O impressionante festival “Bola de Fogo” de Nejapa

Publicado em 2.09.2010

“Bola de fogo” para você é aquele funkeiro que canta “Atoladinha”? Pois saiba que todo dia 31 de agosto, na cidade de Nejapa, em El Salvador, acontece o festival “Bola de Fogo”.

“Las bolas de fuego”, como os habitantes da região chamam, é, na verdade, uma representação da luta de São Jerônimo com o demônio.

A história é a seguinte: em 1922 um grande vulcão entrou em erupção em uma área próxima a Nejapa, forçando os cidadãos a evacuarem o local. Enquanto eles saiam, eles viram grandes bolas de fogo caindo no lugar e acreditaram que o santo patrono da região, São Jerônimo, estava lá para protegê-los, lutando contra o demônio, atirando bolas de fogo nele.

Desde que testemunharam esse duelo do bem contra o mal, os habitantes da cidade comemoram todos os anos organizando sua própria luta com bolas de fogo.

Basicamente, se você fosse teletransportado para o meio da cidade no dia 31 de agosto, iria pensar que está no meio de uma verdadeira guerra e não de algo organizado. Duas equipes de homens com rosto coberto jogam bolas de fogo uns nos outros enquanto outros cidadãos apenas assistem o espetáculo. Confira:

Equipados com luvas e roupas molhadas, para suportar o calor e para impedir que elas peguem fogo, os participantes ateiam fogo em pedaços de tecido enrolados, embebidos em gasolina, e depois jogam aquilo no outro time.

Incrivelmente, poucos participantes acabam machucados – apesar de alguns terem sido atingidos no rosto e outros acabarem com as roupas pegando fogo. [OddityCentral]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

3 Comentários

  1. Que coisa, não… mais uma vez, um exemple em que o ser humano se envolve e não evita o perigo…

    Thumb up 0
  2. Olá a todos !
    Acho muito mais fera a “Guerra das Espadas” que acontece em Estância – SE, por ocasião das festas juninas !
    Quem quiser conhecer mais, no Youtube tem bons vídeos.
    Abraços
    :-)

    Thumb up 6

Envie um comentário

Leia o post anterior:
gra1
O maior grafite do mundo fica no Brasil!

O presidente Lula ir...

Fechar