Novo tratamento para vício em cocaína é descoberto

Por , em 6.04.2009

Pesquisadores descobriram que, se um hormônio relacionado à fome for regulado, a vontade de usar a substância diminui. As descobertas podem significar uma forma mais fácil de tratamento e desintoxicação.

O estudo identificou de que forma o hormônio afeta a dopamina encontrada no cérebro (responsável pelas sensações de prazer), na parte que controla o bem-estar e a satisfação. Posteriormente, os cientistas descobriram que bloquear o MCH (o tal hormônio) também bloqueia a “vontade” de usar cocaína.

A dopamina é uma substância neurotransmissora, essencial para o sistema nervoso. Ela é associada com sentimentos de satisfação e é liberada no cérebro quando as pessoas comem algo que elas gostam, fazem sexo e, em alguns casos, quando usam drogas. Altos níveis de dopamina foram identificados em viciados em cocaína.

O estudo é o primeiro a detalhar a interação entre o MCH e a dopamina.

“A descoberta indica que o MCH é um regulador chave para a dopamina. E isso em uma região do cérebro associada tanto ao prazer quando ao vício” explica o professor de neurofarmacologia Oliver Civelli, um dos autores do estudo. “Acreditamos que controlar o MCH pode ajudar a acabar com o vício por cocaína. Posteriormente, podemos desenvolver, até mesmo, tratamento para o vício em outras drogas, como nicotina e álcool” declara.

Em mamíferos o MCH é relacionado com o comportamento alimentar. Grandes níveis do hormônio aumentam a sensação de fome. Pesquisadores ao redor do mundo já buscam formas de reduzir a produção de MCH para tratamentos contra a obesidade.

Civelli e seu time estudaram ratos viciados em cocaína. Quando o MCH desses ratos era bloqueado, as crises que eles tinham quando não recebiam a droga desapareceram por completo. [Science Daily]

Deixe seu comentário!