O quinto gigante do sistema solar

Publicado em 26.09.2011

O sistema solar já teve cinco planetas gigantes e gasosos em vez dos quatro que existem hoje. Essa é a conclusão de uma simulação da evolução do sistema solar, o que sugere o quinto gigante foi arremessado para o espaço interestelar cerca de 4 bilhões de anos atrás, depois de um encontro violento com Júpiter.

Há décadas os astrônomos lutam para explicar a estrutura atual do sistema solar. Em particular, Urano e Netuno não poderiam ter sido formados onde eles estão hoje. Um cenário mais provável é que os planetas orbitavam muito próximos quando foram formados e só se afastaram quando seus discos de gás e poeira foram dispersados.

Mas os grandes valentões gravitacionais do sistema solar, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, não teriam ido tranquilamente para suas novas casas, quer dizer, órbitas. Simulações anteriores mostram que pelo menos um planeta, provavelmente Urano ou Netuno, deveria ter sido expulso do sistema solar na confusão.

Até então, pesquisadores não sabiam como resolver a questão. Mas agora propuseram uma solução: um gigante de gelo foi sacrificado entre Saturno e Urano, tudo pelos seus irmãos planetários.

Se a simulação começa com cinco planetas gasosos, um planeta se perde. E na maioria dos casos, o resultado é um bom sistema solar.

No total, foram feitas 6 mil simulações de computador, com quatro ou cinco gigantes de gás, em várias posições iniciais em torno do sol. Os testes simulam o início logo após a dispersão do disco de gás e chegam a 100 milhões de anos, tempo suficiente para que os planetas estabeleçam suas órbitas finais.

Em 10% das simulações feitas com quatro planetas, sobraram apenas três. Porém, na metade das simulações com cinco planetas o resultado foi um sistema solar muito parecido com o nosso. Os melhores resultados ocorreram quando o quinto planeta ficou entre Saturno e Urano e acabou sendo expulso após um encontro com Júpiter.

O cenário de cinco planetas gasosos resolve alguns outros mistérios também. Para os planetas rochosos sobreviverem intactos enquanto os gigantes de gás brigavam por uma posição, algumas simulações anteriores mostram que Júpiter deve ter “saltado” de uma posição mais próxima ao sol até sua órbita atual.

Esta teoria do salto de Júpiter é muito difícil de ser provada no sistema de quatro planetas, mas é uma consequência natural do sistema de cinco. Se Júpiter atira o gigante de gelo perdido do sistema solar, ele perde o momento angular e se afasta do sol.

A reorganização também pode ter perturbado a formação do cinturão de Kuiper e da nuvem de Oort – reservatórios de proto-planetas que estão além da órbita atual de Netuno – arremessando destroços em direção ao interior do sistema solar. Isso poderia explicar o período de violência que teria ocorrido há 4 bilhões de anos, quando a lua ganhou a maioria de suas crateras. Este é o período que os astrônomos chamam de “bombardeio pesado atrasado”.

O planeta perdido há muito tempo ainda pode estar lá fora. Em maio, astrônomos no Japão anunciaram que tinham visto planetas solitários vagando pelo espaço escuro entre as estrelas. Se o gigante gasoso ainda estiver lá fora, pode ser um dos exoplanetas errantes.

Planetas de hoje podem ter outros irmãos perdidos também. Pesquisas anteriores sugeriram que um quinto planeta rochoso pode ter sido expulso de uma órbita entre Marte e Júpiter e que super-Terras podem ter sido engolidas por Júpiter ou Netuno.

O nosso sistema solar parece calmo e tranquilo agora, mas sabe-se muito bem que ele teve um passado violento. A questão ainda é como e o quanto foi violento. [NewScientist]

Autor: Patricia Herman

é aspirante a jornalista, tem 21 anos e adora ler, principalmente poemas e a filosofia alemã do século XIX. Tem um único grande vício: música.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

83 Comentários

  1. Tirando algumas exceções, quanta infantilidade. Não fiquemos tristes por isso. Estamos todos evoluindo, cada um a seu tempo, um dia chegaremos lá, não para ficar, e sim, continuar a evolução que é infinita.

    Thumb up 0
  2. Olha só que interessante…
    -Ciência confirmando aspectos de História Antiga. Uma beleza! Nota 10 para esse site visitado democraticamente por autoritários fundamentalistas!

    Thumb up 7
  3. É assim, quando não se quer compromisso com o criador o mais fácil é ignorá-lo. Todo o universo foi criado por Deus. E não há duvida pois os próprios escritos bíblicos confirmam a ciência. Imagine, no livro de Jó diz que a terra é redonda, nos primeiros versículos fala-nos em clonagem, e por ai vai e vejam quantos mil anos tem. Por falar nisto que tanto reprovam a questão de crentes ou religiosos, o homem é composto de corpo alma e espirito.Ou quem sabe vcs nunca ouviram falar nisto? Você já pensou porque você chora? Há coisas que a ciência jamais explicará pois são pertencentes a Deus, ele sim existe, como nós também temos uma alma e vocês sabem para onde irá tua alma após a tua morte. Pergunte para a ciência. Mas a Bíblia tem a resposta para esta questão, e ela foi redigida dezenas de centenas de anos antes das grandes descobertas cientificas ou contemporâneas. Ela mesma, a Bíblia, já dizia que nos últimos tempos a ciência se multiplicaria. E o que estamos vendo nos últimos 100 anos?
    Deus não precisa que acreditemos nele, creiamos ou não sejamos CRENTES ou não ele continuará sendo Deus e te amando na mesma intensidade. Foi para provar este amor que enviou seu filho Jesus Cristo para resgatarmos da morte eterna, por causa de nossos pecados.

    Thumb up 8
    • Quando Pedro Àlvares Cabral chegou nesta Terrinha, havia seres humanos por aquí e viviam há muito tempo. Será que eles conheciam os homens que criaram Deus? Será que eles conheceram ou conheciam o Filho de Deus, Jesus?
      Eles conheciam Jacy e Tupã (A Lua e o Trovão) e outros mitos que criaram também para eles.
      E a civilização Inca? E a civilização Maia?

      Thumb up 7
    • Cara, essa reportagem em momento algum questionou se Deus existe ou não. Essa reportagem não tem nada a ver com isso. Não viaja!

      Thumb up 13
  4. Mas que bagunça este post!

    Pra mim, alguém entrou no orkut, em alguma comunidade das ovelhas, e pediu para elas virem em rebanho, todas saltitantes, negativar todos os comentários das pessoas que ARGUMENTARAM DE FORMA PERFEITA.

    Eu li todos os comentários, e não vi um sequer que defenda a existência de um criador. Apenas negativam e ofendem as pessoas.

    Patético.

    Thumb up 6
  5. eu acho que X é o mesmo que 10…. e para um leigo x é x e 10 é 10,na mente dele nada a ver um c/ o outro….!!!

    Thumb up 1
    • De repente pode pensar que X é cheese do salada. Também pode pensar que é aquela questão que não acertou no Enem.
      Como aquí entram-se em questões religiosas, pode ser que alguém pensa que 10 é Deus ou que Deus é 10 e acabam colocando um X no capeta. Se disser que X é 10 em algarismo Romano, logo aparecerá um fanático dizendo que só podia SER ROMANO.

      Thumb up 4
    • De repente pode pensar que X é cheese do salada. Também pode pensar que é aquela questão que não acertou no Enem.
      Como aquí entram-se em questões religiosas, pode ser que alguém pensa que 10 é Deus ou que Deus é 10 e acabam colocando um X no capeta. Se disser que X é 10 em algarismo Romano, logo aparecerá um fanático dizendo que só podia SER ROMANO.

      Thumb up 3
  6. Olá a todos !
    Pessoal, temos vários cabeções aqui e não vou citá-los para não ferir o ego de algum que tenha sido esquecido mas, apesar disso, falta, a meu ver, um pouco mais de paciência e humildade quando estes cabeções respondem aos menos estudados (nem vou dizer menos dotados intelectualmente porque isto não existe) ou que professam algo diferente do que eles tem como o certo certíssimo.
    Humildade e tolerância, pessoal !
    É assim que se constrói um mundo melhor, acho :-)
    Abraços a todos !

    Thumb up 5
    • Cara, na boa, queria que a galera que virou churrasco na caças as bruxas estivesse aqui para ouvir o que você está dizendo.Ficariam emocionados.

      Voce esta se referindo aos crentes ou aos lado cientifico do site como não tolerante?

      Se for ao lado cientifico, vai na porta da igreja e comece a falar de novas teorias e tal. Será que eles vao ser educados?

      Ainda vivemos na era da ignorancia, apesar de alta tecnologia e transmissões de informação em massa tentar combater essa “ignorancia Sacra”.

      Ainda nao caiu a minha ficha pq esses crentes ficam frequentando o hypescience, tenho certeza que nao sao crentes e sao so trolls da internet.

      Thumb up 13
    • Ei! Iiih!… Você está por fora mesmo! A maioria dos crentes são enxeridos. Eles vão em quase tudo quanto é lugar. Nos presídios, sempre estão deitando as Pérolas oas porcos. Nas delegacias, sempre estão advogando em nome de Jisuis. Nos sites como este, ficam dando seus pitéis abstratos, ilógicos e tentando provar sem provas onde não deveria fazer outra coisa senão ler a matéria. O único lugar que a gente não vê as crentaiadas indo convencer as pessoas é nos puteiros, zonas de baixo meretrício. E é nesses lugares que eles deveriam estar presentes salvando almas e pregando as suas mea-verdades.

      Thumb up 14
  7. O problema é que certas pessoas não gostam de pensar por si próprias, Hannah!

    Thumb up 12
  8. Mano nem adianta ficar discutindo com os crente trolls que vem postar que deus eh sinsitro em um site cientifico.

    Os caras nao tem capacidade de enxergar as coisas com os proprios olhos e prescisam ser guiados.

    Se Deus existise mesmo, Não precisaria de igreja.

    Se a biblia eh verdadeira, AONDE TA OS DINOSSAUROS?

    ah perai eles nao existem. O.o

    Thumb up 16
  9. Esse é o problema básico Arnaldo.
    Esperar sentado que o Universo se adapte a nós ao invés de nós corrermos o risco de perder o chão e atirarmos no abismo do desconhecido… pelo que “diz a tradição” è a única forma de começar a Viver.
    Não resolve todos os problemas, mais começamos a caminhar na direção certa sem dúvida.

    O que está passando com os votos negativos ao Jonatas? Claramente é uma perseguição. Isso não pode ser evitado ou controlado distanciando os tempos dos votos ou simplesmente dando cores em escala de arco-íris sem apagar o comentário?

    Thumb up 8
  10. para que falarem tão mal dos cientistas, isso se trata apenas de uma teroria! ah e lembrando, eu como rosquinha

    Thumb up 2
    • Meu parafuso passou pelo torno(cirurgia p retirada de fimose) e está com a rosca perfeita. Qualquer porquinha encaixa bem.

      Thumb up 9
    • pra que isso, eu tava de brincadeira, :(

      Thumb up 1
    • pra que isso? eu vou falando uma coisa, vocês só tão perdendo tempo negativando os comentários dos outros

      Thumb up 6
  11. Trata-se apenas de uma matéria! Pra que bravuras se não temos a mininma condição de analisar NADA (ou quase nada) sobre este nosso sistema solar e, bem menos, a respeito do nosso universo (visivel). Filosofar é facil… Provar é o difícil. E sobre deus, então, nem se fala… fora de cogitação…, a menos que alguém daqui já esteve lá! PROVEM o preto no branco e, aí sim, poderemos conversar sobre nossa insignificancia existência que quer saber bem mais do que podemos imaginar!

    Thumb up 15
    • Acho que não foi nada bom. Não souberam opinar. Até me imaginei dissertando uma tese de mestrado pra um publico que só gritava:
      blasfêmia! ( … ? …)
      blasfêmia!
      blasfêmia!
      blasfêmia!
      blasfêmia!
      blasfêmia!
      blasfêmia!
      blasfêmia!
      Só sabem isso, não sabem argumentar.

      Thumb up 12
    • uhauhashu aposto que tem alguem que tá só te negativando, negativa, troca ip e negativa denovo…

      rsrsrs

      Thumb up 7
    • Isso nem me importa mais, com certeza é um desocupado

      Thumb up 13
    • Acho que nem adianta perguntar qual a finalidade disso… :(

      Thumb up 3
    • E isso tá acontecendo comigo também, tem gente desocupada que não tem criatividade para postar qualquer comentário, e fica negativando todo mundo…

      Thumb up 4
  12. CORRIJO e peço desculpas…

    Ainda que me parece muito chato…

    É interessante como uma simulação de 6,000 variáveis é suficiente para criar certezas científicas na mente de alguns.
    Assim como ±6,000 anos de história e algumas poucas escrituras são suficientes para criar certezas religiosas.

    E se de repente fosse revelado que o número de variáveis/simulações para este experimento é de 6 trilhões ou muito mais? 6,000 possibilidades de investigação ou simulações continuaria sendo religiosamente científico?

    Só quero entender como se desenvolve o fato de que algo pode ser considerado respeitável ou não na mente de algumas pessoas.

    Ademais, e se considerássemos que as variáveis são somente percepções geradas pelo fato de que nós estamos “dentro do tempo” e essa 4ª dimensão, tempo, permite/condiciona variações nas projeções/percepções materiais que você chama de vida ou realidade?

    Deveríamos considerar como realidade o que? Que o gato de Schrodinger está morto ou que está vivo? Ainda que Schrodinger somente estava considerando 2 possibilidades aqui.

    Minhas perguntas considerações aos religiosos já serão para outro momento.

    Thumb up 8
  13. Ainda que me parece muito chato…
    É interessante como uma simulação de 6,000 variáveis é suficiente para criar certezas científicas na mente de alguns.
    Assim como ±6,000 anos de história e algumas poucas escrituras são suficientes para criar certezas religiosas.

    E se de repente fosse revelado que o número de variáveis para este experimento é de 6 trilhões ou muito mais? 6,000 possibilidades de investigação continuaria sendo religiosamente científico?

    Só quero entender como se desenvolve o fato de que algo pode ser considerado respeitável ou não mente de alguma pessoa.

    Ademais, e se considerássemos que as variáveis são somente percepções geradas pelo fato de que nós estamos “dentro do tempo” e essa 4ª dimensão, tempo, permite/condiciona variações nas projeções/percepções materiais que você chama de vida ou realidade?

    Deveríamos considerar como realidade o que? Que o gato de Schrodinger está morto ou que está vivo? Ainda que Schrodinger somente estava considerando 2 possibilidades aqui.

    Minhas perguntas considerações aos religiosos já serão para outro momento.

    Thumb up 2
    • Como estamos dentro da quarta dimensão, estamos sim sobre seu efeito, e imersos em suas limitações de tal modo que apenas hipoteticamente se poderia pensar em nível de quinta dimensão, mesmo que indícios apontem que ela exista. Mas esses indícios poderiam se sentidos por habitantes de dimensões mais baixas como nós? No campo da matemática, só matrizes podem ser multidimensionais, daí ainda tenho muito a aprender.

      Thumb up 6
    • Partes do princípio que somos limitados à certas áreas de “experienciação” (palavra inventada).
      Não sei porque temos que partir desse princípio mais é um fato que já começamos a encaixar as coisas de uma forma que seja mais fácil adaptar a realidade à nossa capacidade de compreensão. E não admirar-lha simplesmente pelo o que ela é.
      Isso é resultado de utilizar somente o lado lógico de nosso cérebro, ou melhor, de nosso sistema cognitivo. Também existem outras influências externas que possuem interesses “pessoais” que seja assim.
      Quem sabe se utilizássemos sistemas mais intuitivos estaríamos mais abertos a perceber coisas que os sentidos comuns não percebem?
      Quem sabe até nesse/s outro/s sistema/s cognitivo/s, intuitivo, de ressonância, transliterador, etc. elevaria a uma vibração mais elevada o nosso corpo, permitindo assim a experienciação em outros níveis de manifestação ou realidade/relatividade?
      Afirmar que assim é não adianta nada se cada um não viver como experiência própria. Mais é coisa de considerar-se.

      E quando falamos de indícios, é uma palavra muito bonita e parece tão real verdade? Mais se olhar-mos com atenção, TUDO SÃO INDÍCIOS.
      Dentro dessa relatividade que vivemos/experienciamos, os conceitos que temos de realidade, não somente já mudaram muitas vezes, como ainda deverão mudar radicalmente nos próximos 100 anos.
      Não conhecemos realmente a água, a matéria, a gravidade, o cérebro, o sistema nervoso, e a lista é ENORME. Temos indícios do que seja, o que não dizer de que tenhamos incorporado o que É.

      Thumb up 8
    • Concordo. Temos que aprender a equilibrar os hemisférios do nosso cérebro. Muitas vezes, consciente ou inconscientemente, nos auto-sabotamos fechando as portas de nossos pensamentos para coisas que se apresentam diante de nós, pelo simples medo de abandonar alguns princípios ou medo do que é desconhecido.

      Thumb up 5
    • Repito aqui seu comentário que parece ter sido atacado:
      “Concordo. Temos que aprender a equilibrar os hemisférios do nosso cérebro. Muitas vezes, consciente ou inconscientemente, nos auto-sabotamos fechando as portas de nossos pensamentos para coisas que se apresentam diante de nós, pelo simples medo de abandonar alguns princípios ou medo do que é desconhecido.”

      Concordo com a conclusão de seu comentário.
      Ainda que percebo que o processo mental revelador não se dá no cérebro e sim em campos eletromagnéticos mais sutis e decantam no cérebro como um dos tradutores ao sistema biofísico. O que não muda nada do que você comentou.

      Thumb up 3
    • Na verdade pela teoria quantica o gato deveria estar morto e vivo ao mesmo tempo, mas não vemos isso devido a decoerência quantica.

      Thumb up 3
    • Exatamente Andy, por isso talvez deveríamos considerar que o gato nem exista como realidade. Somente como uma projeção espaço/temporal de uma experiência projetada pelo observador/experienciador (palavra inventada).
      Talvez, essa ilusão que chamam de realidade, seja somente uma de trilhões de opções que estão sendo vividas como potenciais, não ETERNOS ou dentro do contínuo além do tempo/espaço. Como uma trampa que não permite a verdadeira essência experienciadora, alguns chamam de alma, liberar-se.
      Prefiro expor como uma hipótese, uma vez que a experiência pessoal pouco importa quando o verbo deve ser usado como meio de traspasso.

      Thumb up 4
  14. A harmonia da natureza é o fruto do caos, o sistema solar, o nosso planeta, os átomos o proprio universo, começaram violentos, resplanedescentes, e em constantes colisões, até encontrar-se o melhor ponto de equilíbrio, as transformações seguem constantes, mas agora com uma linha alcançada neste ponto de equilíbrio. Mais uma vez pergunto, me expliquem porque eu não me julgo dono da verdade, onde se encaixa um Criador em tudo isso?
    Quanto ao quinto planeta, não foi avistado, apenas tem indícios em cálculos matemáticos, mas na história da astronomia o planeta Netuno foi descoberto por cálculos matemáticos. Então é uma bela questão em aberto.

    Thumb up 5
    • Bah e ninguem me respondeu… difícil demais, então me coloco no ligar dos cristianados e mostro possíveis respostas:
      1 “Deus é onipotente e supremo, não importa que o Universo seja caótico, é através do caos que encontra a harmonia”

      2 “É irrelevante um universo caótico. O que parece caótico para nós é orquestrado por Deus, é seu método”

      mas a melhor seria essa

      3 “Deus escreve certo mesmo por lnhas tortas”

      Como podem ver, eu os desafiei e nem era difícil a minha indagação. Só sabem falar na “palavra de deus” mas me parecem imcapazes de defendê-la. Mesmo ateu, entendo deus melhor que muito cristão. E ainda vem gente aqui me chamar de ignorante.

      Para acreditar em algo, tem que saber por que. Do ontrario, não passa de uma ovelha em um rebanho. Se o pastor levar pra um despenhadeiro, vão.

      Thumb up 7
  15. Este espaço, parece-me, dedicado à assuntos palpáveis baseado na ciência. Mesmo que alguns assuntos religiosos afloram por esta banda, ainda assim, tem cunho científico.
    Temos vários sitios para discussões religiosas e sou contra aqueles que vão lá postar comentários científicos. Creio que existe momentos para tudo e para cada mmento existe uma forma de manifestar-se. Neste caso, nesta matéria, ainda não apareceu nenhum abelhudo religioso postando suas ignorâncias, portanto, não devemos atacá-los de ante-mão. Estaríamos equiparando com as prepotências deles, estaríamos sendo um igual, porém, no outro ponto de pensamento.
    As religiões e a ciência vivem de teorias com uma diferença; a Ciência com poucos tempos provam suas teorias e a Religiõ até hoje não provou nada.

    Thumb up 27
    • Eu sei disso, mas eles vieram aqui atacar, até mandaram o Cesar procuar um psicologo. Foram eles que começaram.

      Thumb up 6
    • Grande Jonata! Esses tipos que pululam sites como este, devem ser ignorados. Eles querem isso mesmo. Eles querem chamar a atenção pública como as crianças emburradas e nervosinhas fazem em público contra seus pais.Eles querem que enervamos como eles ficam enervados quando assuntos contrariam seus dógmas e crêndices abstratas.
      A melhor forma de dar respostas à esses tipos é apenas negativando seus comentários quando fogem da matéria em discussão. Nada mais. Não precisa nada mais. Não nos comparemos à eles!…
      Calma! O mundo é democrático até por enquanto. Cristo foi um comunista democrático. Pregava a divisão dos bens e comia com os fariseus. Isto já contraria qualquer doutrina religiosa que, na verdade, são cheias de preconceitos.

      Thumb up 17
  16. Quanta revolta contra as religiões,a pesquisa nem citou nada sobre isso e já cairam de pau em cima,Ô turminha medíocre e revoltada!!!

    Thumb up 47
    • eu sou gaúcho, amigo, mas se me pisar no pala o buchincho está feito.

      Thumb up 1
    • Tb sou gaúcho e acredite… me envergonha saber que tu assumistes uma posição de total iracionalidade, e mais, ser gaúcho nao é sinônimo de ser mentalmente incapaz…
      Em seus comentários só vi criticas e ataques àqueles que acreditam em uma força superior que rege tudo em perfeita harmonia. Até mesmo Einstein acreditava em uma força a qual chamou de Deus. Mas beleza… se quiseres se comparar com uma das mentes mais brilhantes que já passaram por este planeta… tranquilo…
      “Deus não joga dados com o universo” Albert Einstein

      Thumb up 42
    • analisa melhor os meus comentários antes de vir me rotular. eu apresentei uma idéia e alem de negativado, fui ofendido, isso que apenas apresentei minha ideia, e pedi por respostas, disse que estava aberto a ideias diferentes. não acredito em jesus cristo e não gosto de religiosos, ponto final.

      Thumb up 3
    • Eles não respondem porque só sabem ouvir, baixar a cabeça e empurrar na cabeça que o que dizem seus lideres religiosos é verdade.

      Thumb up 4
    • Não sou Einstein, apenas analisei os fatos e e apresentei minha conclusão. E não tive nehuma resposta razoável, só ataques, porisso revidei

      Thumb up 4
    • irracionalidade é crer no que não existe, só por conveniencia, porque foi criado para isto. Se einstein acreditava pra mim é irrelevante, eu não acredito.

      Thumb up 5
    • Tenso, você adora postar várias vezes em sequência. x.x (aka FLOOD)

      Thumb up 22
    • Nick, isso é pra dar trabalho a quem fica negativando meus comentários

      Thumb up 3
  17. É, falta inteligencia nesses cristianistas, jeováticos e crentes pra me responder a altura. São ovelinhas dos pastores de deus. Eu morei em fazenda e sei o quanto uma ovelha é burra.

    Thumb up 3
    • Piada é piada, não se desculpe… , mas quanto a comer ovelha, no sentido de carne, é um dos melhores tipos de churrascos, se nunca experimentou apriveite se surgir oportunidade. Quanto a cidade confesso, não entendi…

      Thumb up 2
  18. Pelo tamanho do universo, nóis é a sombra do pó da poeira da partícula do fóton da explosão do gás da cauda do pósitron do relâmpago do lampejo do raio… isso numa grande perspectiva! Se pegar na ponta do lápis não é a metade! Não conseguimos chegar nem ao fundo de nossos oceanos!

    Thumb up 8
  19. Quando alguem comenta de forma analitica e cientifica, essa reportagem cientifica, negativam. Quando publicam piadinhas e trocadilhos, valorizam. Brilhante, esse é o brasil, e o brasileiro.

    Thumb up 7
  20. O Universo é na verdade fruto da vários vetores errantes, combinações e recombinações aleatórias de campos de energia. É como derrubar um líquido em um funil, ele vai colidir com as paredes até encontrar a saída. Os átomos ficam trocando elétrons até encontrar a estabilidade, e finalmente os sistemas planetários vão jogando planetas uns contra os outros até encontrarem o equilíbrio gravitacional que vemos hoje. Onde está o criador? Quero pedir a crentes em Deus ue não se ofendam, assim como posso publicar e defender minhas idéias, espero que publiquem a defendam as suas, sem contra-ataques porfavor porque isso não foi um ataque, é só a minha opnião, a minha visão.

    Thumb up 8
    • Negativar meu comentário é fácil, quero ver resposta capaz de convencer que estou errado. Sem ofença ou ataque nem pregação religiosa, estou aberto a opniões e argumentos, falem.

      Thumb up 6
    • Não, Jonatas, vão usar um nick ameaçador para dizer que você tem problemas e deve procurar um psicólogo.

      O interessante é que a teologia natural (a que pretende provar a existência de deus baseada na suposta perfeição da natureza) foi abandonada pelos teólogos mais sérios há séculos.

      Thumb up 7
    • -A pesquisa é sobre o quinto gigante do sistema solar,e não sobre religião…

      Thumb up 34
    • Mas até quando falei sobre o quinto planeta os crentes negativaram meu comentário. Só negativaram, não responderam, isso me deu raiva.

      Thumb up 3
    • Não adianta pedir respostas aos cristãos, eles sempre dirão que ela está em deus.
      A religião é um labirinto com poucas saidas, felizmente encontrei uma.

      Thumb up 7
    • Olá Marte !
      Cara, concordo com voce. Também achei meio estranho esta suposta colisão. E os outros planetas ? Também seriam afetados por um evento desta magnitude, acho eu …
      Abraços

      Thumb up 0
  21. É..mas não seria esse, o Nibiru.
    Pois ele não está em orbita do sol.

    Thumb up 5
    • Olá Wellington !
      Pois é, não seria esta a razão ? :-)
      Neste caso, não precisaria nem colisão, bastaria passar perto das órbitas para haver a perturbação gravitacional …
      Mas enfim …
      Abraços

      Thumb up 3
  22. Vixe, não disse? Este planeta aí é Nibiru, foi o Prof. McCanney que me disse. Enquanto isso, deixa eu cuidar do estoque de Beck, afinal 2012 etá chegando, Apocalipse Now!

    Thumb up 18
  23. Os primordios do Sistema Solar era como uma mesa de sinuca, um bate rebate de planetas e asteroides. Hoje vemos sinais disso nas crateras de Calisto, Lua, Miranda… Na inclinação de Urano… Até na origem da Lua, na teoria do planeta que teria se chocado com a Terra. É possível que o Sistema Solar tenha expulsado até mais do que um Planeta, embora pareçam tão afastados entre si, a atual configuração do Sistema Solar é o melhor momento de equilíbrio entre os planetas. O fato é que quando observamos outros sistemas planetarios, é o nosso que se revela um sistema diferenciado.

    Thumb up 10
    • queria que autores de votos negativos dessem uma opinião melhor que a minha antes de querer negativar o que eu digo.

      Thumb up 6
  24. Um golpe para quem acha que o Sistema Solar foi montado por uma inteligência superior, com harmonia e precisão…

    Thumb up 21
    • É verdade, tivemos um passado bem agitado. Assim é tudo que existe, de erros e combinações aleatórias. Se houvesse “Criador”, as coisas não aconteceriam desse jeito.

      Thumb up 4
    • Você tem problemas cara, NINGUÉM falando de religião e você quase em todos seus posts precisa dar alfinetadas e indiretas, procure um psicólogo urgente.

      Thumb up 64
    • Se os religiosos se sentem atacados pelos fatos mostrarem falta de coerencia com a crença a culpa não é do Cesar

      Thumb up 7
    • Atacam e religião para chamr a atenção. Até que rende alguns posts.Mas por favor se informem. A inquisição cientifica atua fortemente . Vejam entrevista com o fisico brasileiro Cezar Lattes, descobridor do meson -pi sobre a farsa da relatividade em http://www.alfredo-braga.pro.br/discussoes/cesarlattes.html.
      Mas não tem jeito não , os crentes cientificos sabem ser piores que fanaticos religiosos

      Thumb up 57
    • então entre pra universal e dê 10% do teu salário pra deus.

      Thumb up 4
    • “Atacam e religião para chamar a atenção” hahahah

      vocês criacionistas, temem a realidade de um modo comovente, qualquer fato científico que confronte suas ideologias é um ataque.

      continuem assim patéticos

      Thumb up 7
    • Ué, “BayHarbor Butcher”, a coisa mais comum é ver nestas notícias de CIÊNCIAS os crentelhos tecendo loas à seres imaginários que supostamente teriam criado um mundo “perfeito”.

      Só fiz apontar que o tal “mundo perfeito” não existe. Tem algum problema com isso? Os crentelhos estão livres para manifestar-se, mas se eu o faço, eu “tenho problemas”?

      Aliás, olhas só quanta negativação no meu comentário. Devo ter jogado vinagre nas feridas de alguém. Já que NINGUÉM REFUTOU MINHA AFIRMAÇÃO, só você que veio atacar minha sanidade mental – o que indica que realmente eu devo ter jogado vinagre nas feridas de muita gente.

      Thumb up 12
    • É que falta inteligenca neles pra te responder. São ovelinhas dos pastores de deus. Eu morei em fazenda e sei o quanto uma ovelha é burra.

      Thumb up 5
    • O Hype Science é um site ótimo, com artigos muito interessantes sobre ciência. O que me deixa doida é a burrice das pessoas em tentar debater religião e ciência. Perdem seu precioso tempo com discussões cíclicas em torno de um assunto, onde cada um tem sua opinião formada e não está disposto a mudar. Dá vontade de mandar todo mundo a PQP!!!

      É um site sobre ciência e não uma mesa redonda entre ateus e criacionistas.
      Jonatas, não me falta inteligência para responder, apenas acho que aqui não é lugar para isso e, outra, não sou como uma vespa!

      Thumb up 2
    • “procure um psicólogo urgente.” quem sabe um exocista né ? ja que a inquisição acabou, so resta recomendar um psicólogo

      quanto mais se debate a religião mais ela se desfaz, lógico, ter a fé no Zeus/Deus questionada não convém a vcs criacionistas, carentes por qualquer resquício “magico” que dê uma esperança de melhora, tenho pena de vcs..sério

      Thumb up 6
    • Eu já concordo com o Cesar. Se houvesse um “criador” tudo teria surgido em perfeita ordem e planejamento. O Universo é na verdade fruto da vários erros, combinações e recombinações aleatórias de campos de energia. É como derrubar um líquido em um funil, ele vai colidir com as paredes até encontrar a saída. Os átomos ficam trocando elétrons até encontrar a estabilidade, e finalmente os sistemas planetários vão jogando planetas uns contra os outros até encontrarem o equilíbrio gravitacional que vemos hoje. Onde está o criador?

      Thumb up 5
    • É Cesar, acho que nós, dotados de cerebro e pensamento logico, não somos bem vindos por aqui. Esses cristãos são que nem vespas.

      Thumb up 4
    • Nunca vi o Cesar com tantos votos negativos. Você, Cesar, realmente tocou em uma grande ferida. Antes de estudar e perceber que o mundo não é perfeito eu reagiria da mesma forma. Foi muito bom para mim quando abri os olhos para o estudo e finalmente pude pensar por si própria.

      Thumb up 5
  25. Coitadinho desse planeta vagando perdido no espaço, quem sabe um dia ele não volta e faz um “strike” no sistema solar pra se vingar.

    Thumb up 14
  26. Ótimo, agora aguenta os adeptos á teorias conspiratórias…
    ja estou até ouvindo uma voz, não várias vozes, é o nibiru é o planeta X, é o planeta fuck yeah…

    aff

    Thumb up 30

Envie um comentário