O impacto de Steve Jobs, o visionário da Apple

Publicado em 12.10.2011

Steve Jobs, cofundador e ex-diretor executivo da gigantesca Apple, faleceu semana passada aos 56 anos de idade. Jobs foi vítima de câncer no pâncreas, doença que ele havia anunciado em 2004.

Em comunicado oficial, a Apple afirmou que ele foi “a fonte de inúmeras inovações que enriqueceram e melhoraram a vida de todos nós”, e que ele deixou o mundo infinitamente melhor.

É difícil encontrar quem não reconheça o talento de Jobs. Foi ele quem criou o primeiro computador pessoal com mouse, transformou textos de tela em ícones e mudou a forma como todos ouvem música. Graças a ele, a tecnologia pode estar na ponta dos dedos de qualquer pessoa, literalmente.

Estão sendo feitas homenagens por diversos chefes de empresas de tecnologia, líderes mundiais e, é claro, pelos cidadãos comuns que se beneficiaram dos frutos do trabalho de Jobs diariamente. Jobs, sem dúvidas, mudou a percepção das pessoas sobre as máquinas.

Para o presidente dos EUA, Barack Obama, o mundo perdeu um visionário. “Steve foi um dos maiores inovadores dos EUA: com a coragem de pensar diferente, ousado o suficiente para acreditar que poderia mudar o mundo e talentoso o suficiente para fazer isso”, disse Obama.

“Em sua vida pública, Steve era conhecido como um visionário. Na sua vida privada, ele amava sua família”, afirmou a família de Jobs.

Em comunicado, a Apple disse que a empresa “perdeu um visionário e um gênio criativo e o mundo perdeu um fantástico ser humano”.

Tim Cook, que virou o CEO da Apple quando Steve Jobs abandonou o cargo em agosto, disse que seu predecessor havia deixado para trás uma empresa que só ele poderia ter construído, e que seu espírito será sempre a base da Apple.

Bandeiras estão sendo hasteadas em frente à sede da Apple na Califórnia (EUA), enquanto fãs de todo o mundo estão prestando homenagens em frente às lojas da empresa.

Até mesmo os chefes das empresas rivais da Apple estão prestando homenagens, incluindo o dono da Microsoft, Bill Gates, que disse que o impacto profundo que Jobs causou no mundo da tecnologia será sentido por diversas gerações.

O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, agradeceu Jobs por mostrar que o que você constrói pode realmente mudar o mundo, enquanto o presidente da Sony, Howard Stringer, disse: “A era digital perdeu sua luz principal”.

Até a sul-coreana Samsung, que está envolvida em uma batalha legal com a Apple por patentes, elogiou Jobs por suas numerosas mudanças revolucionárias para a indústria de tecnologia de informação.

Jobs introduziu o computador iMac colorido, o iPod, o iPhone e o iPad para o mundo. Sua morte se deu apenas um dia depois que a Apple apresentou seu modelo mais recente do iPhone, o 4S.

Com um valor de mercado estimado em US$ 340 bilhões (cerca de R$ 612 bilhões), a Apple é a empresa de tecnologia mais valiosa do mundo. [BBC]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

9 Comentários

  1. Fico feliz por saber que Steve ainda esteve aqui para ver a apresentação do iPhone 4S, ele merecia estar aqui… O mundo perdeu um grande homem. Ao menos seu sofrimento acabou, ele já não sente mais. Mas todos nós sentiremos sua falta, Steve.

    Thumb up 1
  2. Relalmente Jumento, você é um Jumento.

    A Apple impactou na existencia da WEB, na tipográfia dos computadores, nos padroes de mercado e produtos incriveis, nas melhores animações graficas e em todos nos.

    Leia antes de falar.

    Thumb up 4
    • sim, steve jobs nao é tudo isso que todo mundo anda falando(só pq o cara morreu).

      roubava ideias alheias e falava que era dele(e ainda se gabava disso, inclusive nas palestras que ele dava).

      humilhava pessoas humildes sem razao alguma, trabalhadores da apple(era tao sem noçao que foi expulso da diretoria da empresa que ele criou! sim, a apple!).

      segundo ele, era um budista(piadista né?).

      esses dias vi jornal da rede globo falar que steve jobs criou o mouse e a tecnologia touch-screen (fiquei me perguntando se o cidadao brasileiro realmente acredita em tamanha ignorancia).

      steve jobs era um empreendedor genial? sim!
      um genio que mudou o mundo(pra melhor)? exagero…

      Thumb up 13
  3. Realmente, o mundo perdeu um visionário e um gênio.
    É triste, só dão valor a uma pessoa depois de ela morre.

    Thumb up 5
    • sinto muito mas o mundo nao perdeu quase nada. esse cara se gabava de roubar ideias dos outros e sinceramente o mundo nao precisa da apple ou de steve jobs.

      Thumb up 13
    • O seu mundo pode talvez não precisar, mas o mundo de outras pessoas (incluindo o meu) está bastante dependente das ferramentas da Apple para realizar os seus trabalhos. Portanto, não fale do que não sabe

      Thumb up 1
    • nossa existe um trabalho que nao pode ser feito sem as “ferramentas” da apple? por favor né minha senhora vai conta essa ladainha em outro lugar!

      Thumb up 7

Envie um comentário

Leia o post anterior:
iPhone_2023349c
Vendas do iPhone 4S batem recordes e surpreendem

Nas primeiras 24 hor...

Fechar