidade. Deus não existe, pois tudo que existe pode deixar de existir, volatilizar. Agora, DEUS é tudo que vemos e também o que não vemos. Já foi dito, mas vou repetir. Deus é o UNIVERSO, ou seja, o “UNI” que vemos a olho nu, ou através de possantes telescópios, e o “VERSO” que é o outro lado, tudo que não vemos, logo… Agora, a ciência nos presta grandes serviços, mas, “o que conhece é uma gota e o que precisa descobrir é um oceano.”

      Thumb up 0
  2. As incríveis criaturas que habitam nosso planeta continuam a surpreender-nos, tanto por suas características singulares como pelos locais onde nós os encontramos. Por isso é simplesmente lamentável e até ridículo que estejamos destruindo essas espécies sem muitas vezes sequer tomar conhecimento de sua existência.

    Thumb up 4
    • Concordo !

      Se não conseguimos (AINDA) nem descobrir todas as criaturas que existem em nosso tão pequeno planeta (em relação ao universo), como pode alguém dizer que não existe vida lá fora ?

      Thumb up 6
    • Concordo e assino em baixo.

      Thumb up 0
    • Me lembra um filme de animação que assiste e infelizmente esqueci o nome. o filme os seres humanos encontram um novo planetahabitavel, mas esse já é habitado por outras criaturas pacificas e para que os humanos pudessem viver lá, teriam que destruir o ecossistema fandando os “alienígenas” a morte.

      Os animais que viviam nessa nova atmosfera diferente da nossa são muito coerentes e criativos!

      Thumb up 2
    • Batalha por T.E.R.A.

      Elenco: Vozes de: Evan Rachel Wood, Brian Cox, Luke Wilson, Justin Long, Dennis Quaid, David Cross, Chris Evans, Amanda Peet, James Garner.
      Direção: Aristomenis Tsirbas
      Gênero: Animação
      Duração: 85 min.
      Distribuidora: Playarte Pictures
      Estreia: 10 de Setembro de 2011

      Sinopse: Maia é uma adolescente que vive num bonito e pacífico planeta. O que ela e seus amigos não sabem, é que os últimos habitantes da Terra esgotaram seus recursos e agora buscam um novo lugar para habitar. Os humanos descobrem que o planeta de Maia pode ser uma solução, mas os nativos não suportarão as mudanças que serão necessárias e a raça acabará. Quando os terráqueos invadem o planeta, o pai de Maia é seqüestrado e ela rapta um piloto acidentado. Enquanto cuida dele, os dois se tornam amigos e criam um plano que poderia salvar as duas raças.

      Achei! hehe – Pra quem curte Animação como eu, recomendadíssimo.

      Thumb up 4

Envie um comentário

Leia o post anterior:
10
10 grandes descobertas de 2011

De abelhas emocionai...

Fechar