Novo exame detecta ataque cardíaco futuro

Por , em 22.03.2012

Pesquisadores de dois institutos de saúde em San Diego, na Califórnia (EUA), fizeram uma descoberta que pode agilizar diagnósticos e salvar milhares de vidas. Baseados em um estudo corporal a nível celular, eles desenvolveram um exame que indica se o paciente está em risco iminente de ter um ataque cardíaco ou não.

Exame detecta ataque cardíaco

Em um organismo saudável, o interior dos vasos sanguíneos é revestido por um tipo especial de célula, achatada, chamada de célula endotelial. Graças a um estudo com 50 pacientes internados por infartos, os pesquisadores observaram que tais células tendem a ficar inchadas e deformadas como consequência direta da condição.

Dessa maneira, qualquer pessoa pode saber se está perto de sofrer um ataque do coração fazendo uma simples coleta de células endoteliais e verificando seu aspecto. Este exame é de fundamental importância para avisar os médicos com alguma antecedência sobre o possível ataque cardíaco do paciente, o que pode fazer a diferença entre a vida e morte.

Os médicos esperam que este exame esteja disponível para a população em um ano ou dois. A eficiência do teste, segundo os pesquisadores, será praticamente garantida. [Gizmodo]