Olho artificial de abelha pode melhorar a visão dos robôs

Publicado em 8.08.2010

Robôs voadores em miniatura logo poderão ter estruturas similares aos olhos de abelhas – neurobiólogos desenvolveram olhos artificiais que imitam os dos insetos, com um campo de 280 graus de visão, o que fará com que os robôs vejam melhor o mundo ao seu redor.

Pesquisadores da Universidade Bilefeld, na Alemanha, queriam capturar a maior imagem possível usando o menor número de câmeras, para minimizar o peso, já que seus protótipos de robôs são voadores.

Na invenção deles, um espelho em forma de cúpula foi colocado em frente a uma câmera (com sua face convexa voltada para o aparelho) – esse esquema de captura de luz permitiu que a área de captura de imagem fosse de 280 graus.

Depois disso, a imagem passa por um programa de computador que simula as milhares “facetas” hexagonais que compõem os olhos de uma abelha.

Essa é uma grande contribuição para a robótica – especialmente no planejamento de pequenos aparelhos voadores, que necessitem de um grande ângulo de visão sem poder carregar muito peso. [Gizmodo]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

1 comentário

Envie um comentário

Leia o post anterior:
articogde
Os 8 lugares ameaçados mais fantásticos do mundo

Com tanta destruição...

Fechar