Novo site de busca desafia o Google, e é muito interessante

Há muitos anos nenhum sistema de busca ousa desafiar o lider majoritário, Google. Mas agora o matemático Steven Wolfram, autor de softwares de mathematica lança o novo Wolfram Alpha. O site tenta prover respostas diretas para problemas de matemática e ciência ao invés de uma longa lista de links. É o primeiro mecanismo com sabedoria computacional.

O Wolfram Alpha é uma experiência totalmente diferente no que diz respeito a mecanismos de busca. Ao digitar uma equação matemática, você será levado a uma página com mais equações, identidades matemáticas e gráficos. Ao buscar algum termo científico será redirecionado a fórmulas químicas, informações sobre nomenclatura, detalhes e imagens. Ao pesquisar por um país como o Brasil, por exemplo, recebe informações relevantes sobre o mesmo e até um mapa diretamente nos resultados da busca.

Se a sua dúvida diz respeito a ciência, matemática, linguística ou história, o Wolfram será extremamente eficaz. No entanto, o que separa a invenção do matemático do sucesso do Google é não ser capaz de trazer informações de assuntos mais triviais, como a cultura pop. Mas apesar de possuir um banco de dados menor, pode dar informações mais pertinentes sobre muitos tópicos e possui menos dúvidas com relação à sua precisão.

O site de busca também tem bom humor. Por exemplo, a busca “88mph” o levará uma resposta com referência ao filme De Volta Para o Futuro, “velocidade em que Marty McFly precisava para dirigir o Delorean DMC-12 para viajar no tempo”. Além disso, o site aceita conteúdo enviado por visitantes, que passa por uma revisão antes de ir ao ar. Essa pode ser a maneira de aumentar o banco de dados para a busca do site. [Wolfram Alpha, Daily Tech]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

13 respostas para “Novo site de busca desafia o Google, e é muito interessante”

  1. Bem interessante, objetivo, como fonte alternativa de consulta de dados ao Wikipedia (digo na busca por país, reunindo os principais dados).

    (Meu leitor de feed RSS resgatou esse antigo artigo, não sei o porquê! 🙂

  2. O Wolfram|Alpha é muito útil para a busca de dados científicos. Não é uma boa ferramenta de busca para outros assuntos.
    Por exemplo, “Ben 10” vai resultar em estatíscas sobre o desenho animado, como dubladores e suas respectivas personagens, linha do tempo, duração de cada episódio. Entretanto, você não achará nada sobre os poderes de cada alienígena.

  3. parece muito voltado para a matemática e ciência, portanto tem LIMITAÇÃO de assuntos para pesquisa e torna-se chato, cansativo.
    a maioria de pessoas no google procura por humor, imagens, videos, jogos, coisas divertiidas, não procuram problemas matemáticos 🙂
    problemas já bastam os problemas da vida.
    ehehehe

  4. Ouvi falar, não tem muito tempo, em internet 3.0, e segundo sua descrição exatamente sites de busca com esta precisão fazem parte. Então poderiamos dizer que este buscador já é da 3.0 ? Não sei. Eis a questão.

Deixe uma resposta