O número 13 realmente traz azar?

Publicado em 16.05.2011

Toda sexta-feira 13 é a mesma história. Olhe bem para os dois lados antes de atravessar a rua, cuidado com o trânsito, cuidado para um piano não cair sobre a sua cabeça. É considerado má sorte receber 13 convidados em um jantar. Muitos edifícios sequer têm o piso 13 e um número surpreendente de pessoas evita casar ou comprar uma casa na data temida. Gente supersticiosa evitar dirigir na sexta-feira 13.

Mas há alguma prova estatística que comprove tal superstição?

“Não existem e nunca existirão dados para confirmar que o número 13 dá azar”, garante Igor Radun, do Instituto de Ciências Comportamentais da Universidade de Helsinki, na Finlândia. “Não há nenhuma razão para crer que qualquer número dê sorte ou azar”.

Radun pode estar certo, mas algumas pesquisas científicas já se aventuraram a tentar associar o número da folclórica superstição ao azar, e algumas surpreendemente conseguiram.

Um estudo publicado na Revista Médica Britânica analisou o fluxo de tráfego e número de lesões por acidentes de carro em um trecho de auto-estrada de Londres durante os cinco meses em que o dia 13 caiu numa sexta-feira entre 1990 e 1992.

Eles compararam os números obtidos com os dados da sexta-feira anterior, dia 6 do mesmo mês, e constataram que, apesar de haver representativamente menos veículos na estrada no dia 13 – possivelmente por conta da escolha de pessoas supersticiosas de não conduzir naquele dia – o risco de “internação hospitalar em consequência de um acidente pode ser aumentado em até 52% no dia 13. Os autores, porém, afirmam que as suas conclusões não devem ser levadas a sério.

“O estudo foi escrito para a edição de Natal da revista, que geralmente traz artigos de diversão ou mais descontraídos”, conta Robert Luben, da Faculdade de Medicina da Universidade de Cambridge e um dos autores do estudo. “Algumas pessoas claramente não entenderam que o documento servia apenas para um pouco de diversão e não para ser levado a sério”, completa.

Pesquisas posteriores a 1993 apresentaram resultados diversificados e contraditórios entre si.

Em 2005, o jornal britânico “The Telegraph” analisou os números sorteados na Loteria Nacional do Reino Unido desde seu início, em 1994. Descobriu-se que o número 13 é efetivamente o mais azarado: ele havia saído 120 vezes desde 1994, 62 vezes a menos em comparação com o mais sortudo, o número 38, com 182 aparições. Mas, “claro que não há maneira de prever quais números sairão no futuro”, adverte o artigo.

“Infelizmente, a maioria dos estudos sobre a sexta-feira 13 e o número 13 são exclusivamente focados em estatísticas, tais como dados sobre acidentes, índices de bolsa de valores, etc, sem qualquer tentativa de estabelecer uma relação direta entre a crença e o comportamento”, diz Radun, que é co-autor de um estudo de 2004 de título auto-explicativo: “As mulheres não sofrem mais acidentes rodoviários na sexta-feira 13″. “Não é surpreendente que resultados contraditórios possam ocorrer”.

Luben concorda que os estudos sobre as estatísticas em torno do número 13 deveriam se focar em como superstições influenciam o modo como as pessoas agem. “Superstições afetam o comportamento em todas as culturas em todas as partes do mundo de uma forma ou outra”. Se você promete nunca jogar no número 13 na loteria ou declarar que 13 é seu número da sorte só para ir contra a maré, o estigma que rodeia o número ainda influencia sua decisão. [LifesLittleMysteries]

Autor: Bruno Calzavara

Bruno Calzavara é recém-formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e está de volta à equipe do Hype após dois anos. Adora todos os esportes, exceto futebol. Gosta de chocolate e de sorvete, mas não de sorvete de chocolate.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

21 Comentários

  1. É fixação do número em prédios que dá o referido azar. Nos demais casos não. Assim, se alguém tem um prédio cujo nº somado e divido dá 4, fuja dele. Exemplos: 1349. A soma destes 4 números dá 17. A soma deste nº dá 8. Divida o mesmo por dois e terá 4. Outro exemplo: nº 10-12. É, somando-se, 4. Nunca alugue uma casa (ou a compre) se resultar, ao final, o nº 4. Se for o caso, troque de número. José Martins. Professor e historiador.

    Thumb up 0
  2. O 13 é considerado numero de azar misticamente falando porque o arcano maior 13 é chamado de “Morte” que numa intrepertação mais “legal” é mudança.

    Valeu!!

    Thumb up 3
  3. eu mal saiu di casa na sexta feira 13
    mas tenho uma amiga ki se chama michely e nesse dia ela parece fazer un culto satanico pra não ser afetado com azar no dia 13 isso é ridiculo né

    Thumb up 1
  4. eu acho que isso acontece por conta do fato que dizem que é azar, pois se dissesem que é uma quarta 16 tudo aconteceria por conta do nervosiso da pessoa em ser um dia de azar, isso acontece porque tem que acontecer e não por ser o dia do azar.

    Thumb up 1
  5. Vou contar aqui algo interessante, estava eu subindo a rua 13 de maio, quando me deparei com uma escala mal colocada for fora de uma loja, e nela um funcionário estava trabalhando e vi quando ele caiu do décimo terceiro degrau ( 13 ), na hora foi socorrido por treze pessoas que ali estavam e colocado numa viatura com chapa 1313, encaminhado ao hospital Fulano de tal, foi atendido por 13 enfermeiros, levado à mesa de operação, quando foi atendido pelo Dr. Trezino, que deu em seu corte profundo, 13 pontos, após socorrido, foi lhe medicado o seguinte, o senhor tem que tomar 13 injeções , mas todo o mes, como hoje é dia 13, o sr, virá sempre nesta data, não esqueça às 13 horas, e assim aconteceu, sempre ao chegar lá, por incrivel que pareça, sua senha éra 13.E assim acorreu os 13 meses, isto é verdade e documentada.

    Thumb up 5
  6. Cesar:

    Tem também um contemporâneo.
    Trata-se do autodenominado Apóstolo Estevam Hernandes, da Igreja Renascer. Um EXAGERO de apóstolo. (rsrsrs)

    Thumb up 17
  7. lena esqueceu apostolos barnabe, matias(sucessor de judas)Em outros sentidos ela é usada para Paulo, chamado para o apostolado pelo próprio Senhor ressuscitado e ascendido ao céu; para Barnabé (Atos 14:14) especialmente designado pelo Espírito Santo (At 13:2); para Matias, escolhido por sorte pelos onze para tomar o lugar de Judas Iscariotes (At 1:16-26), do qual é dito que “foi ele contado com os onze apóstolos”. At 1:26

    Thumb up 1
  8. 13 é o meu número de sorte.

    1+3=4

    São 4 as estações do ano
    São 4 as fases da lua
    São 4 os evangelhos

    São 13 os apóstolos de Jesus:
    Os 12 iniciais, mais Paulo, o maior de todos

    O resto é superstição.

    Thumb up 22
    • Sempre achei essa coisa de Bíblia meio supersticiosa também. Mas isso aí sou eu. =)

      Thumb up 0
  9. É muita bobeira mesmo estudar o dia 13, só quem não tem nada a fazer. Eu nasci num dia 13 e me considero uma pessoa de muita sorte, e ja houve varios fatos em minha vida onde o num 13 fez e faz parte de minha vida com muita significancia, inclusive nas sextas feira 13, onde passo até por debaixo de escada e tudo mais.

    Thumb up 14
  10. Eu nasci no dia 13 e ja aconteceu varias coisas comigo,
    boas e ruim eu não vejo graça nessas historias de que o numero 13 dar azar, se o número 13 desse azar eu teria morrido antes mesmo de nascer, e eu gosto muito quando tem sexta-feira 13
    eu ate festejo em vez de ficar com medo e não fazer nada.

    VIVA O 13

    Thumb up 1
  11. TUDO PALHAÇADA, A MESMA IDIOTICE Q ACREDITAR QUE NO ANO DE 2012 O MUNDO IRA ACABAR. ACHO Q C ACABA EM 21/12/2112 FICARIA BEM MAIS INTERESSANTE NUMERICAMENTE NÉ? KKKKKKKKKKKKKK. APOSTO Q NESSA DATA VOLTAM COM ESSA HISTORIA IDIOTA

    Thumb up 0
  12. Qualquer Discordianista sabe que o número 5 e o número 23 são os números que realmente influenciam as ações da humanidade… e que o 42 é á resposta para o sentido da vida, da existência e tudo mais… Pesquisem e iluminem-se!

    Thumb up 2
  13. Tive um carro que a placa era 1313 e nunca tive problemas…

    Existia um modelo de caminhão Mercedes “1313″ <> que devem ter trazido “muita alegria” a seus donos.

    Thumb up 15
  14. Fala sério heim, eu nasci numa sexta feira 13.
    Não sou sortudo, mas de longe sou azarado.
    É muito blá blá blá sem sentido que esse povo gasta pesquisando crendices, mitos e superstições.

    Thumb up 19
    • Pra você tudo bem, mas aposto que pra sua família essa sexta-feira 13 que você nasceu foi um azar danado…

      Just a little Joke =] – Troll Attack!^^

      Thumb up 1
    • ahuahuahauhauauh

      Pô Guilherme. rsrsrsrsrs

      Mas não duvido, até porque eu fui responsável pelo casamento de meus pais, que me diante o fato foram obrigados.

      Olha o 13 aí. rsrsrsrs

      Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
ivan-magnetic-boy-02
Existem pessoas “magnéticas”?

Um menino croata de ...

Fechar