O bocejo é o “termostato” do corpo

Nosso cérebro é como um computador: os dois funcionam melhor quando estão frios. Quando colocados sob uma tensão muito grande, eles superaquecem e tem a capacidade de processar informações reduzida.

Quando nossa cabeça começa a aquecer, o bocejo funciona como um “termostato” natural, que permite que o ar fresco entre e leve o cérebro de volta para uma temperatura saudável.

Um estudo com 160 voluntários do Arizona (EUA) descobriu que as pessoas bocejam quase o dobro no inverno, quando a temperatura corporal é maior do que a do ambiente. Haveria menos benefícios em bocejar no verão porque o ar respirado seria mais quente que o corpo da pessoa.

A temperatura do cérebro é influenciada pela quantidade de trabalho que o cérebro tem que processar, a temperatura do sangue e a taxa na qual ele flui para o cérebro.

Um cérebro superaquecido pode causar sensações de sonolência, o que explica porque nós bocejamos quando estamos com sono. Quando você está prestes a dormir, depois de um dia cansativo, o cérebro certamente está com a temperatura no ponto mais alto do dia. [Telegraph]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

14 respostas para “O bocejo é o “termostato” do corpo”

  1. Não acredito. Se eu olhar dez vezes pra essa foto da matéria, vou bocejar as dez vezes que eu ver, não faz sentido ser o termostato. Não estou precisando liberar ou receber calor/pressão toda hora. Só de digitar isso já estou bocejando.

    Não me convenceu.

  2. Não acredito que seja SÓ isso. pode bem ser um artefato do experimento. Tem linhas de pesquisa que dizem que bocejamos ao ver outras pessoas bocejando pois essa seria uma forma de nos defendermos quando estamos com sono. Você está com sono, mas mostra as “armas” que tem na boca para que não se aproximem de você. E quando você ve alguem fazendo isso acaba ficando com vontade de fazer, não é algo consciente, é um padrão de ação fixa.

    • E, porque bocejamos quando vemos outra pessoa bocejar, mas isso não acontece quando vemos, por exemplo, nosso cachorro bocejar?

    • Acredito que quando nós dormimos, o corpo fica mais quente, e quando acordamos o corpo boceja para resfriar.

    • Cara , oque resfria quando bocejamos é o cérebro … eu acho que o corpo não tem nada haver …

Deixe uma resposta