O menor cavalo do mundo

Publicado em 5.05.2010

No fim de abril nasceu o menor cavalo do mundo, em uma fazenda na Inglaterra. O pequeno Einstein (sim, esse é o nome do mini cavalo) nasceu menor do que muitos bebês humanos, pesando apenas 2, 7 quilos.

Mas é possível que Einstein não fique por muito tempo no Guiness. A verdade é que não há, em teoria, limite para a “pequeneza” dos cavalos – mas irá levar séculos até conseguirmos um cavalinho que caiba em nossas mãos.

Nos últimos 50 anos os criadores cruzaram espécies pequenas para chegar em Einstein. O desafio não é apenas diminuir o tamanho do bicho, mas tomar cuidado para que as crias sejam saudáveis.

Recentemente, a genética que está por trás do tamanho e do peso dos mamíferos é um desafio para os cientistas. Uma pesquisa de 2007 mostrou que um único gene faz com que o tamanho de cachorros varie consideravelmente – digamos que é a diferença entre o tamanho de um são Bernardo e o de um Chihuahua.

Agora esses estudos estão sendo feitos em relação ao código genético dos cavalos. Pesquisadores coletaram dados genéticos de mais de 1300 cavalos – desde mini cavalos de 70 centímetros de altura até os que têm mais de dois metros de altura.

Até que esse mistério seja resolvido, a biologia molecular que torna Einstein tão pequeno irá continuar uma incógnita.

Confira o vídeo que mostra o potro:
[Wired]

1. Pessoal , estou indignada com a noticia ! Cruzamento de espécies , manipulação genética … é o fim do mundo. O homem quer MODIFICAR a criação do Pai ????? Onde vamos chegar?? Tenham senso crítico.Reflitam.Pensem antes de formar opinião.

• Entendo sua indignação, “Indignada”… mas não foi o “Pai” q. deu essa capacidade ao ser humano? Como saber se ele quer isso ou não?…

• ”O homem quer MODIFICAR a criação do Pai”.
      Pelo que eu sei, o hypescience fez um post publico, pedindo que crentelhos chatos como voce nao comentassem no site.

2. Hua hua hua hua Ficaria lindo em um filme de Cowboy Anão =x kkkkkkkkkkkkkkkkk

3. podiam miniaturizar a nossa espécie assim não faltaria alimento nem espaço para todos não é? hehe

4. Querem reproduzir em pequena escala pra venderem como animais domésticos, é o tal do capitalismo! =P

5. Bonitinho? Isso é uma baita de uma bizarrice, isso sim! Pra que ficar cruzando cavalos para obter uma miniatura? Que idéia mais estúpida!

6. Desculpem a minha ignorância, mas eu não entendi.Afinal qual é o objetivo de se criar um mini cavalo?????
    Eles querem descibrir o gene que determina o temanho e o peso, é isso?????

Obs: o cavalinho parece que tem uma cabeça muito grande para o seu corpo, mas mesmo assim é fofinho!*–*