O lagarto gigante que vivia no deserto há 250 milhões de anos

Publicado em 27.06.2013

ku-xlarge

Centenas de milhões de anos atrás, em uma região desértica que hoje faz parte da Nigéria, vivia o Bunostegos akokanensis, um lagarto herbívoro do tamanho de uma vaca.

A descoberta recente de vestígios desse animal sugere que aquela região era tão isolada que tinha um ecossistema praticamente único, com pouca mistura de espécies e quase sem contato com os ecossistemas vizinhos – o clima extremamente seco dificultava tanto a entrada como a saída de animais.

Vale lembrar que, naquele período, os continentes estavam unidos em uma formação chamada Pangeia, na qual regiões que hoje são separadas por oceanos ficavam próximas umas das outras. O possível isolamento da região onde vivia o B. akokanensis intriga os pesquisadores e deve inspirar novos estudos.[io9Journal of Vertebrate Paleontology]

ku-xlarge

Autor: Guilherme de Souza

É jornalista empenhado e ilustrador em treinamento. Curte ciência, cultura japonesa, literatura, seriados, jogos de videogame e outras nerdices. Tem alergia a música sertaneja e acha uma pena que a Disco Music tenha caído no esquecimento.