Cérebro gay é igual ao do sexo oposto

Publicado em 17.06.2008

gay-outra

O cérebro do homem gay é mais similar com o de um heterossexual segundo um novo estudo realizado na Suécia. Para mulheres esta regra também foi confirmada.

A pesquisadora Ivanka Savic e seus colegas mostraram, com dados de ressonâncias magnéticas, que a forma e o tamanho dos cérebros possuem características específicas em cada orientação sexual. O cérebro de um gay masculino (que prefere sexo entre homens) é bastante similar ao de uma mulher heterossexual, com ambos os hemisférios aproximadamente do mesmo tamanho. O cérebro de uma lésbica, porém, é similar ao de um homem heterossexual com o hemisfério direito levemente maior do o esquerdo.

Segundo Ivanka o tamanho e a forma dos hemisférios cerebrais são fixos desde o nascimento, portanto isso pode indicar que a homossexualidade é uma condição biológica.

O fluxo sanguíneo na amígdala, parte do cérebro onde é controlado o aprendizado emocional, a agressividade e o humor, também confirmou a mesma correlação mostrada pelo tamanho dos hemisférios cerebrais. Os padrões femininos apareceram nos homens gays e o masculino nas lésbicas.
Foram estudados os cérebros de 90 voluntários, metade mulheres. 44% dos voluntários eram homossexuais. O estudo foi publicado na revista científica PNAS. [Fonte]

Autor: Cezar Ribas

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

23 Comentários

  1. Erros ortográficos desacreditam toda a teoria apresentada em qualquer comentário. A pessoa que paga de inteligente e escreve “concerteza” (por exemplo) perde todo o crédito. Sem mais.

    Thumb up 6
  2. Claro que pode haver influências externas que determinem o homossexualismo. Mas nem por isto vai deixar de ser biológico.
    Tenho problemas com o colesterol. É genético. Se eu for submetida a uma dieta gordurosa, posso ter problemas. E ai vem o conflito, porque sigo uma dieta saudável, mas sempre de olho na deliciosa (e gordurosa) comida mineira. Acho que a tendência inata funciona mais ou menos assim.

    Thumb up 4
    • Influências externas não vão fazer o seu olho de castanho ficar azul. A homossexualidade não é uma “tendência”, é algo com que a pessoa nasce. A unica influência externa que pode afetar isso é a repressão da sociedade que NÃO vai mudar o fato da pessoa ser homossexual, apenas vai fazer ela ter uma vida infeliz.

      E tente evitar o termo “homossexualismo”, ser homossexual não é uma escolha ou uma doença, é uma característica da pessoa. O termo certo é “homossexualidade”.

      Thumb up 13
  3. oxalá a ciência possa vir a poder modificar os egodistonicos…mas tbm que a sociedade compreenda e saiba lidar para não crie mais egodistonicos

    Thumb up 3
  4. Puxa! A homossexualidade é de origem biológica?
    Nesta altura onde ficam os fatores psicológicos e socias.
    Comcordo que ninguém escolhe ser homossexual, porém o processo inicia em bem tenra idade quando a criança ainda não entende essa questão. Ela pode iniciair desde o útero materno ou nos primeiros anos de vida, deixando de certa forma a crinça marcada pelo seu comportamento de “ser difrente”… e “sentir-se diferente”
    Nesta altura a sociedade se incumbe de discriminá-la…
    O fato de ser homssexuaal ou não, é de origem psicológica. Tem a ver com o ambiente familiar, que evolve uma série de variáveis; com o ambiente ou comunidade em que a criança cresceu; valores culturais e religiosos e políticos.
    Inúmero fatores contribuem para a formação da personalide do ser humano.
    Está personalidade depois de pronta, pode melhorada psicolo9gicamente através de psicoterapia, mas segundo desejo da própria pessoa, porém o fato é que ela está terminada, quando a pessoa se vê adulta.
    Com isso não estamos dizendo que o homossexualismo é uma personalidade mal construida ou coisa asssim. A preferência sexual estando instalada é como qualquer outra personalidade, com traços leves e dominantes.
    Em resumo quero dizer que a homossexualidade não é Biológica.
    Manoel Messias – Psicólogo

    Thumb up 4
    • Você deu um ponto de vista acima e no final você deu outro ponto de vista ,eu estou certo que ser homosexual vem do nascimente e não é porque eu li a reportagem,mais sim pelo fato de eu ser homosexual.A homosexualidade acompanha o ser ,e me acompanhou na infancia ,pois me chamavam de gay sem eu nem mesmo saber que eu era,isso me causou um desconforto e até hoje eu sofro por isso,pois me sinto incapaz e trouxe problemas como auto estima e depresão profunda a tal ponto de eu não consequir ter uma conversa com qualquer pessoa,não consigo parar de pensar nos chingamentos que tenho sofrido,tento pensar em outra coisa para evitar sofrimentos ,mais isso vem destruindo a minha vida,as vezer sinto sede de vingança sabe tipo colocar uma bomba na escola nem que seja para eu morrer junto,mais pelo menos a justiça sera feita e a minha vida não seria destruida apenas por acharem que sou gay,não consigo acreditar como eu posso pensar em tanta tristeza com apenas 17 anos de idade,e onde fica a minha vida com tantos pensamentos negativos que entraram e mim?e a unica coisa que eu penso é? por que isso foi acontecer justo comigo?por que não consigo sentir atração por mulhes ?e levar uma vida liberal hetero?somente quem passa por isso sabe.

      Thumb up 21
    • Lamento sua situação, mas acho que nesta vida temos que ser atores. Basta você ser discreto, manter a sua sexualidade
      em particular, que ninguém terá nada a ver com isso. Mesmo sendo biológica, a homossexualidade é um distúrbio. Para quê exibir o distúrbio, se ele lhe causa tanto sofrimento? Outra
      opção é assumir de vez a sua condição mas, se você não aguenta a pressão, não tente. Seja um ator feliz.

      Thumb up 7
    • Sarcasmo? HAHAHA
      Muitas pessoas não tem ideia do que é ser segregado pela sociedade, enquanto tudo o que te ensinam é que você necessariamente é um ser que carece de sociabilidade. Estas pessoas que não passam por isto, por se adequarem naturalmente aos padrões estipulados pela cúpula social vivem uma vida normal, não tem ideia de que a sociedade é apenas uma forma de repressão comportamental. Assim, as pessoas que não se adaptam são as únicas a perceberem o lado escuro da sociedade, são estas que tem o poder para mudanças, mas para isto é preciso se libertar de tudo o que lhe foi ensinado, refletindo filosoficamente sobre o verdadeiro valor de tudo o que existe, então só assim, perceberás que somos sujeitos por natureza, que cada um é perfeito assim como é, que a perfeição consiste naquilo que você determina como perfeito: Viva a vida como bem entender.

      Thumb up 12
    • Pra que exibir o distúrbio se ele lhe causa tanto mal. Seja discreto, ninguem precisa saber nada. A escolha é suae ninguém tem nada aver com isso. Seja ator!

      Thumb up 1
    • Além disso, esse exame não deixa claro o que vem antes, estao visualisando uma causa ou apenas um efeito… Usando o senso crítico, acredito mais em sua teoria Dr. Sem preconceito, sem criar culpados.

      Thumb up 0
  5. Bom, não pude deixar de comentar.
    A pesquisa não mostra nenhuma novidade. É puro fruto do cartesianismo, é algo ultrapassado. Ver a questão da homossexualidade pelo foco cientifico/biologico é algo que não se mantem e não chega a conclusão nenhuma. Essa questão não é tão simples como mostra a pesquisa, além do Biológico, há outros fatores como a cultura, o social, o psicologico. Somos animais Bio-Psico-Social, tentar ver as partes pra compor o todo não dá mais certo, essa ciência é ultrapassada e não consegue resolver nehuma questão complexa. Será que existe determinismo biologico? Existe algum tipo de determinismo? Se existe, concerteza não é for um fator apenas.

    Porém a pesquisa faz parte, como esta que foi apresentada. POrém é errado quando afirma que homossexualidade é uma condição Biológica.

    Thumb up 8
    • Você não sabe nem o que significa fator biologico para ser cincero,pois a homosexualidade vem do nascimento e a convivencia não tem nada a ver com a homosexualidade,ser homosexual é sentir atração pelas pessoas do mesmo sexo e não tem nada a ver com cultura pois sou evangelico e filho de pais evagelicos (claro que não sou asumido),mais deis de pequeno tenho ouvido dizer que ser homosexual e ser imoral e opsional ,mais não é por isso que eu sou hetero e nem mesmo escolhi ser gay,pois ser homo é um fator biologico sim e somente quem passa por isso sabe ,pois eu já tentei sentir atrações por mulheres varias vezes mais a natureza tem me decepcionado fazendo com que dia após dia eu fico mais angustiado ,e quando vejo alguém dizer que ser gay é opção eu fico ainda mais revoltado,pois não sabem o que estão falando.Acredito que no futuro vão descobrir que esta relacionado a genitica ai vocêis vão ver o quanto eu tenho razão.

      Thumb up 11
  6. eu acho q os gays tem que ser respeitados,eu posso dizer isso porque eu sou bissexual,e eu apoio os gays!!!
    eles tem que ser respeitados com muita dignidade
    essas pessoas ficam com preconceito,eles são pessoas de Deus também!!!
    vlw!!!

    Thumb up 26
  7. Desculpem-me, mas não pude deixar de comentar ao ver o comentário dos ”colegas”. Ahahaha, homossexualismo algo influenciado com gestação, tabagismo e etc? Nossa, vocês tem muita falta de conhecimento! Agora uma opção, significa que é problema? São pessoas, meu deus do céu! Deixem de tentar achar algo na ciência e vejam algo lógico. Aliás, deveriam ser aceitos muito bem na sociedade…

    Thumb up 24
    • oi amigo sou gay tambem mais o que você disse eu não concordo,pois você acredita que pelo fato de sermos gay é uma opção e você mesmo sabe que não escolhemos nascer assim ,então porque você continua dizendo que é uma opção?

      Thumb up 2
  8. toda pessoa homofobica ao extremo é gay reprimido. Esses ai que fazem afirmações radicais contra os homossexuais, sao os mais bibas possiveis. So que reprimida. Tentam mentir a si proprio rechaçando qualquer manifestaçao gay. Coitados, esses viados reprimidos sofrem mto, estao ai mtos padres,pastores,policiais,deputados(as),puritanos(as),crentes,etc…tdos q sao xiitas no assunto, sao gays ou lesbicas, certeza absoluta.

    Thumb up 23
  9. Impressionante como os heterossexistas homofóbicos se perdem ante a verdade. Ignortantes, caso fosse anomalia genética já seria eliminado desde sua primeira aparição nas ESPÉCIES EM GERAL como vermos, insetos, mamíferos etc, etc… de acordo com a SELEÇÃO NATURAL de Darwin. Me desculpem mas não posso deixar de alertar o quão MEDÍOCRES são os heterossexistas…PATÉTICOS.

    Thumb up 15
  10. Essa matéria ignora uma série de fatores, como hormônios, estresse da mãe que influencia o bebê, histórico médico das pessoas que participaram da pesquisa.Onde teriam que analizar influências do tabagismo desnutrição, etc.Esses cérebros não são necessariamente saldáveis.

    Thumb up 8
    • O k que tem haver os hormônios?, se formos pensar que gays são assim por ter muito hormônio feminino,e lésbica por ter muito hormônio masculino, estaríamos deixando de lado o fato de quem nem todo gay é afeminado e nem toda lésbica é masculina (que nesse caso são assim por causa dos hormônios (se eu tiver errada me corrijam)), porque existem mulheres feminas que são lésbicas, e homens bem masculinos que são gays. E o estresse da mãe? quer dizer que se ela estiver esperando uma menina e tiver estressada, essa filha vai ser lésbica e se caso for menino va ser gay, nada ver. Tabagismo, desnutrição? eu não sabia que o cigarro influenciava na sexualidade da pessoa e nem a desnutrição, me explica aí já que vc é tão inteligente assim na questão científica? ou a quem quiser explicar já que esse comentário é antigo.

      Thumb up 8
  11. Aos analfabetos científicos que ainda virão aqui, essa matéria faz uma comparação apenas, note a palavra “similar”, nem foi checado o papel dos hormônios ou a falta deles na influência do formato.Esse negócio de dizer que “o tamanho e a forma dos hemisférios cerebrais é fixo desde o nascimento” é uma afirmação tendenciosa, no mínimo confusa.Não analizam nem biologicamente as mães dessas pessoas em relação ao período de gestação, ao menos.Mas existe uma série de doenças que causam desde a deformidade até a ausência do cérebro a anencefalia.O homosexualismo pode ser uma dessas doenças.Este estudo não leva em conta o histórico médico das pessoas desta pesquisa, como em relação ao tabagismo, desnutrição, estresse , etc.

    Thumb up 7
  12. É verdade… independentemente de ser ou não aceite pelas culturas, mentalidades e religiões, a homosexualidade existe por razões biológicas e genéticas. Além disso, o património genético é responsável por uma grande parte das nossas características, incluindo certos traços psicológicos e comportamentais.
    Não sei se será bom o mau, mas as investigações científicas conseguirão porventura dewcortinar a matemática da natureza (já temos exemplos de genética e homonas que nos influenciam activamente). O problema é que no dia em que compreendermos a matemática da vida destruiremos Deus, e cairemos numa profunda falta de sentido para a vida e caminharemos para uma atitude depressiva perante a vida.

    Thumb up 8
  13. Fantastico!!!
    Sempre pensei que a condição homosexual poderi ser genético, ou estar relacionada ao biológico do ser humano!

    Thumb up 10

Trackbacks/Pingbacks

  1. José Costa – FM Itabaiana » 10 fatos surpreendentes sobre o cérebro humano - [...] “Ahá! Eu sabia!”, pensaram alguns leitores. Antes de acharem que estão por cima, vale destacar que, embora seja relativamente …
  2. Chá verde: Benefícios e Propriedades - [...] Mulheres que bebem cinco ou mais xícaras de chá verde por dia tem até 62% menos chance de morrer …

Envie um comentário