Cometa covarde está vindo em direção à Terra

Publicado em 17.05.2011

Um cometa descoberto há apenas seis meses fará uma visita ao interior do sistema solar em breve. Mas não precisa ficar com medo, nem esperar nada de trágico ou de deslumbrante. De acordo com a NASA, o cometa é um “covarde”.

Embora a “bola suja e gelada de dimensões modestas” chamada de Elenin não vá prejudicar a Terra, vale a pena dar uma olhada nela.

O cometa, também conhecido pelo seu nome astronômico C/2010 X1, foi detectado pela primeira vez em 10 de dezembro de 2010 por Leonid Elenin, um observador em Lyubertsy, Rússia. Na época, o cometa estava a cerca de 645 milhões de quilômetros da Terra. Nos últimos quatro meses e meio, o corpo celeste diminuiu esta distância, uma vez que continuou trilhando seu caminho cada vez mais próximo do periélio (o ponto mais perto do sol).

No dia 4 de maio, a distância do cometa Elenin já era de “apenas” cerca de 270 milhões de quilômetros. “Cometas que vêm de longe e entram em nosso sistema planetário costumam proporcionar um grande ‘show’ ao fazer essa entrada. Mas não Elenin. Este cometa parece meio tímido”, conta Don Yeomans, do Escritório de Observação de Objetos Próximos da NASA em Pasadena, Califórnia.

O objeto não oferece uma visão muito boa porque ele é muito escuro a olho nu. “Estou falando sobre a forma como o cometa se parece quando ele voa por nós”, esclarece Yeomans. “Alguns visitantes chegam iluminando o céu à noite e você pode vê-los tranquilamente a olho nu onde quer que esteja. Para enxergar o Elenin, por outro lado, você provavelmente precisará de um bom par de binóculos, céu claro e de um local escuro e isolado para vê-lo mesmo em seu momento mais brilhante”, diz.

Este momento deve acontecer pouco antes da sua aproximação máxima da Terra, no dia 16 de outubro deste ano. No seu ponto mais próximo, o cometa estará a 35 milhões de quilômetros de nós.

Essa distância não será capaz de mudar as marés ou mover placas tectônicas aqui na Terra, como sugerem alguns boatos da Internet. Mas alguns se perguntam se o cometa não pode acabar chegando ainda mais perto da Terra do que o calculado.

“Elenin não encontrará nenhum obstáculo que perturbe sua órbita, por isso não vai chegar perto o suficiente de nosso planeta para nos influenciar de alguma forma”, garante Yeomans. “O carro que você dirige todo dia exerce maior influência sobre as marés do oceano do que o cometa Elenin jamais exercerá”, compara.

Apesar do fato de que o cometa não vai mudar muita coisa aqui na Terra, isso não significa que o corpo celeste seja de todo inútil. “Esse viajante intrépido vai oferecer aos astrônomos a oportunidade de estudar um cometa relativamente jovem, que veio de uma região além do nosso sistema solar”, comenta Yeomans. “Depois de uma aparição relativamente curta, o Elenin vai voltar para o lugar de onde veio e nós não vamos mais vê-lo ou provavelmente sequer ouvir falar dele durante milhares de anos. Isso é muito interessante”.[MSN]

Autor: Bruno Calzavara

Bruno Calzavara é recém-formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e está de volta à equipe do Hype após dois anos. Adora todos os esportes, exceto futebol. Gosta de chocolate e de sorvete, mas não de sorvete de chocolate.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

82 Comentários

  1. Eu pra dizer a verdade ficava preocupado mas agora não preocupo mais acho devido ouvir falar tanto em asteroides,cometa próximo da terra, já mi acostumei,tabem todos sabem que Deus,quem comanda todo universo,tenho fe no poder do meu Senhor.

    Thumb up 0
  2. Afinal acabou o assunto do asteroide que iria passar proximo a terra. Se já passou não vi falar nada

    Thumb up 3
  3. Nao acho perigoso,e nem fico pensando se esse meteoro mudar de rota,milhares de cometas ja passaram perto da terra e nada aconteceu.Deus ainda esta vendo a gente.

    Thumb up 4
    • E está arrependido de ter nos criado …
      Brincadeira !
      :-)
      Abraços

      Thumb up 2
  4. eu acho um absurdo falarem que não a riscos desse cometa vir em direção a terra como sabem tanto se quem sabe mas sobre o dia de amanha é Deus essen cometa pode muito bem mudar de rumo ja que o significado do nome tem a aver cm destruiçao em massa quem me garate que esse cometa não destruira boa parte da america do sul? então gente o melhor e ficar atent as noticias porque eu não acredito que ele não cause algum risco a terra quem confia em Deus essa é uma boa hora para se chagar mas perto dele pois nada somos em nosso pai jesus cristo

    Thumb up 3
  5. Nome do descobridor do meteoro…

    LEONID ELENIN

    LEONID = CHUVA DE METEOROS
    FONTE:http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Leonids&ei=n-9VTqX6OaPL0QGdmOikDA&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CCIQ7gEwAA&prev=/search%3Fq%3DLEONID%2BWIKI%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1024%26bih%3D653%26prmd%3Divns

    ELE[NIN]= [ELE= EXTINÇÃO EM MASSA]
    FONTE:http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Extinction_event&ei=evBVTtXfOOTk0QHDlfmhDA&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CCEQ7gEwAA&prev=/search%3Fq%3DELE%2BWIKI%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1024%26bih%3D653%26prmd%3Divns

    Pouco se sabe sobre esse cientista russo descubridor desse meteoro…
    Fica a pergunta…Será q existe mesmo esse cientista Leonid Elenin? Ou é apenas uma mensagem subliminar da NASA pra uma possivel colisão…
    [revirei a internet atras desse cara mais nada eu achei...]

    Thumb up 4
  6. vcs nao veem que se ele tiver o impacto com a terre,vamos acabar como os dinossauros………………………………………
    esse e maior do que o do que caiu na era amtiga
    e maior que causou a emchurrada em um outo lugar

    Thumb up 3
  7. o Glauco, seu maluco, vc não sabe que é ‘O PEQUENO PRINCIPE’ vindo nos visitar???

    Thumb up 2
  8. Se este cometa está sendo chamando de covarde, por vir ao encontro da terra, eu discordo, ele é muito corajoso de vir vir neste lugar, mesmo sem o Bin.

    Thumb up 5
    • rsrsrs depois q pesquisei sobre, fui entender.
      esse aí dá medo msm ^^

      Thumb up 4
  9. só sei que… uma semana antes, durante e depois da passagem deste cometa darei um jeito no trabalho pra ficar agarrada com a minha família. :~

    Thumb up 3
  10. Isto é sério, o homem em si mesmo, está em investigação do meio em que o rodeia .Manos ,quando isto acontece,é porque é verdade.Mais não é para criar ecómodo nas nossas mentes. Eu concordo que isto seja verdade.

    Thumb up 1
  11. Distância da Terra à Lua, segundo o WolfranAlpha: 372.412 km.
    (ou 384.404 km, pela Wikipédia)

    Thumb up 3
  12. Em novembro teremos por aqui o asteroide YU55, de 400 metros de diâmetro.
    Vai passar bem perto da Terra, a 324 mil km de distância, um fininho astronômico.

    Para se ter ideia dessa proximidade, a órbita da Lua fica a pouco mais de 384 mil km.

    Thumb up 9
    • Esse é de causar medo!
      Só uma perguntinha: Aqueles “caixões” nos EUA da FEMA e tammbém os misteriosos containers…
      http://fimdostempos.net/caixoes-fema-brasil.html

      Alguém se encarrega dizer alguma coisa?
      Bem, não sei até onde posso acreditar nessa história.
      Mas, que há um ar de mistério, isso sim!

      Thumb up 11
    • então… eu procurei sobre esse caixões a alguns meses atrás, qdo fiquei sabendo sobre o assunto. encontrei a patente sobre esse produto num site oficial americano de patentes, e nela diz que é feito de um material biodegradável com a funcionalidade de cremar um corpo – ou três, que é a capacidade da caixa – através de um aparelho de microondas.

      a minha opinião é: se alguém compra um caixão, é pq tem morto vindo prá ocupar ele. se um governo decide comprar milhões e manter armazenado… é pq milhões de corpos vão ocupar esses caixões.

      e isso realmente dá medo!

      Thumb up 13
    • Pelo jeito são Poucos que dão crédito esses eventos.

      Thumb up 9
    • glauco vc sabe o plano dos illuminat com a nova ordem mundial ? Vou contar uma essa ordem pretende exterminar 80% da população por uma causa pesquise sobre esse assunto e blue beam , projeto HAARP e outros a respeito .

      Thumb up 5
  13. Sobre o cometa covarde:

    Acho que não é tão covarde assim. Esse cometa – se não estou trocando o astro – vai passar muito próximo da Terra, os astrônomos estão eufóricos. E eles não ficam eufóricos à toa.

    Covarde nada, é macho, sim senhor.

    Thumb up 13
    • Vdd Marte, bem próximo mesmo! Mais próximo do que a Lua. Dê uma olhada no site Eternos Aprendizes, tem uma matéria bem legal lá sobre esse cometa!

      Thumb up 0
  14. To doido pra ver esse cara meu, porque ele não chega mais perto, todos vão fica abestaiados, não é Tiririca?

    Thumb up 0
  15. Em defesa do Glauco:

    Galera, o Glauco pode algumas vezes perder o bom humor e fazer declarações radicais. Entretanto já fez comentários pra lá de relevantes aqui no Hype.

    Pra mim o cara é sangue bom. Mau humorado algumas vezes, mas sangue bom legítimo. E mais que isso, é um cara que questiona e estuda. Estuda no sentido de procurar conhecimento, então, já sai ganhando na largada.

    Glauco: mantenha seus comentários relevantes. Eles enriquecem esse byte-papo.

    Galera: não custa lembrar, o que é verdade hoje pode ser um absurdo amanhã. E procurar a verdade, desvendar os mistérios, é a nossa missão. Por mais estranho que algum comentário possa parecer, é sempre bom investigar.

    Thumb up 13
    • Ok Marte.
      Tem meu apoio!

      Thumb up 9
    • Valeu, Jorginho!

      Para o alto e avante!

      Thumb up 7
    • Hehehe, valew Marte! Para o infinito e avante!

      Thumb up 7
    • O Problema é que o Glauco é vidrado nessas teorias loucas do universo elétrico do tal Jammes M. McCanney e fica falando que as outras teorias e ficam “transgredindo leis da física”.
      Glauco, pq vc acha que as teorias de Jammes M. McCanney não são aceitas pela comunidade científica ?

      Ps: Tem mais o Glauco é um drogado! Ele mesmo que confirmou isso em um comentário.

      Thumb up 4
    • O que tem drogas com que ele fala?…
      A maioria desses cientistas usam umzinho,pô!
      É preciso falar mais?
      rsrs…
      Vai dizer que vc nunca deu uma cafunada ou uma fugada na vida?
      Discordar até pode, mas apelar não!

      Thumb up 8
    • pois é bixo! deixa ele saber as drogas que os cientistas usam recreativamente ou “prá aumentar o desempenho” que ele fica quietinho…

      Thumb up 5
    • ih bixo, apelou perdeu!
      se vc qr entender pq o meio científico não aceita o modelo elétrico do mccanney, para de procurar informações sobre ele no badastronomy e vai no site do homem.

      legalize-it!

      Thumb up 7
    • Que o modelo elétrico não é aceito TODO mundo sabe, seria estranho se fosse o contrário.

      A pergunta foi se você sabe PORQUE ele não é aceito!

      Thumb up 2
    • claro que eu sei, acompanho seus programas desde 2002, e li todos os seus livros. ele mesmo imprime e publica.

      mas não tem espaço aqui prá responder e dá muito pano prá manga. melhor vc ouvir da boca do próprio mccanney.

      mas te garanto que tem a ver com dinheiro e poder, como sempre.

      Thumb up 3
    • Há bom, entrou o que faltava, teoria da conspiração.
      Camarada, o material dele esta na net para qualquer um ler, ele não é aceito pq é forçado demais, não tem testes apenas deduções lógicas simplificadas que descartam inúmeras variáveis.

      Thumb up 0
    • ele nunca falou nessas teorias. mas se vc acha q jogos de dinheiro e poder tem a ver com conspiração… bom, fique à vontade! mas não tem nada a ver com isso. eu tb já me confundi.
      qualquer modelo científico publicado necessita de parâmetros de testes e de verificação, e o modelo do mccanney foi publicado pela cornell (conhece?) em 1979 com todo o processo de revisão dos pares que tais publicações necessitam. e o meio acadêmico é muuuito exigente nesses parâmetros: se não atende, não é publicado. eu mesmo já tive problemas com publicações por não suprir pequeníssimas exigências bibliográficas.
      e, se vc passar pelo menos dois meses ouvindo seus programas de rádio novos e antigos, vai descobrir que o modelo dele já foi comprovado com observações feitas ao redor do mundo desde a publicação de seus trabalhos quase que semanalmente.
      portanto, desculpas de “falta de testabilidade”, “deduções lógicas simplificadas” e “descarte de variáveis” não são verdadeiras para mais de 30 anos de verificação sem a necessidade de ao menos uma correção no modelo.
      diferentemente dos modelos tradicionais, que tem que ser modificados a cada nova descoberta feita pelos astrônomos… veja por si mesmo como o modelo do Big Bang e da natureza dos cometas mudaram nos últimos 30 anos após novas observações.

      Thumb up 4
    • oK, vou escutar os malditos programas de rádio.

      Thumb up 3
    • PredadorXD,parabéns pela humildade…
      Até eu irei escutar “os malditos” programas de rádio!
      Blz meumão!

      Thumb up 2
    • É isso aí Glauco, hoje neguinho te coloca na fogueira, amanhã descobrem que voce tem razão.
      Ao menos não é daqueles que se conforma com o prato pronto.

      Thumb up 6
    • valew loo! assim meu ego explode! pessoas como vc, o marte, o jorginho e vários outros que apóiam meus comentários deveriam ouvir o programa do mccanney toda semana.

      galera, vão ao site do mccanney. pelo menos por curiosidade prá saber o que o último cientista independente do mundo fala à respeito do mundo da ciência.

      fiz algo q o mccanney nunca aprovaria: coloquei uma página sobre ele na wikipedia brasileira. não existe material dele feito por ele ou sob sua aprovação em nenhum site da internet, por isso talvez ele não gostasse.

      lá só tem a biografia e o nome de seus livros, mas é o bastante prá deixar uma pessoa curiosa.

      Thumb up 4
    • valew loo! pessoas como vc, o marte, o jorginho e vários outros que apóiam meus comentários deveriam ouvir o programa do mccanney toda semana.

      Thumb up 3
  16. os astrônomos sabem nada!!!!!!

    este cometa pode mudar de direção quando quiser e onde quiser.
    quando este cometa vim estou preparado para vê lo.
    outra coisa também é que eu queria que estivéssimos preparados para ter esta visita deste ilustre COMETA ELENIN pois va que ele mude de direção como eu ja disse. SERIA UM SHOW
    pois se esse cometa entrar em nossa atmosféra
    só 1 milagre nos salvaria
    gosto muito da NASA mas é isso que penso.

    Thumb up 2
    • ele não vai passar próximo da terra…

      Thumb up 3
  17. Tem gente por ai que adora um beckzinho antes de fazer(Bolar)comentarios no hypescience!

    Thumb up 7
    • A situação nunca permite =P.

      Thumb up 3
    • quando é assim esta no trabalho :P ?

      nada contra mas juntar a marijuana com ciencia, nao da muito certo, hehehehehehehe!

      até!

      Thumb up 2
    • Carlos Machado, quem disse isso?
      Os caras andam chapados!!!
      “Vai um aí na paulistinha?”

      Thumb up 4
    • é, não sei se dá certo, mas não defendo pq não posso =P

      Thumb up 4
    • Certeza, e ainda acham isso a coisa mais sensata do mundo.

      Thumb up 1
  18. Descargas elétricas de plasma… que duram infinitamente e viajam pelo espaço… por favor cara, se informe antes de dar uma de astronomo de filme B.

    Thumb up 3
    • sim, descargas elétricas de plasma, mas não são infinitas como vc imaginou. vc deveria ir ao site que eu mandei e se informar melhor prá tirar suas conclusões. esse site é mantido por um físico nuclear, coisa que nem eu e nem vc somos.

      Funciona assim: o sol emite constantemente um excesso de cargas elétricas tanto positivas quanto negativas. Como as cargas elétricas positivas são muito maiores, há um acúmulo de potencial elétrico na região ao redor do sistema solar. qto mais próximo do sol, maior esse potencial elétrico. isso é o capacitor solar.

      um corpo de qualquer tamanho, viajando no espaço e cruzando um sistema solar, por estar com uma carga elétrica negativa em relação ao capacitor solar, descarrega esse potencial elétrico, e o resultado são os cometas, que os cientistas insistem em ser bolas sujas de gelo, mesmo sem nunca terem encontrado vestígios de água ou gelo. apenas rochas puras.

      além do que esse modelo não precisa transgredir as leis da física e nem empurra o entendimento de sua natureza para o futuro, como os astrônomos sempre fazem com as informações desencontradas q sempre retornam das missões…

      Thumb up 8
    • Humm e quando essas bolas de plasma entram na atmosfera viram raios :D

      Thumb up 1
    • elas não entram na atmosfera, a não ser que um cometa pequeno acabe caindo aqui. mas conexões elétricas à grandes distâncias ocorrem tanto entre cometas e planetas quanto entre planetas apenas.

      assim como os cometas, os planetas também possuem um potencial elétrico negativo em relação ao capacitor solar e o descarregam. isso cria correntes elétricas que podem saltar de um corpo ao outro no espaço, e isso se chama Ação à Distância (jmccsci.com).

      dependendo das condições e dos elementos envolvidos nesses alinhamentos elétricos (tamanho e carga potencial), as reações podem ir desde tempestades tropicais até terremotos.

      mas esse não é o caso do elenin pois, se ele existe, é tão pequeno e virá numa data de tão poucos alinhamentos elétricos no sistema solar, que o máximo que vai ocorrer é a presença de um cometa bonito no sistema solar.

      visitem jmccsci.com, não acreditem em mim.

      Thumb up 3
    • Agora o cometa pode cair aqui? ele não era só plasma ?

      Thumb up 0
    • predadorxd,
      vc não foi no site. como eu disse anteriormente, o cometa é um corpo celeste de qualquer tamanho – de uma uva a tamanhos planetários – que ingressam em um sistema solar. a descarga elétrica de plasma é a corona, a cauda e a anti-cauda (quando presente).

      Thumb up 3
  19. Esse Glauco tá curtindo com a cara de todo mundo, não é possível que alguém seja tão burro a ponto de fazer comentários tão absurdos

    Thumb up 6
    • os meus comentário sempre vão prá moderação, mas quando alguém vem aki prá ofender outra pessoa diretamente, o comentário passa direto.

      Quero ver se esse anônimo tem coragem de um debate franco sobre o que ele considera burrice minha.

      Thumb up 11
    • Glauco, os meus comentários tbm vão pra moderação, e ás vezes levam dois ou três dias para aparecerem aqui. Não sei o que escrevi para que isso acontecesse!

      Thumb up 0
    • descobri q se vc usar só minúsculas, as mensagens quase não vão prá moderação.

      Thumb up 1
    • estranho… rs

      Thumb up 0
    • estou com o glauco pos vem ao caso
      de vc ser astronomo ou algo parecido?????

      Thumb up 4
  20. Será que vai mesmo passar a 35 milhões de quilômetros?? Bom, se passar mais perto muita coisa ruim vai acontecer….

    Tomara que passe pertinho :DDDDDDDDDD

    Thumb up 0
  21. o estranho é que a nasa, alegando não possuir equipamentos e nem interesse em cometas, ainda não liberou nenhuma fotinha dele, igual na época do hale-bopp. Aliás, o descobridor do hale-bopp, alan hale, tentou localizar esse cometa utilizando os únicos dados de órbitas disponíveis na internet – de sites amadores -, e não conseguiu, mesmo usando um observatório profissional semi-público. Prá mim esse cometa nem existe.

    e cometas não são bolas de gelo sujas, são descargas elétricas de plasma.

    Thumb up 8
    • Cara para de fazer afirmações sem fundamento!

      Thumb up 4
    • Fundamento tem, vc qm não qr conferir…

      Thumb up 6
  22. 35 milhões de Km quanto estiver mais próximo da Terra??? Nunca!!! Vênus, quando está mais próximo da Terra fica a aprox. 39 milhões de Km… Creio que houve um equívoco. Essa distância deve ser de milhares de Km, não em milhões!!

    Thumb up 0
  23. Porque a NASA não liberou fotos desse cometa ainda? Será que ela tá sem equipamento?

    Fiquei sabendo que o Alan Hale (descobridor do Hale-Bopp) tentou localizar esse cometa com a órbita fornecida pelos sites amadores de astronomia, mas não conseguiu encontrá-lo. Isso porque ele utilizou equipamentos de um observatório profissional. Ele teve que procurar sites amadores pq a NASA já avisou que não se interessa por cometas.

    Das duas uma: ou essa órbita não foi bem calculada, ou esse cometa nem existe. Pq, se fosse grande, a gente já estaria vendo ele a olho nu.

    Thumb up 4
    • Glauco, pelo que li sobre esse cometa ele tem 400m de diâmetro, e vai passar entra a Lua e a Terra, não a 35 milhões de Km como fala aqui. Dê um olhada no site Eternosaprendizes.com pra vc ver, talvez seja interessante!

      Thumb up 1
  24. Como funciona a orbita desse cometa? Porque ele apareceu em 2010 e agora em 2011, dai sua próxima apariração está sem data prevista?
    “Depois de uma aparição relativamente curta, o Elenin vai voltar para o lugar de onde veio e nós não vamos mais vê-lo ou provavelmente sequer ouvir falar dele durante milhares de anos”

    Alguém com algum conhecimento explica ai…
    e outra coisa, considerando com que ele se aproxima da gente a cada vez que passa, seria possivel um possivel choque? mesmo que daqui a muito tempo?

    abraço

    Thumb up 1
  25. Interessante!…[sic] “O carro que você dirige todo dia exerce maior influência sobre as marés do oceano do que o cometa Elenin jamais exercerá”

    Thumb up 6
  26. Interessante, mas, seria melhor se ja estivessemos preparados para pegar carona neste cometa com um satélite para transmissão de informações, saberíamos para onde ele vai e receberíamos muitas fotos e informações por onde ele fosse.

    Thumb up 20
    • Isso seria impossível Samuel, esse cometa foi descoberto em dezembro. Nunca que alguém (NASA) consiguiria preparar uma sonda para explorar esse cometa em tão pouco tempo!

      Thumb up 2
  27. Para ser sincero, prefiro que ele e outros, passe bem longe de nós.
    Que lamente os astrônomos, mas é isso que penso.

    Thumb up 10
    • Esse site é um horror, parece uma superinteressante digital. Não sei pq continuo vindo aqui, mas já diminuí bastante…

      Thumb up 5
    • Então nem venha nos dar esse desprazer! Não faz falta!!!

      Thumb up 2
    • Não sabe por que continua vindo aqui? Por que você é um pateta que só sabe criticar, e se você prefere a Superinteressante então faça a assinatura dela e sai desse computador!

      Thumb up 3
    • Não fique decepcionado caro Glauco, decepção deve ser incentivo…
      Estou aqui por quase um ano e “conheci” muitas pessoas nesse tempo.
      Algumas radicais e outras tranqüilas…
      Vc me fez lembrar um nobre colega por nome Ateu- bioquímico que sempre falava da revista superinteressante…
      Mas, também pude perceber que vc tem boas idéias sobre a vida.
      Acredito que cada um de nós temos partes da verdade.
      Infelizmente muitos também tendem passar ao mesmo tempo suaS “verdades” e acaba
      Gerando assim alguns contra – tempos.

      Tive acompanhando sua participação com o nobre César e observei que fizeste comentários sobre grandes monumentos que, ele acredita ter sido formado naturalmente…
      Mas, vc e certamente ele, deva saber que há gravuras enigmáticas que desafia a ciência até nos dias atuais.

      Achei interessante… Mas, achei melhor não interferir…

      O importante é participar, sempre!
      Não dê bola para alguns…
      O site é bom…
      Tanto é que vc continua participando.
      Abraço.

      Thumb up 6

Envie um comentário

Leia o post anterior:
3d
Talvez você não enxergue em 3D e não saiba

Uma condição conheci...

Fechar