O maior laser do mundo entra em funcionamento

Por , em 1.06.2009

A Nacional Ignition Facility estadunidense, no valor de 3,5 bilhões de dólares, está em funcionamento. Hospedada num prédio de dez andares, do tamanho de três campos de futebol, vai emitir 192 raios laser numa bola de gás hidrogênio congelado de 2mm para atingir a fusão nuclear – em 2040.

Se obtiver sucesso, será a descoberta mais monumental da era moderna, basicamente resolvendo todos os nosso problemas de energia. Mas as chances de o experimento dar certo são remotas.

Infelizmente, vai demorar um bom tempo até descobrirmos se vai dar certo ou não. Está aberto agora, mas têm testes agendados até 2040.

Esquentando o hidrogênio para 100 milhões de graus celsius os cientistas querem causar a fusão nuclear que formará o hélio, transformando esta na primeira máquina da história a criar mais energia do que consome. [Gizmodo]

fusao nuclear fusao nuclear

• ENAX:

Para gerar energia, os reatores de fusão consomem tanta energia, que só depois de prontos vamos descobrir se são úteis ou não…

• Jordan Paixão:

O mais incrível deste ser, que em muitos momentos, desprezível, é que de vez de buscar coisas mais óbvias, vai buscar coisas num “além” de suas consciências e realidade. Por que esses grandes cientistas (que mais seriam teóricos) não buscam a cura de doenças ou mesmo a resolução da extinção de animais (ou talvez a nossa) para esse mundo não ser destruído de vez?
    Incrível isso tudo, não?! Bem, eu devo procurar mesmo a mais próxima unidade de estudos e pesquisas e fazer eu mesmo! Boa noite! 😀

• Amadeus E:

Bom, essa seria uma descoberta que ajudaria o planeta que você tanto diz, com uma fonte de energia “inesgotavel” e “limpa” os combustiveis fosseis que tanto poluem a nossa pobre atmosfera, represas que mudam cursos de rios e alagam florestas, não seria algo inutil, não é mesmo? E exelente que você tem o desejo de fazer você mesmo, é isso que move o mundo, continue assim.

• Vinicius Neves:

Amigo, como há pessoas pesquisando isso, há outros que buscam as curas para essas doenças. Sim, esses estudos são necessários, pois é a tecnologia que você usufrui hoje precisou desses estudos, e como Amadeus escreveu, também há uma lado humanitário.

A medicina também teve seus ‘heróis’.

Creio que vocês esta buscando resposta com as perguntas erradas.
      Leia mais sobre o que você quer saber, fica a dica 😉

• Amadeus E:

Agpra que li o comentario do jordan pela segunda vez, não me contive em risos. “Por que esses grandes cientistas (que mais seriam teóricos) não buscam a cura de doenças ou mesmo a resolução da extinção de animais (ou talvez a nossa) para esse mundo não ser destruído de vez?”. Rapaz, eles são fisicos, e sim fisicos teoricos e experimentais, trabalhando juntos, oras bolas! Agora, imagina um Astronomo estudando o cancer, pelo amor, o que ele iria poder fazer? Saber a força gravitacional das celulas do tumor? É cada coisa que vemos aqui.

• Daaniel Caarlos Coelho:

As doenças são um negócio, não se pode elimina-las sem antes criar uma nova. Enquanto houver gente para tomar remédios haverá doenças. Ou você acham que vão simplesmente desistir desse dinheiro?

O homem é ganancioso, ganancia pra mim é algo primitivo, pois esta ligado ao desejo que “querer ser mais”.
      As coisas mudaram quando todos começarem a reconhecer que somos todos iguais, com medos, dúvidas e sempre precisando de atenção.

• Juvenal:

Meus amigos,com toda a certeza vcs são pessoas cultas mas se esqueceram de algo,hoje em dia se gasta mais energia para fazer esta fusão do que se obtém em retorno,ou seja isso é um processo que irá ser concluído mais no futuro com avanços de pesquisa nesta área,logo outras tecnologias tb se evoluiram em paralelo uma delas a exploração espacial,e todos nós sabemos que o hidrogêneo é o elemento mais abundante do universo,sabendo disso a água esta salva!!!!!!!!

• Orlando Rios:

Poucos litros de agua podem ser suficientes para decadas de consumo de consumo de uma cidade como SP. E o helio resultante pode ser usado na medicina ou como fertilizante.

• Átila:

Objeção à fusão,
    O hidrogênio utilizado no processo de fusão nuclear deve ter uma origem cuja integridade jamais será restaurada, pois o hidrogênio é transformado irreversivelmente em hélio no processo.
    Uma fonte terrestre de hidrogênio será, portanto, com o tempo, exaurida, contrariando a expectativa ventilada pela mídia de energia ilimitada.
    E adivinhem só qual a fonte de hidrogênio para futuros reatores de fusão mais popula nas mentes dos cientistas?
    A água!!!…pela abundância e baixo custo.
    Algo que destrói completamente a água para gerar energia “limpa” (entre aspas, porque não se sabe o impacto que o hélio teria no ambiente) jamais deveria ser cogitado em nosso mundo.
    Líquido matriz da vida na Terra, deveria ser, sim, aproveitado em processos cíclicos, como nas células de combustível.
    Greenpeace, cadê você??????

• Amadeus E:

Em minha opnião, acho que não atacariam a agua, certamente existe muito hidrogênio ai no espaço!

• Rodrgo Gomes:

Emocionante *.*

queria um desses aki no quintal d casa pra eu fazes experimentos(muhahahahahaha!!!!) e alimentar minha coleção d pcs e parafernalhas tecnológicas… incluindo meu mini exercito d robôs humanóides e de auzxilio em outras tarefas… carro eletrico, moto eletrica… nossa!!! n acaba mais a relação do q eh possivel fazer hahahahaha!!! sem falar no pequeno espaço q teria q reservar no quintal d casa equivalente a sei lah qnt campos de futebol Não tem problema! Mudo pra o interior num fazendo bem isolada da civilização, com empregados robóticos eh claro!!!

ih!!! viajei!! mas foi só um pouquinho!!!! =p