Novo projeto mapeará o cérebro em 3D

Por , em 2.08.2010

Você já imaginou se a neurologia conseguisse mapear o nosso cérebro tão bem quanto o Google Maps o faz com a sua cidade? Até hoje, nenhum modelo de estudos do cérebro conseguiu ser tão detalhista, mas um projeto que pretende fazer uma varredura em 3D do nosso cérebro promete quebrar esse recorde.

A estrutura cerebral, em forma de labirinto, ainda tem alguns pontos obscuros na análise científica. Coordenado pela Universidade da Califórnia (EUA), este novo projeto, (chamado de “O catálogo completo do cérebro”), está utilizando todos os recursos já conhecidos da neurologia para criar um mapa cerebral com precisão inédita. Os principais destes recursos são a ressonância magnética avançada, fotos de neurônios com corantes e esquemas teóricos feitos anteriormente. Juntos, tais recursos vão contar com uma equipe igualmente variada de profissionais (tais como médicos, pesquisadores e animadores de computação 3D) para produzir o novo modelo.

A principal utilidade, de acordo com os envolvidos no projeto, é poupar os cérebros alheios de experimentos onerosos, complicados, e que às vezes acabam sendo até inúteis. Eles esperam que os neurologistas possam tirar conclusões e fazer análises avançadas baseadas apenas no modelo.

Ainda há muito que fazer para que o projeto seja concluído. A principal dificuldade é devido ao histórico da neurologia: ao longo dos anos, algumas áreas do cérebro foram intensamente estudadas, enquanto outras foram deixadas de lado. O desafio é “equalizar” os estudos nas diferentes áreas. [msnbc]

Esse tipo de pesquisa me deixa entusiasmadíssimo!!!

• Rosângela:

Muito bom, é só esperar que o projeto seja concluído e mostre bons resultados.Cheers Science!