O universo em um clique

Núcleo da Terra pode ter camada misteriosa

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 13.12.2010 as 23:43

Share

O núcleo da Terra é composto principalmente de ferro, dividido em um centro interno sólido de aproximadamente 2.440 quilômetros de largura, coberto por uma camada exterior líquida de cerca de 2.250 quilômetros de espessura.

Embora a maior parte do núcleo seja de ferro, os pesquisadores já sabiam que ele continha uma pequena quantidade de elementos mais leves, como oxigênio e enxofre. Conforme o núcleo se cristaliza ao longo do tempo, os cientistas acreditam que o processo força a maioria desses elementos leves, que migram através do núcleo externo líquido.

Agora, geocientistas acreditam que detectaram todos estes elementos leves concentrados nas regiões mais extremas do núcleo. A descoberta parece ser uma nova camada do núcleo da Terra, e, segundo os cientistas, pode ajudar a resolver os mistérios do campo magnético do planeta.

Para estudar o núcleo da Terra, os pesquisadores monitoraram as ondas sísmicas que viajam através de sua camada exterior. As ondas foram geradas por terremotos na América do Sul e no sudoeste do Oceano Pacífico, e foram registradas utilizando matrizes de sismógrafos no Japão e no norte da Europa.

As velocidades das ondas sísmicas que viajaram através da camada mais exterior do núcleo, em diferentes profundidades, sugerem que a sua composição não é a mesma em todos os lugares. Em vez disso, os primeiros 300 quilômetros do núcleo são uma estrutura distinta, com a seção mais próxima a fronteira constituída até 5% de elementos leves.

Alguns pesquisadores podem chamar a descoberta de uma nova camada do núcleo da Terra, e outros não. Os geocientistas compararam a “nova camada” às camadas da atmosfera. Por exemplo, a estratosfera, acima de nossas cabeças: é ou não é uma camada? Não há limite para isso, apenas uma mudança no perfil da temperatura com a altitude.

Da mesma forma, não há limite para inferir uma parte superior do núcleo, e uma inferior, apenas uma inclinação lenta na velocidade da onda, e, eventualmente, um ligeiro aumento quando se aproxima da superfície do núcleo.

Os pesquisadores acreditam que os resultados podem ajudar a resolver os mistérios sobre o campo magnético da Terra. Eles acreditam que a rotação do núcleo da Terra dá poder ao campo magnético que circunda o planeta. Um problema persistente é saber como o núcleo provém energia para esse campo magnético.

Segundo os cientistas, a solução mais plausível é que a expulsão de elementos leves a partir do núcleo libera o que é chamado de energia potencial gravitacional. Conforme esse líquido leve sobe, transmite a energia que carrega o fluxo de metal no núcleo, que por sua vez ajuda a manter o campo magnético em execução. A explicação se encaixa com o perfil de velocidade de onda observada na pesquisa.

Os pesquisadores afirmam que futuros terremotos podem fornecer uma compreensão ainda melhor desta estrutura ultraperiférica do núcleo. Segundo eles, a principal coloraboração dos próximos estudos será produzir um modelo melhor sobre os líquidos do núcleo e avaliar o crescimento do núcleo com a composição da camada. [LiveScience]

Natasha Romanzoti tem 22 anos, é jornalista, apaixonada por futebol (e corinthiana!) e livros de suspense, viciada em séries e doces e escritora nas horas vagas.

Site

11 comentários

  1. Gostei bastante do texto vai me ajudar muito no seminario (y) thnaks!!!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  2. Glauco /

    Um campo magnético não pode existir se não houver um campo elétrico alimentando-o.

    Logo, o campo magnético da Terra (que se divide em várias camadas), é principalmente alimentado por uma fonte elétrica externa, ou seja, o vento solar.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
  3. jeferson /

    é realmente interessante esse assunto, pois existe algo no centro da terra que exerce uma força de atraçao muito forte sobre quase tudo o que esta na superfície. Seria interessante se descobrissem o que tem lá.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  4. Tão-tão /

    Quem mandou faltar às aulas de matemática: “Deem-me alguns parâmetros e eu calculo os outros” – Quem disse isso?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  5. nao da pra cava poco nao irmao

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  6. Kerensky /

    Vocês bem que poderiam escrever uma matéria sobre o uso da tecla “Caps Lock”. Muita pouca gente por aqui sabe pra que serve…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  7. Santiago /

    muito interessante essa mmateira

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
  8. harrison /

    SE NINGUEM TEVE LÁ AINDA, ENTÃO AINDA É UM MISTÉRIO

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 6
  9. criancinha /

    Como já dizia o grende Herói: “Suspeitei desde o principío!”

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 7
  10. clarice /

    sei lá……

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  11. Felipe /

    Nossa, Vander, que comentário idiota

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.