Será que o sol está emitindo matéria escura?

Há um estranho sinal vindo do espaço, na faixa de raio-X.

Quer dizer, o raio-X não é estranho; já sabemos há muito que o espaço é rico em radiação eletromagnética em muitas faixas que são invisíveis. O que é estranho é que esta radiação pode conter a assinatura de partículas de matéria escura.

A descoberta foi feita pelos astrônomos da Universidade de Leicester (Inglaterra). Eles encontraram a assinatura de partículas de matéria escura, os áxions, nessa radiação.

Áxios foram propostos em 1977 para resolver alguns problemas da física quântica, e mais tarde elevados à categoria de candidatos à matéria escura.

De acordo com a teoria, os áxions são capazes de “perceber” interações eletromagnéticas, apesar de não terem carga eletromagnética. Uma das implicações é que, em contato com um campo magnético, um áxion explode em fótons de raio-X, que são coisas que podemos detectar. Mais ainda, se estes áxions realmente existem, o núcleo do sol é um dos lugares em que eles seriam produzidos.

A descoberta, que ainda tem que ser confirmada por outros laboratórios, foi feita em cima de 14 anos de dados coletados pelo observatório de raio-X da ESA (Agência Espacial Europeia), o XMM-Newton. O que os astrônomos buscavam eram fótons de raio-X que fossem gerados quando os áxions no núcleo do sol atingissem o campo magnético terrestre.

materia-escura-2

Utilizando estes dados, os cientistas descobriram uma variação sazonal nos raios-X de fundo sem explicação. Quando todas as teorias convencionais falharam, os cientistas se voltaram às extraordinárias, como esta dos áxions.

Pela teoria, o satélite deveria observar mais raios-X quando estivesse passando pelo lado do planeta que está apontando para o sol – e uma diferença de 10% foi encontrada.

Futuro

Quais as implicações desta descoberta? Bom, teríamos uma partícula de matéria escura para analisar, uma que é produzida a 8 minutos-luz de nós. Outra implicação seria uma melhor compreensão da radiação de raio-X que permeia o céu.

Mas os cientistas estão indo com calma. Ninguém ainda anunciou que esta pode ser a primeira detecção de partículas de matéria escura do mundo, já que toda cautela é necessária nessa hora. É preciso esperar que outros astrônomos e laboratórios examinem os dados e façam seus próprios testes, para confirmar ou refutar o trabalho primeiro.

Pode ser que leve mais de dez anos até aparecer alguma confirmação. Por enquanto, apesar de promissora, esta é apenas uma possível detecção de matéria escura. [io9]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

2 respostas para “Será que o sol está emitindo matéria escura?”

  1. Talvez não tenha a ver com a força do campo magnético, mas com o fato de viajar ao longo das linhas magnéticas ou de encontrar elas em uma posição ortogonal. Mas eu estou chutando, não sei realmente por que o campo magnético do Sol não destruiu os áxions, os artigos que eu consultei parecem passar ao largo desta questão.

Deixe uma resposta