11 orquídeas raras que se parecem com animais

Considerando que existem mais de 35 mil espécies de orquídeas no mundo, não é surpresa que encontremos exemplares de diversos tamanhos, cores e formatos. Contudo, algumas dessas espécies de orquídeas raras impressionam por sua semelhança com animais (mesmo aos olhos de pessoas com pouca imaginação), como você verá na seleção abaixo, organizada da menos para a mais similar.

Orquídeas raras que vão deixar você babando

11 – “Orquídea leão”

orquídeas raras parecem animais

A primeira da lista lembra vagamente a cara de um leão. Infelizmente não descobrimos o nome da espécie.

10 – Diuris

10 donkey-orchid

Encontrada na Austrália, essa flor é conhecida pelo apelido de “Donkey Orchid” (“Orquídea Burro”).

9 – Ophrys reinholdii

9 goat-orchid

Pessoas imaginativas dizem que a O. reinholdii lembra um bode – na humilde opinião deste redator, porém, ela está mais para um camelo roxo mutante. É encontrada nos Bálcãs, na Grécia, na Turquia, no Irã e no Iraque.

8 – Phalaenopsis sp.

8 bird-head-orchid

Algumas espécies desse gênero têm uma estrutura no centro que lembra a cabeça de um pássaro. São encontradas nas mesmas regiões que a O. Reinholdii.

7 – Prosthechea cochleata

7 green-squid-orchid

Típica da América Central, do Caribe e da Flórida (EUA), essa flor guarda semelhanças com pequenos polvos.

6 – Ophrys apifera

6 bee-orchid

Essa espécie se assemelha a uma abelha, o que ajuda a atrair insetos para a polinização. Na foto acima, me parece que está mais para um pequeno pato sorridente e com os braços abertos, mas quem sou eu para discutir com a natureza? É encontrada na Europa.

5 – Habenaria radiata

5 white-egret-orchid

Aqui a semelhança é difícil de negar: a parte central e as “asas” fazem com que essa orquídea se pareça com uma garçota (um tipo de garça). É encontrada na China, nas Coreias do Norte e do Sul e na Rússia.

4 – Ophrys insectifera

4 fly-orchid

Essa flor pertence ao mesmo gênero que a #6 e usa uma estratégia similar para atrair insetos (moscas, no caso). Como a O. apifera, é encontrada na Europa.

3 – Peristeria elata

3 dove-orchid

A estrutura central similar a uma pomba branca rendeu a essa orquídea o apelido de “Orquídea do Espírito Santo”. É encontrada na América Central.

2 – Caleana major

2 flying-duck-orchid

Essa se parece com um pato voador (um pato estranhamente colorido, mas ainda assim um pato). Típica das regiões leste e sul da Austrália.

1 – Dracula simia e Orchis simia

Por alguma razão, essas flores se parecem com macacos, seja apenas a “cabeça”, seja o “corpo” também (como é o caso da que aparece no canto superior direito do conjunto acima).

[Arena Flowers]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 3,00 de 5)
Curta no Facebook:

7 respostas para “11 orquídeas raras que se parecem com animais”

  1. Oi, Guilherme! Tudo bem? Acompanho o HypeScience com bastante interessa e adorei este post sobre orquídeas e suas semelhanças com animais. Sou apaixonado por estas plantas e escrevo sobre elas.

    A primeira foto é de uma orquídea Phalaenopsis, mas de ‘cabeça’ para baixo. De fato, a semelhança da Dracula simia com macacos é surpreendente.

    Parabéns pela excelente postagem, que ótimo ver este portal divulgando as orquídeas para o grande público!

    Um grande abraço!

  2. A número 4 me pareceu um teletubbie bizarro (tem anteninhas, uma área branca na “barriga”, que me lembrou a tv, e é vermelha – tipo a Po) ou um bonequinho de voodoo bizarro.

Deixe uma resposta