O Tricerátops nunca existiu

Publicado em 1.08.2010

Segundo alguns cientistas o tricerátops – sim, aquele com três chifres, que você considerava o dinossauro mais legal na sua infância – é, na verdade, a forma adolescente do Torossauro (um dinossauro do qual você nunca ouviu falar).

Os cientistas John Scanella e Jack Horner acreditam, portanto, que o Tricerátops nunca existiu realmente – acontece que os chifres do Torossauro podem se modificar passando da fase adolescente para a adulta. Se os dinossauros realmente forem da mesma espécie pode-se explicar porque um fóssil de Torossauro “jovem” nunca foi encontrado.

Quando amadurecem, os chifres do jovem Torossauro se tornariam mais finos e perderiam as pontas serrilhadas características do Tricerátops.

A descoberta ainda está para ser comprovada. Mas se o Tricerátops também era seu dinossauro preferido quando era criança, prepare-se para ter memórias queridas completamente detonadas pela ciência. [Gizmodo]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

29 Comentários

  1. Olha, eu gosto de Dinossauros desde os cinco anos. Ouvir essa noticia realmente me abalou, afinal, sempre detestei o Torossauro! Mas, pensem comigo: Eles dizem que nunca acharam um “Toro” jovem, mas por acaso já acharam a transição do “Tricera” para o “Toro”? Se realmente fossem a mesma espécie, não deveriam achar pelo menos um fóssil que comprova isso? Afinal, eles não mudariam de um dia para o outro!

  2. Acho meio difícil isso acontecer, até porque o tricerátopo, ou triceratops se preferirem, era muito maior e mais pesado que o torossauro. Não sou nenhum especialista nem paleontólogo, mas pesquiso sobre o assunto desde os meus 8 anos e acho meio difícil a fase adolescente ser maior que a adulta.

  3. Eu acho que deveria deichar como está, eu estava fazendo um trabalho sobre o triceratops e ai vem esse site falando que não existe???
    ah me erra vai.
    o triceratops é um dos mais famosos e tem gente que nem conhece o torosaurus.
    dexa essa descoberta de lado eles podem até ser parecidos mais o triceratops vai ser o mais querido dos pequenos e entre o triceratops e o torosauro nós iremos gostar mais é do triceratops.

    qual ele é muito querido e vai continuar sedo.

    obs:tomara que voce morra torosaurus

    • Pelo teor da sua declaração, você deveria estudar religião, e não ciência.

    • Perfeita alegação wagner, nunca vi coisa mais ridicula

  4. Mou Mentira eu acredito sim que existiu isso e farça não acredito eu senpre soube que existiu e agora vem alguem e fala que não existiu aff nem acredito alem do mais ele e daora e o velociraptor tambem !!!!!! XD

    • Sua noção sobre como funciona a ciência está equivocada!

  5. triceratops sempre vai existir pra mim foi meu dino preferido quando pequeno depois meu outro favorito foi o fuutoba agora meu favorito e o velociraptor

  6. Olha,eu quando era pequeno,AMAVA o triceratops!(mais que qualquer paleontologo)até eu conhecer o Carnotauro(e sinceramente,nunca gostei muito do T-Rex)

    para quem não sabe(noobs)o Carnotauro é um carnivoro(avá)MUITO semelhante ao T-Rex,a diferença é que ele tinha pequenos chifres e normalmente tinha uma coloração avermlhada

  7. eu acho ridiculo isso..como eles podem ter certeza que era soh um jovem de outro dinossauro?Querem que eu diga para eles que nunca existiram??Que são somente a forma jovem de alguma outra especie?!?!
    AAAH..vao se cata seus bando de cientista burro!!atualmente kualker um pode ser cientista pelo visto..

    ;D

    • Realmente, qualquer um, já que até você ta dando um de paleontologo e dizendo que cientistas que estudaram sua vida toda para poder chegar a resultados como esse estão errados, certamente você é o Albert dos dinossauros!

  8. pra mim o triceratops continua existindo, pois ele é apenas uma forma juvenil o torossauro e eles eram muito parecidos. o problema é que se lançarem um novo álbum de dinossauros, ele terá uma figurinha a menos
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  9. ta bom,nenhum menino gosta da ideia das meninas brincarem com bonecas com varios estilos de vestidos,pelo que vi por aqui tem menino que sabe tudo de dinossauro e ate tem lista de preferencia,que interessante,agora vou dar uns dinoussauros pro meu sobrinho pra ver se o pentelhinho gosta.

  10. Aff! …
    Está ficando confuso para ser chamado de ciência.
    Afinal, devemos acreditar no que ela diz e aceitar numa boa quando ela diz que tudo não passou de mal entendimento.

  11. 1° – Meu dino favorito é o parasaurolophus.
    2º – Eu já conhecia o torossauro, tanto que separava as duas espécies quando brincava com meus dinossaurinhos.
    3º – Os cientistas NUNCA vão acabar com o tricerátops, espero que o torossauro desapareça e que o nosso ceratopsídeo favorito continue como está!

  12. Eu pessoalmente não curti a ideia que o Horner colocou na cabeça do orientando dele, de que Triceratops eram exemplares jovens da espécie e que Torosaurus eram adultos. Já estou também um tanto enjoado de tanto me dizerem que “o Triceratops nunca existiu”…
    Pôxa gente, o Triceratops SEMPRE EXISTIU E VAI CONTINUAR EXISTINDO! Sim, isso aí. Tanto que existiu que é um dos dinossauros mais famosos de todos e tendo sido nomeado antes do Torossauro, seu nome prevalescerá, caindo em desuso o do Torossauro. Então chega de repetir essa frase espalhada pela mídia sensacionalista, preocupada apenas com quantia de leitores e não com qualidade de suas matérias. Um maldito jornalista mal informado escreveu essa frase como título duma notícia e a coisa se espalhou, virando mito virtual até. Estou escrevendo isso só para esclarecer tudo. Espero ter explicado a contento! Abraços e até a próxima!

  13. O ranger azul não precisa mais morfar porque ele ficará definitivamente na forma metamórfica de uma borboleta rosa.
    Ele confessou que é gay desde o tempo do power ranger.

  14. Eu adoro o Tricerátops! :,(
    Depois vinha o Pterodáctilo, o T-Rex e depois uma imagem de um santo cristão. O T-Rex sempre matava o santo. huahuahuahahau

  15. pra mim nao vai fazer a minima diferença, nunca gostei de brincar com dinossauros.

  16. Pra mim sempre foi e sempre será o Velociraptor, depois o Alossauro e em seguida o T-Rex

Envie um comentário