As nuvens fogem correndo desta explosão vulcânica: vídeo

Por , em 6.09.2014

Este é o Monte Tavurvur que fica próximo de Rabaul em Papua Nova Guiné, explodindo dia 29 de agosto. O susto é tão grande que até as nuvens parecem fugir correndo. É possível ouvir o impacto do deslocamento de ar chegando no câmera Phil McNamara também. Veja:

Na realidade me parece que o calor e pressão extremos da explosão condensou a humidade do ar ao redor do vulcão instantaneamente como uma chaleira fervendo. O deslocamento de ar fez o vapor subir com alta velocidade.

É como se um pum da mãe natureza assustasse a própria mãe natureza. Se você tiver outra hipótese, deixe nos comentários. [Youtube, Gizmodo]

4 comentários

  • Arionaldo:

    O bom mesmo foi o momento em que estavam para conseguir essa imagem.

  • Herberti Pedroso:

    O que se vê é a frente de uma poderosa onde de choque, que vai comprimindo o ar à sua frente à medida que se afasta do centro da detonação. Por instantes, as nuvens ficam comprimidas e mais nítidas, mas se dispersam logo em seguida. O que me chamou a atenção é que a explosão ocorre aos 12s do vídeo, e o som dela atinge a câmera aos 22s, portanto 10s de intervalo. Considerando que a velocidade média do som no ar é de 340 m/s, este pessoal estava a menos de 3,5 km do vulcão. Que risco!!!

    • Cesar Grossmann:

      É realmente notável a discrepância entre o momento da explosão e o momento em que o som da mesma é registrado.

  • Junior Castro:

    Primeira matéria que eu vejo desse cara e já gostei dele.
    “É como se um pum da mãe natureza assustasse a própria mãe natureza” hahaha

Deixe seu comentário!