O cofre do fim do mundo já tem 500 mil tipos de sementes

Por , em 14.03.2010

Cofres feitos especialmente para armazenar sementes, caso algum dia a Terra sofra algo parecido com uma catástrofe nuclear, já possuem mais de 500 mil tipos de sementes.

Localizado sob uma montanha, na ilha de Svalbard, na Noruega, o Global Seed Vault (ou o Cofre de Sementes Global) foi aberto em fevereiro de 2008 e armazena sementes – para que as espécies não estejam perdidas se algum desastre acontecer.

De acordo com cientistas responsáveis pela manutenção do Global Seed Vault, se não encontrarmos um jeito de manter as plantações durante o aquecimento global, os humanos também não irão se manter.

Como há uma camada de gelo sobre o cofre, as sementes possuem resfriamento natural que, junto com um condicionamento artificial, fazem que a temperatura nos cofres gire em torno de -18 graus Celsius.

E, para manter pessoas inescrupulosas longe dos cofres, os cientistas contam com outra proteção natural – os ferozes ursos polares que habitam a região.

As sementes mantidas pelo cofre são provenientes de colecionadores – para garantir que nãos sejam transgênicas. Sementes geneticamente modificadas são mantidas em bancos de genes. [Live Science]

33 comentários

  • Joao Simplex:

    Se esse bunker fica mesmo ao lado do mar numa ilha, então tb facilmente será inundado não?

  • Cofre do fim do mundo já passou das 740 mil amostras | Líder Fiel:

    […] Com essas adições, o cofre, que já tem quatro anos, e era antigamente conhecido como cofre global Svaldbard de sementes, atingiu um número de amostras maior do 740 mil. Em 2010, o número era de 500 mil. […]

  • Cofre do fim do mundo já passou das 740 mil amostras:

    […] Com essas adições, o cofre, que já tem quatro anos, e era antigamente conhecido como cofre global Svaldbard de sementes, atingiu um número de amostras maior do 740 mil. Em 2010, o número era de 500 mil. […]

  • Portal Ufo-Gênesis – ONG Ufogenesis » O cofre do fim do mundo já tem 500 mil tipos de sementes:

    […] nãos sejam transgênicas. Sementes geneticamente modificadas são mantidas em bancos de genes. [Live […]

  • CAIPIRÃO:

    QUANDO O MUNDO ACABAR………………………….NEM SEI O QUE VOU FAZER.

  • romildo:

    eu acho que tem alguma coisa estranha ai , talvez estejam fazendo alguma coisa as escondidas de todos , e como são covarde , estão preparando lugar apenas para eles .Mas e uma pena. Esse esforço todo é em vão. Porque das mãos de DEUS ninguém pode se esconder ……….Paz do SENHOR e que DEUS tenha compaixão de nossa alma…..!!!

  • José Graciano:

    que preucupaçao tola, a terra nao será jamais destruida, por isto, deixem as sementes, onde estao, ok.

  • Eduardo Amaral:

    Daniel D. L. / 20.03.2010
    “isto é falta de conhecimento teológico.., estes cientistas idiótas deveriam é estudar…”

    Deixa de ser estúpido , sua anta.

  • Cesar:

    Na verdade este cofre pode ter outra utilidade insuspeita: estamos perdendo a riqueza genética das nossas colheitas. Por exemplo, o milho que os astecas plantavam vinha em uma espiga em que metade dela era vazia, só metade dos grãos estavam lá, o resto não se desenvolvia. Além disso, os grãos eram de diferentes cores, e não só amarelos. Com o advento do milho híbrido, a espiga é maior e completamente granada, e os grãos tem todos o mesmo tamanho e coloração. Uma beleza para a indústria e para nós também, já que a produtividade das colheitas é muito boa, fantástica se comparada com a produtividade do milho tradicional. Só que é um milho híbrido. Se não me falha a memória, você não pode plantar a semente que você colhe (os meus bisavós faziam isto, separavam parte da colheita para usar como semente no ano seguinte), você está na dependência da empresa que criou e patenteou o milho híbrido. Com uma segurança como esta, se a empresa perder os milhos dos quais são produzidos os híbridos, sempre podemos recuperar as matrizes indo ao cofre de sementes.

    Eu só acho que em vez de colocar todas as sementes em depósito, deveria ser feito um esforço para cultivar e substituir as sementes mais velhas por sementes mais novas, e assim garantir a vitalidade das mesmas.

  • eduardo:

    muitos nem tem ideia do pq disso naum c trata do fim do mundo e sim do exterminio da população em 80%
    vc realmente axa q akilo eh para o fim do mundo qm iria plantar? alguem iria sobreviver? e sim alguem ira sobreviver, os membros do clube bliderberg e os 20% escolhidos os iluminados, parece loucura.
    não vi ainda ngm aki criticar a nova ordem mundial tlvz eu esteja errado mas basta pesquisar as pedras guias da georgia o pq dakilo? qm iria gastar tempo com akilo e tbm com isso relacionado a materia?

    do pq bancos te emprestarem numeros ao inves d dinhero veja um raciocinio rapido
    vc recebe seu pagamento pelo banco, vc vai na padaria e gasta todo seu dinheiro e entaum esse dinheiro retornar ao banco certo?
    porém na questão do cartão de credito é diferente eles te emprestam numeros vc vai e gasta e devolve em dinheiro mas o banco responsavel pelo cartão paga para loja afiliada em números e não em dinheiro entaum esse dinhero nunk existe.

    agora todos sabemos que a gripe suina foi uma grande farsa se realmente fosse uma pandemia vc que esta lendo conheceria pelo menos 5 pessoas com a gripe e não supostamente com a gripe mas creio q não conheça nem 3 pessoas mortas pela gripe suina pois foi uma grande farsa.

  • Lucas:

    Gente nos preocupamos tanto com o fim do mundo, mas pra que?? nos matamos nossos semelhantes todos os dias, deixamos os mesmos morrerem de fome e agora pensamos no fim do mundo?? o fim do mundo acontece todos os dias para milhares de pessoas, e pior de fome, vi uma vez que a cada 3s uma pessoa morre de fome, ou seja o fim do mundo ocorre a cada 3s para varias pessoas, e nao vou contar odenças e assassinatos e muita covardia…

  • Lucas:

    realmente pessoas nao merecem o cofre, ja imaginaram como o mundo seria melho se nos nao o habitassemos?? matamos tudo em prol da humanidade, e com tudo digo exatamente tudo mesmo, passamos por cima dos animais, plantas, e da propria Terra…

  • DJ Mistery:

    Isso foi uma grande invenção. Já que o mundo realmente vai acabar (nao exatamente em 2012), por que não tentar preservar as plantas? A coisa que eu queria é que o mundo tomasse jeito e que eu pudesse contar para meus filhos e netos como o mundo mudou!

  • julio:

    Besteira! Se houver uma catástrofe e tudo na Terra perecer (o que é quase impossível) a natureza sempre encontra uma forma de sobreviver/prevalecer. Em alguns milhares de anos, se houver um resquício de água no planeta, a fauna e a flora voltarão a aparecer, talvez e muito provavelmente não da forma que as conhecemos hoje. Quanto ao ser humano? Ainda ficarão alguns pra contar a história. Porém uma nova raça tomará conta da Terra. Em resumo: a vida não pode ser parada em nenhum ponto do universo. Senão, o que estaríamos fazendo aqui, neste planetinha perdido na vastidão do universo?

  • Daniel D. L.:

    “isto é falta de conhecimento teológico.., estes cientistas idiótas deveriam é estudar…”

    ushUSOauhsoaUHSUOahsusouaHSUahsoiUASHaushoaUISHUshouaHSsuiaSHaushaOUSHOaushaUIHAiushaushoaUHSAuhsoaUHSOAuhsoaUSHOaushoAUSHOaushaUSHSOaushoAUSHOAushoaUSHsAU

    eori. muito interessante isso 🙂

  • Vitor:

    “isto é falta de conhecimento teológico.., estes cientistas idiótas deveriam é estudar…”

    huahauhauhau que piada engraçada ahuahua

  • felipe:

    “isto é falta de conhecimento teológico.., estes cientistas idiótas deveriam é estudar…”

    shut the fuck up

  • Lucas Melo:

    Uma Ótima idéia pois se acontecer algo nos reconstruiremos

  • Ruben Zevallos Jr.:

    Concordo quando devemos investir na colonização de outros locais fora da Terra… mas essa iniciativa é interessante…

  • Thiago:

    Eles estão se preparando para 2012

  • Jullian harrison:

    Achei muito importante, por que protege o fim das espécies

  • Rodrigo:

    dependedo da catasfre pode não sobrar nada mesmo, mas, por exemplo uma nova era glacial, onde milhões de especies morrem, ai sera util esse bkp,
    eu acredito que a gente tenha q viver tipo igual indio, ai se acontece um terremoto, maximo que pode acontecer eh cair a casa de palha na nossa cabeça e a gente tem q erguer ela de novo

  • Gerson:

    Isto é um absurdo, com cofre ou não a hora que chegar o dia final os cientistas e o cofre vão tudo para o espaço, isto é falta de conhecimento teológico.., estes cientistas idiótas deveriam é estudar…

    • Rogerio:

      A ciência é laica…

  • MARCOS:

    Ainda bem que ele ta bem longe e no gelo, assim nao tem perigo de assaltos…

  • Ronaldo:

    na verdade já existem cofres para as pessoas…são os chamados bunkers.

  • António Toscano:

    Que interessante lol…

  • César:

    Para pessoas, a melhor coisa a fazer é desenvolver uma civilização com consciência ecológica, e espalhar ela pelo espaço, mandando colônias para a órbita dos planetas do Sistema Solar (colônias espaciais, não colônias nos planetas).

    Assim, se alguma coisa acontecer na Terra (asteróide, cometa, acidente ecológico, etc), ainda haverá humanidade no espaço para reconstruir a civilização.

  • Hitsaru:

    Realmente ainda faltam cofres para as pessoas, tipo as Vaults do Fallout.

  • Sillas:

    Se não houver cofres para humanos, então, quem vai plantar as sementes depois?

  • Zé Catastrofe:

    Pessoas não merecem o cofre.

  • Rodrigo:

    falta um cofre de animais e outros para pessoas
    Fallout!

    • BURRO:

      Pois é,Rodrigo;Estão guardando a semente e não se preocuparam em guardar alguém pra fazer a plantação.

Deixe seu comentário!