Novo datacenter do Google usa água do mar para refrigerar seus computadores

Publicado em 1.02.2012

Você já viu um datacenter que não fosse esquisito? O último do Google, em uma antiga fábrica de papel da Finlândia, não é exceção.

De acordo com boatos, o Google comprou o local por cerca de R$ 100 milhões em 2009, e parte dele era um túnel subterrâneo usado antigamente para captar água do Golfo da Finlândia. Agora, o túnel está funcionando de novo, mas a água está sendo utilizada para refrigerar os computadores da empresa.

Com exaustores e a água gelada, o centro não necessita de nada mais para manter a temperatura. Ocasionalmente, os computadores esquentam – e a equipe não pode entrar em certas partes do prédio –, mas esses períodos não duram muito.

A água gelada é captada para dentro do centro, usada diretamente nos exaustores, e então misturada com água gelada para ser devolvida ao golfo. Esse estágio de mistura é feito para que a água não danifique a fauna e flora local.


Para assistir ao vídeo, você pode usar a tradução do Close Caption, clicando duas vezes no botão “cc”. [Gizmodo]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

4 Comentários

  1. Como não encontrei no site algum lugar para entrar em contato com o desenvolvedor, então farei uma sugestão por aqui mesmo… Seria bem interessante se tivesse um aplicativo do Hypescience para dispositivos mobile, por exemplo o Android, han?!

    Bem, fica a sugestão e também a minha admiração pelo excelente trabalho de divulgação científica!

    Eu nasci e cresci fascinado com ciência, respiro ciência todos os dias, inclusive em meu trabalho… E na minha opinião não há nada mais compensador que a busca pelo conhecimento, pela compreensão de nosso universo – do macro ao micro. E do próprio universo que cada ser humano é, e do que pode vir a ser.

    Parabéns mais uma vez, continuem publicando conteúdo de alto nível, e sempre estaremos juntos!

    Fabiano L. Santos.

    Thumb up 6
  2. Grande ideia, ó vossa googlesa. Que bom que grandes empresas estejam prezando pela preservação ambiental.

    Thumb up 4
  3. Ótima iniciativa e que outras empresas deveriam copiar para ajudar o planeta…áh não, não pode copiar não, é plágio, o google detem os direitos, senão vão acusar o Dotcom…kkk

    Thumb up 5

Envie um comentário

Leia o post anterior:
gordura
Mito ou realidade: alimentos com pouca gordura engordam menos?

As pessoas que estão...

Fechar