Raios gama podem te deixar superforte?

Por , em 13.06.2008

Os raios gama são os culpados por transformarem Bruce Banner no Incrível Hulk. Mas o que são os raios gama e o que eles realmente podem fazer?

Os raios gama são a forma mais energética de luz. A luz visível que nós conhecemos é apenas uma parte do largo espectro da luz, o espectro eletromagnético. Depois da luz visível vermelha a extensão as ondas fica maior e surgem as luzes infravermelhas, microondas e ondas de rádio. Além do violeta ficam as ondas mais curtas dos raios ultravioletas, raios X e, finalmente, os raios gama.

Um raio gama possui, ao menos, 10 mil vezes mais energia do que um raio de luz visível. Diferente do Incrível Hulk, os raios gama não são verdes, pois estão fora do espectro de luz visível. Portanto eles não possuem qualquer cor que possamos descrever.

Raios da morte

Exatamente como Bruce Banner sobrevive à sua transformação não sabemos.

Assim como altas doses de raios X são comumente letais uma dose de raios gama mata uma pessoa comum. 10 Cientistas ‘destruídos’ por seus próprios experimentos

Os raios gama podem arrancar elétrons como uma bola de boliche derruba pinos. Estas partículas carregadas podem romper as ligações químicas que encontram pelo caminho, destruindo a delicada maquinaria química da célula, gerando fragmentos moleculares que podem agir como toxinas. Continua…

• Irmãos Brain e HypeScience Magazine^^ « Artur´s Blog:

[…] O Incrível Hulk e a Realidade dos Raios Gama […]

• emerson:

Bastante interessante a matéria sobre o Hulk (que eu gosto,especialmente da série meio brega, do final dos anos 70, que passa no canal TCM).
    Tenho bastante curiosidade em saber se existem ondas intermediárias entre um comprimento de onda e o próximo.
    Por exemplo,existe onda intermediaria – que fica “entre” a de microondas e as de radio? Ou entre os raios X e gama?
    E, o que existe “depois” dos raios gama e “depois” das ondas de radio do fim do espectro. Dizem que talvez possam existir ondas ainda não conhecidas.
    Se puderem escrever sobre estas 3 questões seria interessante.