Como esta mulher tinha 27 lentes de contato perdidas no interior da pálpebra

Uma “massa azulada” contendo 17 lentes de contato foi descoberta no olho de uma paciente que havia agendado uma cirurgia de catarata.

A paciente de 67 anos desconhecia ter perdido as lentes dentro dos próprios olhos e depois disse aos cirurgiões que achava que o recente desconforto era devido ao olho seco e à idade avançada.

A especialista em oftalmologia em fase experimental, Rupal Morjaria, disse que outras dez lentes de contato individuais foram descobertas no olho da mulher após um exame mais aprofundado no Hospital Solihull.

A equipe operacional, que incluiu um oftalmologista com mais de 20 anos de experiência, ficou surpresA com a descoberta, segundo Morjaria. “Nenhum de nós jamais viu isso antes”, acrescentou.

“Era uma massa enorme. Todas as 17 lentes de contato estavam presas juntas. Ficamos realmente surpresos com o fato de o paciente não ter notado a presença das lentes, porque isso causaria muita incômodo enquanto estava lá”, explicou a especialista.

A cirurgia de catarata foi adiada após a descoberta, devido ao aumento do risco de endoftalmite.

“Pelo fato de ela ter abrigado essas lentes de contato em seus olhos por um período de tempo desconhecido, se tivéssemos operado, ela poderia ter problemas com bactérias ao redor de sua conjuntiva”, disse Morjaria.

O paciente vinha usando lentes de contato mensais e descartáveis ​​nos últimos 35 anos, mas não compareceu a consultas regulares com optometristas.

Morjaria disse que o paciente não relatou quaisquer sintomas relacionados às lentes em sua avaliação pré-operatória.

“Ela ficou bastante chocada. Quando a reencontrei, duas semanas depois, tirei as lentes e ela disse que sentia os olhos muito mais confortáveis. A paciente pensava que seu desconforto anterior era apenas parte da idade avançada e do olho seco”, informou Morjaria.

O caso ocorreu em novembro do ano passado e foi relatado ao The BMJ.

Divulgação e consciência pública

Morjaria disse à OT que a decisão de divulgar o caso foi tomada porque os clínicos envolvidos anteriormente não acreditavam que era possível manter tantas lentes de contato sem qualquer sintoma.

Informar sobre a cirurgia é uma questão de consciência pública, de acordo com Morjaria.

“Nesta era, quando é tão fácil comprar lentes de contato online, as pessoas tornam-se mais relaxadas com os exames regulares”, acrescentou. “As lentes são usadas o tempo todo, mas, se não forem adequadamente monitoradas, veremos pessoas com infecções oculares graves, que podem fazer com que elas percam a visão”.

O agente clínico e regulador da Associação de Optometristas, Henry Leonard, disse que o caso ilustra a importância de o portador de lentes ter contato com profissionais regularmente após a adoção do uso.

“Os pacientes às vezes apresentam uma lente de contato presa sob a parte superior da pálpebra, particularmente se eles são novos usuários ou têm problemas com a colocação, mas encontrar muitas lentes presas ao olho de alguém é uma situação extremamente rara”, compartilhou Leonard.

Ele acrescentou: “A maioria dos pacientes experimentaria significante desconforto e vermelhidão e correria o risco de desenvolver infecções oculares”.

O AOP tem uma série de recursos que fornecem conselhos práticos para usuários de lentes de contato, incluindo um vídeo de um minuto com as principais dicas ao paciente. [OptometryToday]

Por: Carolina GoettenEm: 16.07.2017 | Em Bizarro  | Tags: ,  
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 4,00 de 5)
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta