O mundo precisa de observadores de pássaros

Por , em 10.06.2010

A zoologia está dando asas à imaginação para ajudar espécies de
pássaros a não entrar em extinção. Um estudo internacional quer modernizar o conhecimento geral sobre as aves. Eles querem ampliar as informações catalogadas sobre pássaros, a partir de vídeos e fotos de colaboradores que se disponham a colocar seu conteúdo na Internet.

A preocupação partiu de um grupo de cientistas de Londres (Inglaterra). Eles afirmam que algumas espécies de pássaros podem entrar em extinção nas próximas décadas e não haverá conhecimento o bastante para preservá-los se não aumentarmos, hoje, a quantidade de registros sobre eles.

De início, os técnicos coletaram mais de 170.000 dados de pássaros já registrados ao longo dos últimos 200 anos. Obviamente, os mais antigos são apenas escritos, estão faltando registros audiovisuais. O desenvolvimento da Internet, segundo os pesquisadores, é um marco que pode ajudar a comunidade científica a salvar as aves no futuro.

Por isso, você já sabe. Se estiver com uma câmera e vir algum pássaro, trate de filmá-lo, fotografá-lo e divulgá-lo na internet. É a chamada “ciência do cidadão”. [BBC]

• claudi:

Dizem os mais velhos que antigamente se via e caçava()pássaros diversos até de bandos por vez, hoje não se vê mais nem sinal deles, e seus ambientes provavelmente nunca serão mais os mesmos com o avanço da “colonização”.

Leandro, você está vivo, acho que é paga mais que suficiente.

Minha sugestão a quem quer ajudar nesta pesquisa é que procure um clube ou grupo de observadores de pássaros em sua cidade. Muitas cidades contam com um ou mais destes grupos. Lá você vai encontrar apoio para iniciar a atividade de observação de pássaros.

e outra… se você estiver com uma camera na mão, o que que é 3 ou 5 fotos de uma passaro, para um cartão de memória, vamos supor de 2GB, mesmo que você fiminua a resolução da imagem…
    Leandro não é questão de dinheiro, é uma questão de consciencia ambiental, se não irá acontecer o mesmo que aconteceu com outras espécies, nós poderiamos ter salvo e não fizemos bosta nenhuma

Muito interessante a preocupação desses cientistas ingleses com a problemática da extinção dos pássaros! E se fotografá-los é o caminho que eles encontraram para ajudar a preservá-los, então vamos dar uma mãozinha, afinal, eles são nossos irmãos pequeninos que precisam de nós.

• Leandro R:

Ok, qual salário que o mundo paga?