O universo em um clique

O que os abusos fazem com o seu corpo?

fumar  e beber

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 12.10.2008 as 23:45

Share

No segmento apresentado pelo médico Dráuzio Varela, no programa Fantástico, ele falou sobre os abusos que o corpo sofre no começo da vida adulta podem ter conseqüências para toda a vida.

Aos 20 anos já atingimos a estatura máximas, mas nunca deixamos de nos modificar. Trilhões de células formam os órgãos e tecidos. Com o tempo elas ficam lesadas e envelhecem, mas são substituídas todos os dias. Órgãos inteiros são renovados. A cada dois anos removamos praticamente o corpo inteiro.

Alguns tecidos se removam mais depressa, como os cabelos, que são células da pele modificadas. Cada folículo capilar fica dentro da pele. A cada ano estas células permitem que fabriquemos 11km de pelos e cabelos pelo nosso corpo.

EXERCÍCIOS

O corpo humano também é construído para o movimento e precisa dos exercícios físicos para fortalecê-lo. O coração, o músculo que mais funciona, é um excelente exemplo.

Os pulmões também se beneficiam com os exercícios, pois os capilares dos alvéolos são estimulados a crescer e podemos respirar melhor. A superfície dos pulmões poderia cobrir uma quadra de tênis se fosse esticada.

O esqueleto ganha muito com os exercícios, pois a pressão nos ossos os fortalece. Osso velho é perdido e outras células vêm repô-las, fortalecendo-os.

Os músculos também se hipertrofiam com os exercícios. Eles compõem a terça parte do peso de um adulto e são formados por pacotes de fibra. Algumas atividades físicas causam danos aos músculos os espalhando e separando suas fibras, esse dano faz adicionar material extra e isso os aumenta.

DANOS AO CORPO

Mas há atividades que lesam os tecidos de maneira irreparável. A fumaça do cigarro não é a única coisa que destrói nosso corpo.

A audição é prejudicada pelos ruídos mais fortes. O problema está na cóclea, que transforma o som em impulsos elétricos. Como seus cílios são frágeis eles podem ser destruídos por sons intensos e de alta freqüência e nunca mais crescem. Assim perdemos a audição lentamente.

A bebida alcoólica aumenta a pressão arterial, perdemos a coordenação motora e falamos demais. Ele é um veneno quando consumido em excesso. O álcool muda o estado físico e mental. Os neurônios são afetados quando bebemos demais, a conexão entre alguns deles ficam mais rápidas e outras sinapses são bloqueadas.

O álcool engana o cérebro fazendo com que ele ‘pense’ que estamos cheios de água, produzindo mais urina. Desidratamos-nos e na manhã seguinte vem a ressaca com dor de cabeça e mal-estar.

O fígado, um órgão que realiza mais de 500 funções no corpo, tem que colocar ordem na casa. Ele é quem elimina as substâncias tóxicas ingeridas na bebedeira. E precisa de muita água para isso. O cérebro perde água para que o fígado possa trabalhar eliminando as toxinas, isso causa dor de cabeça.

Beber água, muita água, é a melhor atitude para curar a ressaca.

One comment

  1. eu vi essa reportagem
    Exelente
    todo programa do Dráuzio Varela eh D+
    tudu q passa com ele eu paro pra ve

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.