Engravidar: O que acontece ao corpo da mulher?

Publicado em 20.10.2008

grávida

No último programa Fantástico o quadro do Dr. Dráuzio Varela abordou o tema atração sexual e gravidez. Mais abaixo neste artigo você também encontra dicas para engravidar.

A saga do parto de um bebê sempre começa na atração sexual entre os seus pais.

A atração sexual vai além do que vemos e depende muito do que cheiramos. O olfato desenvolve um grande papel para na busca pelo amor. O segredo do amor também está no nariz, pois ele fazem mais do que apenas reconhecer os cheiros do ambiente, eles detectam a compatibilidade genética conosco através dos feromônios, que carregam informações detalhadas sobre nossos genes, saúde e capacidade de resistir à doenças. Assim nosso nariz nos ajuda e escolhermos os melhores parceiros.

Paixão é também química: Uma descarga de adrenalina ocorre quando vermos o ser amado e faz o coração bater acelerado e a pupila dilata. Mais tarde a dopamina, um neurotransmissor que faz sentir bem estar, leva a euforia. A dependência a estes componentes químicos nos faz querer ficar mais tempo perto da pessoa amada. Tempos depois queremos algo mais duradouro. Casamento, filhos…

Um bom relacionamento existirá apenas se a química (entre outros fatores) for favorável.

O sexo causa encantamento e reforça a relação. É liberado o hormônio oxitocina, que aumenta a afetividade e os laços entre o casal. Ele é importante também para a sobrevivência do feto e na produção do leite materno.

COMO ENGRAVIDAR

O óvulo é a maior célula humana. Todo o mês ele é eliminado, mas apenas um ou outro dão origem a um bebê.

Já o espermatozóide é a menor célula humana. São inseridos 300 milhões deles na vagina em cada ejaculação. Sua tarefa não é fácil e eles têm que sobreviver às condições hostis ácidas da vagina que destroem milhões de espermas. Muitos morrem antes de chegar ao colo do útero, e os que sobrevivem são beneficiados por suaves contrações musculares. Apenas uns poucos milhões chegam perto do óvulo e um único esperma o fertiliza: o mais preparado e saudável. A sobrevivência do esperma mais forte e mais apto é a seleção natural em sua essência.

Por fora a gravidez é inicialmente imperceptível. Uma única célula em 40 semanas se transforma em um bebê.

Para muitas mulheres o primeiro sinal da gravidez é o enjôo. Não se sabe ao certo a sua função, mas ele pode ser uma proteção para o bebe contra certos alimentos que a mão pode ingerir ou uma reação imunológica do corpo da mãe que identifica o bebe como um parasita.

Através de uma membrana a mãe passa os nutrientes para o seu bebê. Ele ganha mais de 850g em 10 semanas. O útero aumenta muito para poder abrigar o feto. O corpo materno tem que se reorganizar para poder abrigar o feto em crescimento. Os órgãos são rearranjados, eles ficam apertados nas costas ou pressionados contra o tórax. Eles também têm que trabalhar em dobro como os pulmões e coração.

Os músculos das costas relaxam e se curvam. O estomago gira e é esmagado. A mãe consegue comer pouco a cada vez, mesmo que o bebê esteja exigindo dela muito mais nutrientes do que antes.

Depois de 9 meses um bebê de mais de três quilos vai ser expulso. A musculatura pélvica relaxa e o corpo o bebê gira para passar pelos ossos da bacia da mãe.

Criar filhos exige grande esforço físico e emocional e a vida muda para sempre. A juventude ficou para trás e o corpo entra em uma nova fase de mudanças.

Dicas para engravidar

Para engravidar a mulher obviamente deve estar no período fértil. O período fértil são aqueles dias do mês que pode ocorrer gravidez em caso de relação sexual sem camisinha ou pilula anticoncepcional. Para descobrir se período fértil chegou:

  • Verifique se você está com maior umidade na vagina. O muco vaginal fica mais espesso e com consistência similar à clara de ovo comumente no quarto dia depois da ovulação.
  • Para calcular o período fértil mulher conte 14 dias da desde o início de seu último ciclo menstrual. Deste ponto conclua que você estará ovulando entre dois dias antes e dois dias depois desta data.
  • Algumas mulheres sentem dor no ovário que está ovulando, ela pode ocorrer mais para a direita ou esquerda na parte de baixo da barriga que fica logo acima dos pelos do púbis.
  • Para ter certeza que está ovulando compre na farmácia um teste de ovulação e, em caso positivo, corra para cama com o seu companheiro.

POSIÇÃO PARA ENGRAVIDAR

Não há certeza sobre a melhor posição para engravidar. Mas os especialistas indicam que não devem ser usadas posições sexuais que desafiem a gravidade, portanto a mulher não deve fazer sexo sentada, de pé ou por cima do parceiro. A posição “papai e mamãe” é considerada a melhor para engravidar, pois expõe o colo do útero da mulher a uma penetração mais produnda.

Autor: Alessandra Nogueira

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

58 Comentários

  1. olha começei a tomar acido folico ja tem 2 semanas e meia estou sentindo moleza no corpo e muito sono e vontade enorme de comer de madrugada isso é sinal de gravidez mais nao desceu pra mim ainda só saiu uma borrinha de cafe me ajudei a descobris esse misterio me mande seus comentarios estou com medooo…

    Thumb up 0
  2. eu tinha pólipos na cavidade uterina e policisto no ovario direito e tive que tiralo o ovario e fiz a polipectomia para tirar o polipo ,eu queria saber se eu consigo engravidar só co um ovario esquerdo pq ja tem 3 meses que eu operei e ainda não conseguie e o meu médico que me operou falou que eu ja estava pronta para engravidar meu marido quer ser pai e fica me cobrando sempre .

    Thumb up 7
  3. oi boa tarde meu ciclo menstrual foi no dia 19 /10/2011 ate 19/11/2011 minha menstruação ficou atrasada 17 dias meu ciclo mais fetil foi no dia 02 de Dezembro 2011 neste dia 02 meu esposo gozou dentro mais de 1 vez neste período não tem como eu ficar gravida tem mais de 1 ano de tentativa o nosso medico falou que nos dois estar normal que posso engravidar normalmente meu ciclo é de 31 dias vcs pode nuns ajudar o que tem de errado eu fiz o exame de gravides e deu negativo o de farmácia também

    Thumb up 9
  4. olá, sou casada há quase 4 anos e estou tentando engravidar faz 2 anos.Ano de 2010 em fevereiro, fiquei grávida de 1 mes e meio e tive um microaborto. Em 2011 em junho fiquei grávida de 1 mes e meio e tive outro aborto. To ficando desesperada.. Pois não consigo segurar meus bebês, o que fazeer? faz fiz todos os exames e o médico disse que está tudo normal, fez exames procurando causas do aborto e disse que tava td normal…
    me ajudem?

    Thumb up 3
  5. ola meu nome e roberta gostaria muito de engravidr nao tomo mais remedio e nao uso camisinha e namoro 1 dia sim e outro nao e no consigo engravidar ok eu faço minha mestruaçao varia de mes em meses e o meu marido sempre ejecula dentro de mim quero entrar em 2012 gravida

    Thumb up 3
  6. gostei muito dessas dicas pra saber quando a mulher está fertil eu particulamente não sabia . muito obrigada gostei muito quero receber mais dicas pra engraviida afinal eu quero uma menina e não sei como fazer agora sei .brigada

    Thumb up 0
  7. sempre tive vontade de engravidar mais nao consiguo faço de tudo mais nao engravido por favor me ajuda meu namorado ké muito um filho e nao consiguo estou kerendo ser mae a 3 anos e quando estou menstruada eu tento nao tomo mais remédio a 4 anos e ja tive um filho mais perdi quando estava com 2 meses de gravidez e agora naos sei pq nao consiguo mais por favor me ajude obrigada

    Thumb up 0
  8. sei que tinha que esperar pelomenos o meu primeiro ciclo depois da curetagem mas ñ resisti quando senti que estava ovulando com 25 dias depois da curetagem namorei sem camisinha,seja o que deus quiser. que deus mim proteja.

    Thumb up 2
  9. gostei muito de ler todas essa perguntas e respostas.e justamente hoje 10/11/2011 senti uma forte dor no meu ovario direito e so assim eu descobrir que era a ovulação…..tem apenas 25 dias que fiz uma curetagem o meu bb morreu dentro de mim com 3 messes. mas so vim descobrir com 4 meses….etava passando por um momento muito difil em minha vida com o falecimento do meu pai e agora o da minha mãe Cuidei do meu pai e da minha mãe ate a morte deles…E fiquei muito triste extreçada e tudo isso passei pro meu bb.e depois que minha mãe faleceu ainda ficou o problema da herança pra mim ressolver la no pernambuca…..que esta dando o maior trabalho..passei por muito problema nessa gestação tenho um filho de 12 anos esse seria o segundo filho , depois de 9 anos sem usar nada para evitar… cuando consegui perdi de pois de uma descurção com a inquilina que ta morando na casa da minha falecida mãe.enfim. agora so mim resta tentar novamente e ter muita paz.e socego,,,,,deixei tudo pra la depois dessa. obrigada e minha primeira vez que estou tentando participar desse site.

    Thumb up 1
    • gostaria de saber se depois da curetagem fica mais facil para engravidar assim como o pessoal falam,ñ tive complicação nem uma e nem senti dor tomei nestesia geral na ora da curetagem o medico falou que estava tudo bem comigo,e que eu so continuasse tomando o acidofolico ja que eu queria engravidar de novo, era tudo que eu queria ouvir……..mas tenho medo demorar a engravidar de novo ja que eu passei 9 anos tentando antes desse aborto.a minha menstruação e so 3 dis e é tão pouquinha sera melhor que eu tome o sufato ferrozo junto com o acidofolico.bejãooooooooooooooe obrigada por essa oportunidade,de poder esta espresando o que eu sinto.

      Thumb up 0
  10. Faz mais de três anos que tento engravidar será que tenho algum problema e não vou conseguir ser mãe

    Thumb up 2
    • nunca pense assim td é no tempo do senhor!!!

      Thumb up 2
  11. no meu caso eu ñ qro engravidar, eu transo com meu namorado
    mas agnte ñ usa camisinha e eu ñ tomo nenhum anticoncepcional

    Thumb up 0
  12. transo com meu esposo
    a um mes ele vem gozando dentro de min
    estou sentindo que posso estar gravida
    minha mestruação esta atrasada
    deseu pra min uma mestruação
    marro sera que posso estar gravida?
    bejos presciso da resposta

    Thumb up 6

Envie um comentário

Leia o post anterior:
seio-cafe-grande
Tomar café “encolhe” os seios

Uma pesquisa realiza...

Fechar