Novo tratamento para vício em cocaína é descoberto

Publicado em 6.04.2009

cocaína

Pesquisadores descobriram que, se um hormônio relacionado à fome for regulado, a vontade de usar a substância diminui. As descobertas podem significar uma forma mais fácil de tratamento e desintoxicação.

O estudo identificou de que forma o hormônio afeta a dopamina encontrada no cérebro (responsável pelas sensações de prazer), na parte que controla o bem-estar e a satisfação. Posteriormente, os cientistas descobriram que bloquear o MCH (o tal hormônio) também bloqueia a “vontade” de usar cocaína.

A dopamina é uma substância neurotransmissora, essencial para o sistema nervoso. Ela é associada com sentimentos de satisfação e é liberada no cérebro quando as pessoas comem algo que elas gostam, fazem sexo e, em alguns casos, quando usam drogas. Altos níveis de dopamina foram identificados em viciados em cocaína.

O estudo é o primeiro a detalhar a interação entre o MCH e a dopamina.

“A descoberta indica que o MCH é um regulador chave para a dopamina. E isso em uma região do cérebro associada tanto ao prazer quando ao vício” explica o professor de neurofarmacologia Oliver Civelli, um dos autores do estudo. “Acreditamos que controlar o MCH pode ajudar a acabar com o vício por cocaína. Posteriormente, podemos desenvolver, até mesmo, tratamento para o vício em outras drogas, como nicotina e álcool” declara.

Em mamíferos o MCH é relacionado com o comportamento alimentar. Grandes níveis do hormônio aumentam a sensação de fome. Pesquisadores ao redor do mundo já buscam formas de reduzir a produção de MCH para tratamentos contra a obesidade.

Civelli e seu time estudaram ratos viciados em cocaína. Quando o MCH desses ratos era bloqueado, as crises que eles tinham quando não recebiam a droga desapareceram por completo. [Science Daily]

Autor: Cezar Ribas

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

166 Comentários

  1. Tenho 17 anos,faz 5 meses que experimentei a cocaína por curiosidade,sempre conversei com pessoas que usavam drogas e vendiam mas nunca tive curiosidade,eu só ficava em casa na internet,ia pra escola (terminei o 3º ano do ensino médio ano passado)eu ia pro shopping e isso já me fazia feliz..sempre fui depressiva,sempre me senti rejeitada por todos,mas eu sempre tentei não pensar nisso…ano passado comecei a ficar com um cara e eu estava muito feliz,muito mesmo,eu pensava que ele era a unica pessoa que se preocupava comigo ..eu ficava com ele de vez em quando porque ele era comprometido,mas eu ficava porque gostava dele,ele vendia drogas e ele nunca me ofereceu nem comentava no assunto porque ele sabia que eu não gostava disso…depois nao fiquei mais com ele porque ele foi morar com a pessoa que ele tem uma filha,aí fiquei mais mal,comecei a beber e fumar cigarro,me sentindo outra vez rejeitada,mas bebida só me fazia chorar mais,foi aí que experimentei o pó,depois que experimentei vi que a cocaína me dava prazer e me fazia me sentir melhor..Uso todo final de semana porque dia de semana trabalho mas passo a semana inteira pensando na droga,fico me sentindo mal,sozinha,feia.. Sou uma menina bonita, ando bem arrumada,tenho um emprego bom,mas a droga está fazendo com que eu perca o interesse em trabalhar e estudar,eu queria muito fazer faculdade,agora não tenho mais vontade porque o tempo livre que eu tenho é para usar drogas.Vou trabalhar todos os dias na marra,se pudesse eu ficava em casa,mas tenho que trabalhar porque se eu parar sei que vou me afundar mais,minha mãe descobriu que uso,todo final de semana ela fica no meu pé pra mim não sair,mas eu sempre escapo… eu me afastei mais das minhas amigas,primas e ando mais com outros amigos e pessoas que usam… TODA VEZ QUE ESTOU EM CASA SÓ PENSO EM USAR ISSO,eu estava querendo sair numa sexta feira pra usar,minha mãe percebeu porque era 00:00 e eu queria sair,ela trancou o portão eu fiquei quase louca de vontade de usar, chorei ,minha cabeça começou doer,eu tive que tomar calmante para dormir..NÃO SEI MAIS O QUE FAZER,TENHO MEDO,MAIS SE EU NÃO USAR É PIOR PORQUE FICO DEPRESSIVA,USO PARA FICAR BEM É UM REMEDIO PRA MIM.NÃO ACHO QUE SOU VICIADA PORQUE DIA DE SEMANA MESMO QUERENDO USAR EU ME CONTROLO,MAS FICO MAL.NÃO SEI O QUE FAÇO. SÓ UMA COISA NÃO USEM ISSO,NÃO EXPERIMENTEM NUNCA ! Estou escrevendo aqui esse horário 02:00 da manhã porque usei o pó,mas usei pouco porque estava chovendo e nao dava pra ficar na rua,quando eu uso isso nao consigo ficar em casa parada parece uma tortura,me dá falta de ar.O efeito passou porque faz algumas horas que usei ,já estou com um pouquinho de sono… QUERIA DESABAFAR.

    Thumb up 6
  2. Li alguns depoimentos sobre o vicio de cocaina, achei q era a unica a passar por isso, descobri q meu marido usa e nao imagino desde qdo, ou seja se ele ja era viciado antes de casar e eu nao sabia, podem acreditar era muito ingenua, mas a vida me ensinou muito mesmo por dor, tristeza,amantes,dividas e outras coisas que escondi da minha familia por mais de 30 anos e até hoje eles nao sabem, maa apesar de tudo, quero ajuda-lo, por ter varios problemas de saude, e tomar remedios controlados, sou sincera em falar que amor nao existe mais, nao o considero como marido, é um ser humano q merece ajuda e q nao aceita, e ainda nao caiu a ficha q é viciado, tenho um filho onde nao escondo nada dele, e a conclusao q cheguei é q se uma pessoa gosta acho q entao devemos deixa-la ir até o fundo do poço, e se entao pedir socorro ou ajuda, ai sim estenderemos a mao. Tenho na minha consciencia que se a lei mudasse, e liberasse tudo, nao seria mas prazerosos p/os viciados, pq tudo que é proibido nao é bom? se nao tiver proibicoes q graça teria, seria igual a um fumante. Qdo quer largar o vicio corre atras, e se nao quiser continua até morrer. A familia é a que mas sofre, e eles nao se importam com isso, só com o vicio o momento de euforia, entao eu sinceramente lavei minhas maos, e só vou ajudar qdo pedir. Ja sofri demais, quem deveria dar exemplo para o filho, foi um dos piores, e no meu caso é o contrario é o meu filho que dá o exemplo de homem de carater. Pelo menos isto eu consegui e eu sou feliz por isso. Sinto-me muito melhor agora que consegui desabafar e desculpa se nao agradei a alguns.

    Thumb up 5
  3. Olá uso cocaina a 16 anos sou casado tenho 1 filha a droga ta mim acabando tou uma pessoa ante social gasto muito e falta as vezes ate coisas dentro de casa fico sem controle tenho uma boa profissão mas fico saindo do trabalho dirento atesados faltas não sei o que faz,ja fui para centro de tratamentos ,caps, igrejas,muitas lutas e o poço não tem fundo, ja fiz muitas besteiras nimguem tem confiança em mim da minha familia els mim ajuda meus DEUS so um zumbi não sei mesmo com sair dessa e não sei nem com entrei loucara tou com dependencia quimica muito grave

    Thumb up 5
  4. estou precisando de ajuda para parar de usar cocaina,sou usuario a mais 15 anos.estou tentando mas nao estou conseguindo pois estou numa fase de muita fissura.

    Thumb up 2
  5. Por Favor alguem me ajude descobri a uns 4 meses que meu marido esta viciado em cocaina>Meu Deus não sei o fazer somos casados a 15 anos temos dois adolecentes:Nesse tempo aconteceram mtas coisas ja nos separamos porque ele tinha me traido depois descobri que na casa da outra o acesso para droga é facil e tbm ela nunca cobra ele de nada não quer nem sabe se ele se afunda.Mais eu não to desesperada preciso ajuda-lo Ele é uma pessaoa maravilhosa sempre foi um bom marido e um pai presente derrepente minha vda ta de ponta cabeça.Ja perdoei ele esta em casa mais eu não sei lidar com isso porque ja não é um garoto é um homem vivido e foi caí nessa armadilha Que fazer por favor alguem pode me orienta .To a ponto de uma loucura

    Thumb up 5
  6. gostaria de uma ajuda minha namorada e viciada, quero muito ajudar ela, nao quero ver ela mal, estavamos tentando algumas coisas, mais oq eu posso fazer

    me ajuda?

    Thumb up 2
  7. eu nao consigo para de usar essa porcaria ,,,,sera que algum dia vao descobrir um remedio eficaz que cure de vez o vicio desssa droga !!!!!

    Thumb up 4
  8. FOI MUITO BOM CONHECER O TRABALHO DE VCS, OS COMENTARIOS POSTADOS AQ FORAM DR GRANDE VALIA PARA LUTA CONTRA O VICIO DA COCAINA. OBRIGADO E ABRACO A TODOS.

    Thumb up 4
  9. olá!
    gostaria de desabafar com alguém,pois descobri que meu marido esta viciádo em cocaína,tenho um filho de 12 anos que esta presenciando todas as crises dele,não sei oque fazer!!!!

    Thumb up 10
    • sei q e dificil para vc mas para ele tbm dever ser uma luta pq a cocaina traz muitos problemas e sei q ele tbm deve estar lutando muito para parar so ñ desista dele

      Thumb up 0
  10. estou escrevendo por que achei bem melhor do que falar . a minutos atras estava tentando ligar para o viva voz,li algums comentarios realmente é muito dificil vc acha que nao esta viciado mas vc nem sabe que esta .estou passando um momemto muito ruim da minha vida talvez essa nao seja a palavra certa para usar estou passando um momento terrivel na minha vida . bom acho que nao tem palavra pior para decifrar isto.conheci isto eu tinha 19 anos foi em Gramado rs depois voltei a usar 3 messes depois e cada semana ate usar todo fim de semana começava sexta e so parava segunda fiquei nessa uns 2 a 3 anos, depois parei uns 5 messes e voltei mais usava exporadicamente e fiquei nessa mais 2 anos sempre pensando que nao estava viciado por que eu pensava que quando eu quisesse eu pararia ja que eu consegui ficar mais de um ano sem usar nesse meio tempo eu parei nao sei quanto tempo mas foi mais de dois anos .vim para bahia estava com saudades de minha mae tambem vim por ter medo de virar um drogado pois pensei que chegando aqui na bahia ficaria livre das más companias e que seria dificil achar .agora prestei atencao que eu ainda nao falei o que eu uso. sinto muita vergonha de minha esposa mas vou falar .eu sou dependende quimico de cocaina.pois horas antes de escrever isto usei.minha mulher sabe que sou usuario.minha mae tambem e meu pai .mais meu pai lavou as maos e depois de hoje acho que minha mulher tambem,e o pior e que comcordo com ela e aceito .pois ela é uma mulher bem sucedida e nao quero estragar a vida dela pois como ja tinha falado antes ,que li algums comentarios li um coisa ate parecido com o meu .a espossa dele falou que teria que sacrificar a vida dela por a dele jamais quero que minha esposa faça isso por mim.eu prefiro ficar so nessa do que acabar com a vida dela pois temos um filho e ele precisara muito mais dela do que eu.comfio nela muito por isso que contei a ela tudo tanto que ate me abri com minha mae pois eu estou pedindo socorro por mim e muito mais para ela .ajude-nos a encontrar alguma ajuda pois moramos com a mae dela e jamais a familia dela pode saber nao abandone-a por favor abandonem a mim mais a ela nao nao sei nen o que falo mais so sei de uma coisa e que ela me ama muito qem ama nao faz o que eu estou fazendo esas sao minhas perguntas

    Thumb up 12
  11. Gente preciso de ajuda , quero ajudar ao meu namorado ele estava sem usar a uns 3 meses . mas teve uma recaida .
    O que faço ? Pelo amor de deus me digam algo , estou me sentindo muito mal . foi como se o mundo tivesse desabado sobre mim . Quero ajudá-lo , mas não sei se ele vai me falar novamente se tiver outra recaida ele tem um medo enorme de me perder e eu também .
    Ajude-me !

    Thumb up 2
  12. Recebi a notíci pela boca do meu marido Há 3 dias que ele se viciou em pó,depois de mais uma noite que ele passou fora de casa!!! Na hora era como se o meu mundo tivesse caído sobre a minha cabeça!!
    Sempre disse a ele que essa situação era uma coisa que eu não aceitava de jeito nenhum, a de ter um viciado em casa.
    Na hora achei que a melhor opção era realmente a separação, mas não sei se quero depois ter a consciência de não tê-lo ajudado quando ele mais precisou???
    Por isso resolvi tentar ajudá-lo, mas não sei se vou conseguir???
    Queria muito receber auto ajudas para conseguir aguentar essa barra pela qual estou passando??
    Estou me sentindo como se 10 anos de casamento tivesse sido jogado para o alto do dia para a noite!!! Estou sentindo que vou ter que sacrificar a minha vida para ajudar a dele!!
    Me ajudem por favor!!!!!

    Thumb up 3
  13. EU SOU UMA DEPENDENTE QUIMICA COMO MUITOS DE VOCÊS, TAMBEM ESTOU AQUI TENTANDO AJUDAR E PROCURANDO AJUDA, É NA TROCA DE EXPERIÊNCIAS QUE NOS TORNAMOS MAIS FORTE, É NO APOIO E NA PALAVRA AMIGA QUE PODEMOS ENCONTRAR FORÇAS.

    SEI QUE NAO ESTOU ESCREVENDO AQUI EM VÃO, SEI QUE PODEREI AJUDAR E APOIAR NÃO SO DEPENDENTES QUIMICOS COMO TAMBEM SUAS FAMILIAS.

    EU JA ESTOU NESSA LUTA CONTRA A COCAINA A UM ANO E 7 MESES

    O PRECONCEITO DAS PESSOAS ME FAZ MUITO MAL, O OLHAR COMO SEU EU FOSSE ALGO DIFERENTE OU DE OUTRO MUNDO ME PREJUDICA MUITO MINHA LUTA, AS PESSOAS SAO CRUEIS, TRATAM COM DESPREZO E PRECONCEITO OS DEPENDENTES QUIMICOS, NÓS PRECISAMOS ACABAR COM ISSO, PRECISAMOS SER RESPEITADOS E APOIADOS, É JUSTAMENTE ISSO QUE BUSCO AQUI NESSE ESPAÇO, ESTENDER A MÃO AO PROXIMO SEM JULGAMENTOS, LEVAR INFORMAÇÕES A DEPENDENTES E A FAMILIARES, TER DIALOGO, TROCAR IDEIAS.

    AS VEZES ISSO PRA QUEM ESTÁ FORA DESTE MUNDO PODE PARECER BOBAGEM MAS, NÃO É, UMA PALAVRA AMIGA NA HORA CERTA PODE FAZER TODA A DIFERENÇA, ASSIM COMO UMA PALAVRA ASPERA AS VEZES PODE LEVAR A ALGUNS DE NÓS DE VOLTA AO BURACO.

    O QUE TODOS TEMOS QUE APRENDER É QUE A DEPENDENCIA QUIMICA É UMA CAMINHADA LONGA, A SAIDA DESSE FUNDO DE POÇO É DEMORADA E PRECISA DE MUITA COMPREENSAO DA FAMILIA E AMIGOS, VARIOS DE NÓS CAIREMOS MUITAS VEZES AO LONGO DA VIDA MAS AO LONGO DA ESCALADA DE VOLTA, PRECISAMOS ENCONTRAR APOIO.

    MUITOS SE ENGANAM E DIZEM QUE SE NÓS NÃO NOS AJUDARMOS NÃO ADIANTA, QUE NÃO PODEM FAZER NADA, ELES SE ENGANAM AO DIZEREM ISSO, CLARO QUE ELES TEM RAZÃO QUANDO DIZEM QUE TEMOS QUE NOS AJUDARMOS, ISSO É VERDADE, MAS QUANDO ESTAMOS BUSCANDO FORÇAS, QUALQUER PALAVRA DE APOIO É IMPORTANTE, QUALQUER MÃO ESTENDIDA É UM APOIO.

    DEPENDENTES NUNCA DESITAM DE LUTAR POR SUAS VIDAS, NÓS TODOS SOMOS MUITO IMPORTANTES, NÃO SOMOS MENOS DO QUE NINGUEM, SO SOMOS MAIS SENSIVEIS A CERTAS SUBSTANCIA E PERCORREMOS O CAMINHO ERRADO EM ALGUM MOMENTO DE NOSSAS VIDAS, MAS ISSO NÃO NOS FAZ MENOS QUE NINGUEM NUNCA.

    FAMILIAS DE DEPENDENTES NUNCA DEIXEM DE LUTAR E APOIAR SEUS ENTES QUERIDOS, O APOIO DA FAMILIA É FUNDAMENTAL A CADA PASSO DA CONQUISTA DE UM DEPENDENTE, SE SENTIR AMADO E RESPEITADO É MUITO IMPORTANTE, TER COM QUEM CONVERSAR E EXPOR NOSSOS MEDOS, INSEGURANÇAS E DUVIDAS É FUNDAMENTAL.

    DIGO ISSO TUDO AQUI POIS NÃO TENHO FAMILIA QUE ME DE APOIO E SEI O QUANTO ISSO ME FAZ DIFERENÇA, ESTOU A TEMPO LUTANDO SOZINHA, NUNCA FALTOU NINGUEM PRA COLOCAR O PÉ ENCIMA DE MIM E ME EMPURRAR PARA BAIXO, MAS FALTOU SIM SEMPRE O APOIO QUANDO PRECISEI, MUITAS PALAVRAS DURAS QUE OUVI ME LEVARAM A RECAIDAS, MUITAS PESSOAS PODIAM NO MOMENTO CERTO TER ME ESTENDIDO A MÃO MAS, A FALTA DESSA MÃO ME FEZ RECAIR VARIAS VEZES.

    ENGRAÇADO QUE A MÃO DE QUEM OFERECE A DROGA SEMPRE ESTÀ ALI PRA TE APOIAR, PARECE IRONIA MAS A MORTE SEMPRE ESTÁ AO NOSSO LADO ENQUANTO A VIDA DESISTE DE NÓS MUITO FACILMENTE.

    FAZEM 5 DIAS QUE SAI DE MAIS UMA DE MINHAS RECAIDAS, ROGO A DEUS QUE ME PERMITA SEGUIR NO MEU OBJETIVO APESAR DE TODA A ADVERSIDADE QUE ENCONTRO, JA SAI DESTE FUNDO DE POÇO OUTRAS VEZES, SEI QUE SAIREI MAIS ESSA VEZ, ESPERO NUNCA MAIS RETORNAR PARA ESSE LADO OBSCURO DA VIDA.

    POR ISSO PEÇO EM NOME DE TODOS OS DEPENDENTES QUIMICOS, APOIO, COMPREENSAO E UMA PALAVRA AMIGA QUE NÃO CUSTA NADA, SÃO MINUTOS DO TEMPO DE QUALQUER PESSOA QUE PODE FAZER TODA DIFERENÇA PARA NÓS.

    FORÇA A TODOS, DEPENDENTES, FAMILIAS E AMIGOS POIS ESTE É UM CAMINHO DIFICIL DE TRILHAR.

    TENHO UM BLOG E UM MSN ONDE BUSCO EM CONJUNTO COM OUTROS DEPENDENTES, DAR FORÇAS E APOIO A QUEM PRECISA.

    ORKUT MESMO E-MAIL DO MSN
    TODOS SERÃO BEM VINDOS

    Thumb up 26
  14. Bem começei com curiosidade,isso em um sabado achei tão bom que tive q comprar no domingo foi passando chegou sexta comprei de novo e d novo quando percebi estava totalmente viciado sem conseguir ficar um só dia até hj
    quero me livrar socorro

    Thumb up 2
  15. Boa Tarde,
    Ha´4 anos sou usuario de cocaina e ha´8 anos de maconha. As coisas tem sido mto complicadas ultimamente. Sempre pratiquei esportes e fui atleta, mesmo com as drogas, e esse, que antes era um alicerce para controlar a minha ansiedade, há 8 meses nao vem tendo mais o mesmo efeito de antes.
    Me isolei de todos os amigos, terminei com namorada e me sinto bem somente sozinho. Procurei igreja e, a curto prazo, deu resultado mas depois tudo voltou.
    Hoje fui no psiquiatra, me receitaram venlift, rivotril e revia(este que nao estou mto afim de tomar). Espero que dessa vez eu consiga me livrar dessa. Todos os meus amigos hj usam, minha familia “finge” que nao sabe, apesar de nunca ter rodado com drogas em casa. Hoje estou morando sozinho e ha´cerca de 1 mes comecei a ter visoes durante a madrugada, prinicpalmente no periodo pós uso. Vejo pessoas dentro d meu quarto e outras visoes pertubadoras. Sinceramente, preciso parar com tudo isso, pq estou ficando com mto medo e tenho medo do que pode acontecer. Tenho trabalho, bem sucedido, nao entendo que merda eu fui fazer com a minha vida.

    Thumb up 9
  16. O vicio nos percegue, eu mato um leao por dia!
    To tentando seguir a Jesus.
    Acho que só ele é nossa salvação!!-

    Thumb up 7
  17. Leandro, não sei qual é sua posição religiosa, as igrejas são muito eficientes em tratar o usuário, principalmente porque abordam a espiritualidade , e não somente o físico. As clinicas vão te enxarcar de psicotrópicos.

    Thumb up 5
  18. LEANDRO NASCIMENTO VC TEM QUE CONTAR PARA SUA FAMILIA,PRINCIPALMENTE PARA O SEU PAI, ENQUANTO AINDA É CEDO , E DIVIDIR ESSE SOFRIMENTO COM ALGUEM NÃO TENHA MEDO SOU PAI E FUI O ULTIMO A SABER QUE ME FILHO USAVA CRACK . CHAME SEU PAI PARA UMA CONVERSA E PEÇA AJUDA ELE COM CERTEZA VAI PROCURAR TE AJUDAR DE ALGUMA FORMA ,NÃO PENSE NO QUE OS OUTROS IRAM PENSAR SE AFASTE DAS AMIZADES QUE USAM DROGAS , A SUA FAMILIA NÃO É A UNICA , FIZ UNA PESQUISA E NÃO ENCONTREI NENHUMA FAMILIA QUE NÃO TEM PROBLEMAS COM DROGA , PROCURE A DEUS EM ALGUMA IGREJA QUALQUER,CATOLICA, EVANGELICA QUALQUER UMA E PEÇA PARA DEUS TE AJUDAR FIQUE COM DEUS QUE ELE ESTA COM VC ABRAÇOS DE UM PAI QUE AMA MUITO SEU FILHO E NÃO VOU PERDER ELE PARA AS DROGAS SE DEUS PERMITIR

    Thumb up 7
  19. como posso ajudar meu irmao a largar dos vicios de drogas
    por favor me ajudem?
    pelo amor de Deus….

    Thumb up 1
  20. Bom, tenho 23 anos uso cocaina a +ou- 2 anos, uso só fim de semana sexta, sabado e domingo. Mas passo o resto da semana sem disposisão pra nada trabalho de vez enquando, minha familia não sabe que sou usuario, quéro muito parar mas não quero ser enternado pq ai minha familia iria descobrir, não tenho com quem converçar sobre isso gardo tudo pra mim estou ficando muito depremido, oque eu posso fazer para me ajudar a para com a cocaina.???
    OBRIGADO!!!

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
garota-grande
Por que os adolescentes são mal-humorados?

Adolescentes são ins...

Fechar