Veja esse incrível vórtice sugando água em um lago

Imagine que você está tranquilamente navegando em um lago quando um vórtice de água suga seu barco e tudo que tem dentro dele para uma espiral de dor e sofrimento. Pode acontecer (talvez não com tanta dramaticidade, mas pode).

Esse vídeo feito com um drone em uma via navegável em Oklahoma (EUA) prova o quão assustador isso seria:

“Aqui está uma visão única de um vórtice de ingestão, criado conforme a água entra no vertedouro Denison Dam no Lago Texoma”, explica o Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos, que postou o vídeo no YouTube. Mas quão grande é o vórtice? Grande o suficiente para sugar até um infeliz ser humano? A resposta é sim, e ainda mais: “O vórtice tem aproximadamente 2 metros e meio de diâmetro e é capaz de sugar um barco de tamanho normal”, diz o texto, alertando para as pessoas que passarem pelo lago para prestarem atenção a todas as boias de segurança e sinais de cuidado.

O fenômeno que explica o vórtice é chamado de Delta P, que simboliza a mudança de pressão. Quando há uma diferença de pressão muito grande entre dois recipientes com líquidos e a válvula que os separa é liberada, a pressão feita gera esse vórtice de sucção poderoso – e possivelmente fatal. Abaixo, você pode ver um vídeo que explica o Delta P com alguns exemplos bastante assustadores. Ele está em inglês. [Io9]

Por: Jéssica MaesEm: 29.06.2015 | Em Bizarro, Principal  | Tags: , , , , ,  
Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta