Olhar para fotos fofas pode lhe ajudar no trabalho

Por , em 7.11.2012

Uma pesquisa da Universidade de Hiroshima (Japão) descobriu que as pessoas fazem uma variedade de tarefas mais rapidamente ou mais precisamente depois de olhar para fotos de filhotinhos.

Segundo os pesquisadores, ver imagens fofas melhorou o desempenho dos participantes nas tarefas que exigiam mais cuidado.
Isso foi particularmente verdade para as imagens de filhotes (os participantes também viram imagens de animais adultos e refeições).

Os cientistas especulam que as imagens fofas deixam as pessoas “sintonizadas” com o sentimento de “cuidar”, “nutrir”, porque os bebês sugerem vulnerabilidade.

“A percepção de algo tão fofo ativa a ideia de algo delicado, frágil, valioso, que vale a pena cuidar”, disse Gary Sherman, pesquisador de Harvard (EUA) que já realizou experimentos semelhantes.

O estudo de Hiroshima concluiu que o “fator fofura” ajuda as pessoas a executar tarefas orientadas a detalhes, não apenas as que envolvem habilidades motoras finas. Por exemplo, quem tem de realizar tarefas que requerem muita atenção, como edição de texto ou contabilidade, poderiam se beneficiar de ter algo “fofo” por perto.

“Objetos bonitos e fofos pode ser usados como um ‘provocador’ de emoção para induzir tendências de comportamento cuidadosas em situações específicas, tais como dirigir e tomar decisões”, explicaram os pesquisadores.

Corra pendurar a foto de um cachorrinho em uma cesta no seu escritório! E se quiser começar a se sentir melhor agora, navegue pelos nossos artigos sobre filhotinhos fofos aqui.[MSN]