O quinto gigante do sistema solar

Publicado em 26.09.2011

O sistema solar já teve cinco planetas gigantes e gasosos em vez dos quatro que existem hoje. Essa é a conclusão de uma simulação da evolução do sistema solar, o que sugere o quinto gigante foi arremessado para o espaço interestelar cerca de 4 bilhões de anos atrás, depois de um encontro violento com Júpiter.

Há décadas os astrônomos lutam para explicar a estrutura atual do sistema solar. Em particular, Urano e Netuno não poderiam ter sido formados onde eles estão hoje. Um cenário mais provável é que os planetas orbitavam muito próximos quando foram formados e só se afastaram quando seus discos de gás e poeira foram dispersados.

Mas os grandes valentões gravitacionais do sistema solar, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, não teriam ido tranquilamente para suas novas casas, quer dizer, órbitas. Simulações anteriores mostram que pelo menos um planeta, provavelmente Urano ou Netuno, deveria ter sido expulso do sistema solar na confusão.

Até então, pesquisadores não sabiam como resolver a questão. Mas agora propuseram uma solução: um gigante de gelo foi sacrificado entre Saturno e Urano, tudo pelos seus irmãos planetários.

Se a simulação começa com cinco planetas gasosos, um planeta se perde. E na maioria dos casos, o resultado é um bom sistema solar.

No total, foram feitas 6 mil simulações de computador, com quatro ou cinco gigantes de gás, em várias posições iniciais em torno do sol. Os testes simulam o início logo após a dispersão do disco de gás e chegam a 100 milhões de anos, tempo suficiente para que os planetas estabeleçam suas órbitas finais.

Em 10% das simulações feitas com quatro planetas, sobraram apenas três. Porém, na metade das simulações com cinco planetas o resultado foi um sistema solar muito parecido com o nosso. Os melhores resultados ocorreram quando o quinto planeta ficou entre Saturno e Urano e acabou sendo expulso após um encontro com Júpiter.

O cenário de cinco planetas gasosos resolve alguns outros mistérios também. Para os planetas rochosos sobreviverem intactos enquanto os gigantes de gás brigavam por uma posição, algumas simulações anteriores mostram que Júpiter deve ter “saltado” de uma posição mais próxima ao sol até sua órbita atual.

Esta teoria do salto de Júpiter é muito difícil de ser provada no sistema de quatro planetas, mas é uma consequência natural do sistema de cinco. Se Júpiter atira o gigante de gelo perdido do sistema solar, ele perde o momento angular e se afasta do sol.

A reorganização também pode ter perturbado a formação do cinturão de Kuiper e da nuvem de Oort – reservatórios de proto-planetas que estão além da órbita atual de Netuno – arremessando destroços em direção ao interior do sistema solar. Isso poderia explicar o período de violência que teria ocorrido há 4 bilhões de anos, quando a lua ganhou a maioria de suas crateras. Este é o período que os astrônomos chamam de “bombardeio pesado atrasado”.

O planeta perdido há muito tempo ainda pode estar lá fora. Em maio, astrônomos no Japão anunciaram que tinham visto planetas solitários vagando pelo espaço escuro entre as estrelas. Se o gigante gasoso ainda estiver lá fora, pode ser um dos exoplanetas errantes.

Planetas de hoje podem ter outros irmãos perdidos também. Pesquisas anteriores sugeriram que um quinto planeta rochoso pode ter sido expulso de uma órbita entre Marte e Júpiter e que super-Terras podem ter sido engolidas por Júpiter ou Netuno.

O nosso sistema solar parece calmo e tranquilo agora, mas sabe-se muito bem que ele teve um passado violento. A questão ainda é como e o quanto foi violento. [NewScientist]

Autor: Patricia Herman

é aspirante a jornalista, tem 21 anos e adora ler, principalmente poemas e a filosofia alemã do século XIX. Tem um único grande vício: música.

1. Olha só que interessante…
    -Ciência confirmando aspectos de História Antiga. Uma beleza! Nota 10 para esse site visitado democraticamente por autoritários fundamentalistas!

2. É assim, quando não se quer compromisso com o criador o mais fácil é ignorá-lo. Todo o universo foi criado por Deus. E não há duvida pois os próprios escritos bíblicos confirmam a ciência. Imagine, no livro de Jó diz que a terra é redonda, nos primeiros versículos fala-nos em clonagem, e por ai vai e vejam quantos mil anos tem. Por falar nisto que tanto reprovam a questão de crentes ou religiosos, o homem é composto de corpo alma e espirito.Ou quem sabe vcs nunca ouviram falar nisto? Você já pensou porque você chora? Há coisas que a ciência jamais explicará pois são pertencentes a Deus, ele sim existe, como nós também temos uma alma e vocês sabem para onde irá tua alma após a tua morte. Pergunte para a ciência. Mas a Bíblia tem a resposta para esta questão, e ela foi redigida dezenas de centenas de anos antes das grandes descobertas cientificas ou contemporâneas. Ela mesma, a Bíblia, já dizia que nos últimos tempos a ciência se multiplicaria. E o que estamos vendo nos últimos 100 anos?
    Deus não precisa que acreditemos nele, creiamos ou não sejamos CRENTES ou não ele continuará sendo Deus e te amando na mesma intensidade. Foi para provar este amor que enviou seu filho Jesus Cristo para resgatarmos da morte eterna, por causa de nossos pecados.

• Quando Pedro Àlvares Cabral chegou nesta Terrinha, havia seres humanos por aquí e viviam há muito tempo. Será que eles conheciam os homens que criaram Deus? Será que eles conheceram ou conheciam o Filho de Deus, Jesus?
      Eles conheciam Jacy e Tupã (A Lua e o Trovão) e outros mitos que criaram também para eles.
      E a civilização Inca? E a civilização Maia?

• Cara, essa reportagem em momento algum questionou se Deus existe ou não. Essa reportagem não tem nada a ver com isso. Não viaja!

3. Mas que bagunça este post!

Pra mim, alguém entrou no orkut, em alguma comunidade das ovelhas, e pediu para elas virem em rebanho, todas saltitantes, negativar todos os comentários das pessoas que ARGUMENTARAM DE FORMA PERFEITA.

Eu li todos os comentários, e não vi um sequer que defenda a existência de um criador. Apenas negativam e ofendem as pessoas.

Patético.

4. eu acho que X é o mesmo que 10…. e para um leigo x é x e 10 é 10,na mente dele nada a ver um c/ o outro….!!!

• De repente pode pensar que X é cheese do salada. Também pode pensar que é aquela questão que não acertou no Enem.
      Como aquí entram-se em questões religiosas, pode ser que alguém pensa que 10 é Deus ou que Deus é 10 e acabam colocando um X no capeta. Se disser que X é 10 em algarismo Romano, logo aparecerá um fanático dizendo que só podia SER ROMANO.

5. Olá a todos !
    Pessoal, temos vários cabeções aqui e não vou citá-los para não ferir o ego de algum que tenha sido esquecido mas, apesar disso, falta, a meu ver, um pouco mais de paciência e humildade quando estes cabeções respondem aos menos estudados (nem vou dizer menos dotados intelectualmente porque isto não existe) ou que professam algo diferente do que eles tem como o certo certíssimo.
    Humildade e tolerância, pessoal !
    É assim que se constrói um mundo melhor, acho :-)
    Abraços a todos !

• Cara, na boa, queria que a galera que virou churrasco na caças as bruxas estivesse aqui para ouvir o que você está dizendo.Ficariam emocionados.

Voce esta se referindo aos crentes ou aos lado cientifico do site como não tolerante?

Se for ao lado cientifico, vai na porta da igreja e comece a falar de novas teorias e tal. Será que eles vao ser educados?

Ainda vivemos na era da ignorancia, apesar de alta tecnologia e transmissões de informação em massa tentar combater essa “ignorancia Sacra”.

Ainda nao caiu a minha ficha pq esses crentes ficam frequentando o hypescience, tenho certeza que nao sao crentes e sao so trolls da internet.

• Ei! Iiih!… Você está por fora mesmo! A maioria dos crentes são enxeridos. Eles vão em quase tudo quanto é lugar. Nos presídios, sempre estão deitando as Pérolas oas porcos. Nas delegacias, sempre estão advogando em nome de Jisuis. Nos sites como este, ficam dando seus pitéis abstratos, ilógicos e tentando provar sem provas onde não deveria fazer outra coisa senão ler a matéria. O único lugar que a gente não vê as crentaiadas indo convencer as pessoas é nos puteiros, zonas de baixo meretrício. E é nesses lugares que eles deveriam estar presentes salvando almas e pregando as suas mea-verdades.

6. O problema é que certas pessoas não gostam de pensar por si próprias, Hannah!

7. Mano nem adianta ficar discutindo com os crente trolls que vem postar que deus eh sinsitro em um site cientifico.

Os caras nao tem capacidade de enxergar as coisas com os proprios olhos e prescisam ser guiados.

Se Deus existise mesmo, Não precisaria de igreja.

Se a biblia eh verdadeira, AONDE TA OS DINOSSAUROS?

ah perai eles nao existem. O.o