Por que cientistas criam animais que brilham no escuro?

Por , em 19.08.2013

Certos genes, embora possam ter grande impacto no organismo, não apresentam qualquer manifestação visível. Para facilitar sua verificação, muitos geneticistas, ao inserir material genético no DNA de animais, acrescentam um gene responsável por tornar certas águas-vivas fluorescentes quando expostas a luz ultravioleta.

Cães, gatos, porcos, macacos, ratos, bichos-da-seda e, mais recentemente, coelhos (em experimento realizado por cientistas da Universidade de Istambul, Turquia) já entraram na lista de animais “brilhantes”.
cats-cloned-glowing-animals_11832_600x450

Essa estratégia ajuda a confirmar que uma transferência de material genético foi bem-sucedida. Foi usada, por exemplo, por pesquisadores da Mayo Clinic (EUA), que criaram, por meio de terapia genética, gatos resistentes ao FIV (a “versão felina” do HIV).

rats-mice-glowing-animals_11838_600x450 nematode-worm-glowing-animals_11836_600x450

Em outros casos, o “gene fluorescente” é inserido não apenas para verificação, mas com o objetivo de criar um material que brilhe, como no caso de bichos-da-seda modificados para produzir matéria-prima fluorescente. [Discovery]

• Eder Geovanne:

seria uma boa a comercialização desses animais. ” Ja pensou de noite o seu gato passar brilhando no seu quarto “

• Bianca Dolasevic:

Acho que deveriam parar de fazer experiencias com animais e pronto!Não teriam como comprovar experimentos,eu sei..
    Mas querer fazer com a própria família,ou mesmo com quaisquer humanos,ninguém quer.Já acham isso algo hediondo.É vida do mesmo jeito.

• Keven bressan:

se você estivesse em uma rodovia, e houvesse uma pessoa caída em um lado da faixa e um cachorro em outra, qual você salvaria?
      obviamente a pessoa, isso não prova que as pessoas são mais importantes e que os testes são necessários?
      eles são feitos para o seu bem.

• Leandro Gomes:

legal seu comentario, mas e os cosmeticos, vacina e remedios que você usa? quase tudo isso foi testado em animais, você é de FATO a favor dos testes, só fala que não!

“Hey… fish nightlights!”