Os 10 fenômenos inexplicáveis mais surpreendentes

Publicado em 24.06.2010

Já aconteceu de você estar pensando em alguém e, subitamente, a mesma pessoa ligar para seu celular? Isso é uma estranha coincidência. Confira fenômenos que deixam muitas pessoas de cabelos em pé. Alguns podem ter uma simples explicação que pode ser alcançada com um pouco de senso crítico e outras mais complexas como a estranha ligação entre o corpo e a mente.

1 – A conexão entre mente e corpo

Só agora alguns cientistas começam a entender melhor a forma com que a mente pode influenciar o corpo. O efeito placebo é um ótimo exemplo. Você toma um remédio que não passa de uma pílula de farinha, por exemplo, e sente que sua dor de cabeça está passando, simplesmente por achar que tomou alguma substância química que faria efeito. A capacidade do corpo de “se curar” é, ainda, um grande mistério.

2 – Poderes psíquicos e percepção extra-sensorial

Poderes psíquicos e percepção extra-sensorial (ou PES) estão nessa lista porque não é apenas uma ou duas pessoas que acreditam nisso, mas há ocorrências no mundo todo. Talvez o Padre Quevedo não concorde, mas muitas pessoas acreditam que a intuição é um poder psíquico que permite que alguém acesse conhecimentos “fora do alcance” para pessoas normais. Os resultados até agora com experimentos que tentaram provar a existência desses poderes foram desanimadores, mas há quem diga que, na presença de cientistas e de outros céticos, esses poderes diminuem. Se for assim, jamais poderemos provar sua existência.

3 – Experiências de quase-morte e vida após a morte

Como vamos provar que existe algo até a morte se ninguém que “vai” consegue “voltar”? Há pessoas que dizem ter passado por isso – por experiências de quase-morte. Os relatos dessas pessoas incluem desde túneis de luz até conversas com outros falecidos enquanto, elas mesmas, passavam por problemas de saúde no mundo físico (paradas cardíacas e outras complicações do gênero). Mas ninguém ainda trouxe alguma informação ou prova incontestável de que “esteve do outro lado”. Céticos acreditam que essas experiências podem ser facilmente explicadas por alucinações ou traumas no cérebro que uma pessoa que está quase morrendo teria. No entanto, eles também não conseguem provar sua teoria

4 – OVNIs

Não há dúvidas que óvnis existem. Mas espere, antes de mudar de site acreditando que somos alguma espécie de seita que acredita em extraterrestres sem provas, deixe-nos explicar que a sigla Ovni significa Objeto Voador Não Identificado, como você deve ter aprendido em algum filme de ficção. O que quer dizer que um Ovni pode ser um cometa, um avião que foi visto de relance, um balão e por aí vai. Se eles são, ou não, naves alienígenas é outra história. Mesmo assim, há muitas histórias de pessoas que presenciaram a aparição de supostos aliens que podem ser consideradas plausíveis – como Roswell, caso em que toda uma comunidade diz ter presenciado ocorrências estranhas. Aqui no Brasil podemos citar o ET de Varginha. Mas, sem provas, elas jamais serão confirmadas.

5 – Deja vu

Você acha que já leu esse artigo alguma outra vez? Lembra de estar sentado na frente de seu computador exatamente da mesma forma, enquanto se surpreendia com os fenômenos aqui relatados? Isso não está acontecendo porque nosso artigo foi publicado duas vezes, mas você pode estar tendo um Deja vu – uma experiência de que o momento que você está vivendo agora já aconteceu. Isso não é raro e acontece para a maior parte das pessoas. Você pode entrar em um prédio em uma cidade em que nunca esteve e sentir-se familiarizada com o ambiente. Mas se você nunca esteve na cidade, porque isso acontece? Algumas pessoas atribuem os Deja vu a experiências de premonição ou então a flashbacks que teríamos de nossas vidas passadas. A psicologia pode oferecer explicações mais científicas, mas não consegue provar definitivamente a fonte e a causa desse fenômeno.

6 – Fantasmas

Espíritos dos mortos aparecem muito em todas as culturas do mundo, seja em casas mal-assombradas, aterrorizando os vivos, ou então espíritos bons, que trariam mensagens positivas através de médiuns. A prova da existência dos fantasmas ainda não foi encontrada, apesar de várias testemunhas e fotos, muitas vezes, nos deixarem com a pulga atrás da orelha.

7 – Desaparecimentos misteriosos

Pessoas podem desaparecer por vários motivos: fuga, seqüestro, morte…mas, eventualmente, as pessoas (ou, nos piores casos, seus corpos) são encontrados. No entanto, muita gente consegue desaparecer da face da Terra sem deixar rastro nenhum. Veja a piloto americana Amelia Eerheart, ou a princesa russa Anastácia Romanov? E os aviões e barcos do Triângulo das Bermudas?

8 – Intuição

Você pode chamar de sexto sentido, mas todos nós nos encontramos frente a situações que nos despertam um sentimento que só pode ser explicado como “intuição”. Não estamos falando de palpites que, normalmente, estão errados – se todo o palpite estivesse certo, nós não teríamos apenas um campeão na Copa do Mundo e todos já teríamos acertado os números da Mega Sena. Mas algumas vezes, temos um sentimento que nos diz que alguma coisa vai acontecer e acontece de estarmos certos. Psicólogos acreditam que nosso subconsciente capta informações do nosso ambiente e deduz, sem que estejamos cientes disso, que algo pode acontecer. Temos aquele sentimento, mas não sabemos de onde aquela idéia veio. Casos de intuição são difíceis de serem provados ou testados – porque, normalmente, percebemos que tivemos uma intuição após o fato ter ocorrido. Só então pensamos “eu sabia que isso ia acontecer” – mas, nesse ponto, nenhuma tomografia mostra alguma atividade diferente no cérebro.

9 – O pé-grande e o chupa-cabras

Não necessariamente essas duas figuras emblemáticas, mas monstros que aparecem não para uma, mas para várias pessoas. Seria uma ilusão coletiva? Se todos os chupa-cabras que foram vistos nos últimos anos realmente existissem, teríamos uma verdadeira população desses animais e alguma evidência mais clara de sua existência (um corpo de um exemplar, por exemplo) já teria sido encontrada. Mesmo assim, não é possível dizer que eles não existem. Vai que eles têm uma sociedade cooperativa e recolhem as evidências de sua existência. É como o caso do Monstro do Lago Ness. Pessoas dizem que o viram, mas não há provas de que ele exista – então não dá para dizer que ele existe e nem que ele não existe. Pelo menos por enquanto.

10 – O murmúrio de Taos

Alguns moradores e visitantes da cidade de Taos, no México, dizem ter ouvido um murmúrio baixo, que vêm com o vento do deserto. Apenas 2% das pessoas naturais da cidade diz ter ouvido o barulho – alguns suspeitam que a cidade tenha uma acústica estranha, ou que o barulho seja fruto de histeria. Outros acreditam que é algo mais sinistro – mas não sabem dizer exatamente o que. Alguns o descrevem como um murmúrio, outros como um zumbido, mas se a origem do som é natural ou psicológica, ninguém ainda conseguiu provar. [LiveScience]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

102 Comentários

  1. no caso do número 8 intuição existe sim tipo um sexto sentido eu mesmo tem muitas superstição de coisas que tenho certeza que são reais mais não consigo provar.
    tipo algo tirando sarro de vc como se tivesse algo interferindo ao seu redor como a força da natureza tipo não existe coincidências !!! digamos que no brasil existam algumas centenas de pessoaas cidadãs comumn que também acredita no que eu disse de modo que tem certeza que é real mais não pode provar.

    Thumb up 0
  2. 4 – OVNI . se expressaram de forma incorreta no começo do texto, vcs nao deveriam usar sua opinião pessoal como base nas suas expressões. ”Não há dúvidas que óvnis existem. Mas espere, antes de mudar de site acreditando que somos alguma espécie de seita que acredita em extraterrestres sem provas.” Em ETs eu acredito como muitos dos seus leitores e talvez, o escritor desta matéria. Essa foi uma forma meio agressiva de tratar o assunto, ME deu impressão de que vcs tariam passando por ‘loucos’ dizendo que acreditam. As pessoas não leriam mais a matéria por que ? .. O texto poderia ter continuado sem a parte do ”mas espere, antes de mudar de site e blablabla”

    att.
    :)

    Thumb up 2
    • Ia dizer exatamente isso…

      Thumb up 0
  3. Oi, eu li este artigo, porque tirei uma foto ao calhas e deparei-me com duas “caras”na foto, o problema é que ninguém estava em cas a a nao ser eu, alguém sabe analisar fotos? Se sim respondem. (e nao quero brincadeiras)

    Thumb up 10
    • nao acredito nisso.

      Thumb up 0
  4. Nao sou de acreditar em certos acontecidos, mas varias vezes
    pensava em certa pessoa, e la estava ela chegando proximo de mim.
    Uma vez estava num bar tomando uma cerveja, quando tocou uma musica que trazia lembranca desta pessoa; mas coisa de 3 minutos la estava ela entrando no bar.
    Ainda comentei com dono do bar, essa naoa morre mais.
    Sei la o que a Ciencia tem ainda para descobrir certos fenomenos, que deixa-nos surpresos.

    Thumb up 12
    • À isto chmamos de frequência vibratória. É como as transmissões de rádio-frequência, se o receptor estiver na mesma frequência que o transmissor haverá uma ressonância e logo a sintonia.
      Toda matéria visível ou não tem suas frequências e quando estão em sintonia tudo ocorre para resultados que fogem ao nosso conhecimento comum.

      Thumb up 21
  5. Os chupacabras existem sim.Eles não passam de coiotes, cachorros com sarna.Essa sarna é causada por um ácaro conhecido como Sarcoptes scabiei, que tbm pode ser causada em humanos, mas nós temos medicina para não dexar ele se desenvolver e matar essa sarna. Todos os 10 pontos pode ter uma explicação significativa. Nossa mente é mais poderosa do que parece e tbm pode nos enganar, pois uma parte dela é o inconciente, a parte que nós não conseguimos comandar.

    Thumb up 9
    • Igor,a primeira explicação é até válida ,mas a segunda… Não é questão de crença pelo simples fato de que muitos ateus,ateus mesmo,passaram pela experiência de quase morta e viram coisas lindas e espantosas.Muitos seguidores do islamismo têm se convertido a Jesus,através de sonhos em que Jesus aparece para eles,como o salvador da humanidade.Se você não sabe,para esses se converter a Jesus só um milagre mesmo.É claro que fenômenos sobrenaturais a ciência não pode provar.A ciência humana trata da matéria,do ver para crer… Só através da fé podemos visualizar o invisível,o absurdamente inexplicável…

      Thumb up 0
  6. Eu já vi a explicação para 2 fenômenos: DEJA VU: O nosso cérebro armazena informações na memória de curto prazo, como por exemplo quando você memoriza algo para poucos minutos ou até horas, e a de longo prazo: meses, anos, e quando ocorre alguma falha neste mecanismo, o cérebro armazena o que você vê na memória de longo prazo, e no mesmo instante você percebe que já viu aquilo…

    EXPERIÊNCIAS DE QUASE MORTE- quando estamos morrendo, o cérebro morre por falta de oxigênio e as células, neurônios começam a morrer, e liberam sua energia, fazendo o cérebro trabalhar a mil. Associe isso a uma crença de vida após a morte, e você terá ” uma BELA VIAGEM “, com direito a ver DELS, JISUIS, e o escambau hehe.

    Thumb up 15
    • Igor,
      Há várias experiências de quase morte em que os pacientes relatam com detalhes, tudo que aconteceu com o seu corpo na sala de cirurgia, enquanto os médicos estavam operando ou tentando reanimá-los, ou seja, eles estavam fora do corpo. Relatam com riqueza de detalhes tudo que ocorreu, como o médico procedeu, como estava vestido, que instrumentos usou, quantos enfermeiros ou enfermeiras ajudaram, etc. etc…
      Não há qualquer explicação científica para isso.

      Thumb up 24
  7. de vez em quando me acontece um fenomeno igual ao de taos
    ouço um zumbido ou um aaaaaaaaaaaa falado continuamente

    Thumb up 4
    • so tenho medo

      Thumb up 4
  8. Neste caso e verdade…pk eu tenho mente aberta…tenho 14 anos e connsigo ver vultos e espiritos,mortos etc…
    Ao principio tinha muito medo..mas depois habituei.me…a minha ame acha que eu sou estranho…pk falo com eles no quarto…mas e um dom..evou uza.lo……….espero ter ajudado algo..

    Thumb up 11
    • Cara, se você está falando sério, procura rapidamente a ajuda de um psicólogo. Isso pode te ajudar a não virar uma esquizofrenia. Recentemente tivemos nos EUA o caso de um pai que matou seu filho de 13 anos por “ouvir vozes” que diziam a ele que o menino seria um demônio que queria devorá-lo. Não brinca com isso. É perigoso, tá ?

      Thumb up 3
  9. Com relação ao fenômeno OVNI aqui no Brasil, faltou citar o principal caso OVNI que se passou até hoje, quefoi na década de 70, Operação Prato, na qual o exército foi até o local para documentar os fatos, esse caso é sem dúvidas o mais presencial de todos, mas isso não quer dizer que são seres de outro planeta, pois podem muito bem ser tecnologia humana, como bem disse no meu comentário:
    http://hypescience.com/militares-aposentados-nos-eua-afirmam-ter-novos-sinais-de-extraterrestres

    Thumb up 7
  10. Bem acredito na pureza do ser e que tudo tem uma finalidade

    mais acredito que jesus cristo é filho de Deus e

    que resuscitou da morte

    foi com isto que nasci será com isto que morrerei

    Thumb up 21
    • Alguém pode ressuscitar da vida?

      Thumb up 9
  11. Legal a foto do fantasma, bem horripilante, preta e branca bem hambientada! Mais com um grande defeito fantasma com sombra??????
    Muito boa a matéria!

    Thumb up 29
  12. Os placebos realmente tem eficacia comprovada, apesar de ninguem entender como o corpo se cura, pelo simples motivo de se acreditar curado.
    Uma vez que, ja foram noticiados casos de cura de AIDIS por placebos…
    Bom…Vai se entender…

    Thumb up 9
  13. Puxa Edu, verdade isso da Matrix. Vou ficar ligada no Deja-vu. Obrigada pelo toque! ^^ rsrs

    Thumb up 3
  14. Deja-vu acontece quando matrix muda alguma coisa!
    Só os libertados vão entender isso!

    Thumb up 9
  15. Na vida ,tudo é placebo,é só a gente acreditar,ter fé,ou ñ acreditar e nunca ter fé q funciona do mesma maneira!

    Thumb up 10
  16. Bom dia a todos !
    Sobre o artigo, minha opinião:
    1 – Com toda certeza, existe esta conexão. O exemplo dado,
    do placebo, é significativo;
    2 – A intuição é como se fosse “um aviso”. “Algo”na sua
    cabeça diz para tomar determinada ação e aí voce
    segue ou não; na minha opinião, existe sim;
    3 – Tem muitos relatos, mas não sei de nenhuma prova;
    4 – Existe sim porque já ví um, aliás, não só eu, mas
    dezenas de pessoas na ocasião;
    5 – Também já passei por esta experiência e acredito
    muitos colegas da lista também;
    6 – Nunca os ví mas acredito que possam existir;
    7 – Como só sei destes casos via mídia, uns a favor,
    outros contra, não tenho opinião formada;
    8 – Existe sim;
    9 – Acho que não existem e podem ter sido uma criação da
    mídia;
    10 – Estes ruídos devem ser provenientes do vento e da
    arquitetura das construções, acho. Penso que não
    passam disso.
    Abraços a todos !

    Thumb up 9
  17. Eu acredito em tudo, menos nas bruxas pois elas costumam mentir muito !!!!! hahahahaha.

    Thumb up 4
  18. na verdade, muitas pessoas distorcem as teorias para elas se aplicarem aos fatos.
    quanto ao triângulo das bermudas, é totalmente explicável. em um ano por exemplo desaparecem mais navios e aviões do que se possa imaginar e do que se tenha notícia. em qualquer lugar. não só no triângulo das bermudas. sem contar que, se analisarmos, apenas metade dos desaparecimentos ocorreram REALMENTE dentro do perímetro do triângulo das bermudas. por muitas vezes, aumentaram este perímetro para colocar a culpa no que supostamente seriam abduções alienígenas, nuvens magnéticas, ondas gigantes e o que mais a mente humana possa inventar.

    Thumb up 6
  19. ‘deixei de acreditar tanto assim em cientistas’

    Devo admitir que fiquei espantado com esta informação em pleno século XI, a ciencia tem lacunas sim, mas que são preenchidas ao longo dos anos, compare a ciencia de 1800 para a de 1900 e a de 1950 para 2000, nos ultimos 50 anos a ciencia cresceu mais do que nunca, da roda para o carro demoraram-se milenios, do carro para o decadas. O seu conceito de teoria é algo erroneo, pois uma teoria em si já é baseada em evidencias e nao sao ideias escolhidas a esmo.

    Thumb up 2
  20. Gostei dos comentários do César! Agora…tudo ainda está no início, os cientistas agora é que estão aceitando quebrar alguns paradigmas então….aguardemos.

    Thumb up 1
  21. Darius

    Se você não acredita em alguma coisa, ou acredita, e usa a tua crença ou descrença como argumento, você está apelando para um sofisma, a falácia da descrença pessoal. Mas é, sim, possível que pessoas que não se conheçam sofram da mesma ilusão ou delírio. Prova disso são as ilusões de óptica, que são famosas, e muito exploradas por mágicos e prestidigitadores. E existem formas de induzir delírios e ilusões. Há mais coisas que você não conhece, pode acreditar em mim, então quando você achar que uma coisa não pode ser verdade, ou tem que ser verdade, coloca um pouco de humildade na cabecinha e pensa “mas tem tanta coisa que eu não sei”.

    O que eu sou radicalmente contra é quando pessoas inventam boatos, e outras pessoas passam a repetir os mesmos como se fossem verdades. Em revistas de “ufologia”, é o que mais se vê. Um cara apresenta uma fotografia de um borrão inindentificável, e um “especialista” já sabe até qual o número da cueca do capitão da nave, se ele estava de passeio ou em missão, de qual quadrante da Via Láctea ele veio, e se ele é carnívoro ou vegetariano. Todas estas informações, vindo de uma foto borrada de um borrão que nem se sabe o que é? Caaaaaaaaara. É o que eu chamo de religião, de ufolatria. E o pior é que se ofendem se você pergunta “como é que você sabe disso”. Eles não suportam questionamentos. Não toleram contradição. Odeiam céticos. E esta é uma norma minha: quem detesta cético, bom sujeito não é, ou é ruim da cabeça, ou grande malandro ele é.

    Thumb up 15
    • Ou é ruim da cabeça ou doente do pé. (não sai do mundo abstrato em que vive agarrado às subjeções ditas por líderes incautos de segmentos religiosos)

      Thumb up 0
    • Concordo com vc, as pessoas não teem noção do poder do nosso cérebro, isso pq só usamos 5% dele, coisas do tipo ” nenhum átomo está realmente em contato com outro”, a sensação que temos quando abraçamos alguém eh totalmente “falsa”, e também ninguém enxerga o mesmo tom de cores, mal sabemos explicar o sentimento mais comum do mundo, e as pessoas que odeiam a ciência são a favor dela sem saber pois a fé faz com que as pessoas tomem decisões sem perceber,o simples fato de acreditar move as…

      Thumb up 0
    • Em fim, o universo conspira a nosso favor, vale lembrar a experiência que fizeram com um homem, falaram a ele e fizeram ele acreditar que iam tirar o sangue dele ateh ele morrer, e então colocaram ele em uma maca, furaram os braços dele e ligaram uma torneira simulando o sangue pingando, e o homem simplesmente morreu ” sem explicação alguma “.acho que não estamos nem perto de entender o nosso cérebro. :) sei la isso me lembra matrix rs

      Thumb up 0
  22. Ilusão por parte duas pessoas que nunca se viram?

    acho que a ciência está longe de explicar isso.

    ah eu fui maçon por 8 anos da minha vida, e quando eu digo seitas céticas não estou colocando ao pé da letra.

    vc sabe o que é seita?

    Quando é um conceito utilizado para designar, em princípio, simplesmente qualquer doutrina, ideologia ou sistema que divirja da correspondente doutrina ou sistema dominante, bem como também para designar o próprio conjunto de pessoas (o grupo organizado ou movimento aderente a tal doutrina, ideologia ou sistema), os quais, conquanto divergentes da opinião geral, apresentam significância social.

    Então querendo ou não a maçonaria e todas as entidades que se reunem com os mesmo ideiais são seitas.

    Thumb up 1
  23. Putz, virou bagunça aqui. Depois que entra o pessoal da teoria da conspiração nem dá mais clima ficar falando de gravidade contra projeção astral, parece aquele video do Y.T. que é uma reportagem sobre uma briga entre emos e punks, o pau tá comendo e, de repente, aparecem os hare krishnas tocando música. a briga acaba e todos vão embora. é uma broxada geral. mas um último argumento em resposta ao Peter Limer, mesmo sem saber o que é a gravidade, podemos comprovar sua existência e estudar suas propriedades, ao contrário das infindáveis crendices que se acumulam ao longo dos milênios, nas quais a única prova costuma ser o testemunho de alguém que teve uma projeção, alguém que viu um fantasma, alguém que foi abduzido e serviu de cobaia para ets, mas não tem sequer uma marca para mostrar. certas coisas simplesmente não podem ser comprovadas por não existirem.

    Thumb up 2
  24. Existem coisas que acontecem em virtude da paranormalidade desenvolvida em alguma pessoas; em geral, crianças até os 12 anos têm mais facilidades de manifestar alguns fenômenos quando são dotadas desse particular. Porém, a maioria de estórias que ouvimos são fictícias.
    No caso do item 8, sobre a INTUIÇÃO, acredito que ela exista e flui naturalmente prevendo algum fato. É diferente de casos de pessoas aficcionadas ao negativismo e começam a pensar fixamente sobre o que acha que pode acontecer. Lógico que o resultado pode ser o que ela espera. Nossa mente tem um poder extremo de transmissão de energias vibratórias e como tudo está interligado em moléculas, esse poder com suas frequências poderão afetar o objetivo e mudar as circunstâncias dando o resultado pensado.
    No item 9 que diz respeito ao PÉ-GRANDE e ao CHPA-CABRAS, isto foi invenção da Rede Globo que sempre trabalhou para os governos que impediram o desenvolvimento de nosso país. O CHUPA-CABRAS apareceu naqueles momentos em que o governo metia o dedo nos interruptores de apagando as luzes para subir o preço do consumo de energia elétrica e, assim, privatizar à preços de banana podre o nosso sitema energético brasileiro. A Televisão criou o CHUPA-CABRAS para ocupar espaço na mídia desviando a atenção do povo enquanto as falcatruas aconteciam em Brasília e se estendia até o BNDES e SINVAM. No México aconteceu coisas semelhantes na maior crise daquele país até que os Amercianos conseguiram comprometer a economia deixando-os submissos à política dos USA.

    Thumb up 10
  25. A gravidade esta em todos os lugares e pode ser comprovada á qualquer tempo.,certo? O que é gravidade? Newton não sabia e nunca saberia,Eistein não soube o que é e nunca vai saber ,óbvio!!!!
    O que é ? vc sabe?Newton disse que os corpos são atraidos para o centro da terra,certo?Eisten disse que os corpos são empurrados para o centro da terra. E agora?
    Sabe o que eu digo que é?…..????????

    Thumb up 4
  26. Ilusão por parte duas pessoas que nunca se viram?

    acho que a ciência está longe de explicar isso.

    ah eu fui maçon por 8 anos da minha vida, e quando eu digo seitas céticas não estou colocando ao pé da letra.

    vc sabe o que é seita?

    Quando é um conceito utilizado para designar, em princípio, simplesmente qualquer doutrina, ideologia ou sistema que divirja da correspondente doutrina ou sistema dominante, bem como também para designar o próprio conjunto de pessoas (o grupo organizado ou movimento aderente a tal doutrina, ideologia ou sistema), os quais, conquanto divergentes da opinião geral, apresentam significância social.

    Então querendo ou não a maçonaria e todas as entidades que se reunem com os mesmo ideiais são seitas.

    (desculpem os erros de gramática)

    Thumb up 1
  27. Não sei nem por onde começar… Gravidade é uma força comprovada no universo, pode-se testar a qualquer momento e ela estará lá pra você, projeção astral é algo que falhou em TODOS os testes feitos para comprovar sua existência. Tudo que não pode ser comprovado ou reproduzido existe apenas como teoria ou opinião. A teoria que FUNCIONA ou pode ser CONFIRMADA é tomada como verdadeira. mas preciso dizer que o mais marcante de todos os comentários para mim foi sobre as “ceitas céticas”. fico imaginando Stephen Hawking com uma batina, regendo um culto com sua voz de Darth Vader.

    Thumb up 0
  28. Não existem “seitas céticas” (seita escreve assim).

    A Maçonaria é cheia de rituais e crenças esotéricas, você tem que ter fé no que eles ensinam (e bota ter fé, a quantidade de bobagens que tem na maçonaria é de fazer inveja a qualquer religião estabelecida). E o “Ceticismo aberto” não é uma seita.

    Sobre a “projeção astral”, se a gente está apontando que tem um mecanismo de delírio que serve como explicação para a projeção astral, então a “experiência pessoal” não serve como evidência da veracidade da projeção astral. Aliás, a experiência pessoal não serve de evidência alguma, por que significa dizer que o teu cérebro não pode ser enganado, o que não é verdade. Ou será que você é imune a ilusões de óptica? É imune a alucinações de qualquer tipo? Você sempre percebe tudo que está acontecendo no momento que está acontecendo, e sem se enganar em momento algum ou sofrer de nenhum tipo de alucinação ou ilusão? Acho que não. Aliás, o cérebro passa o tempo todo alucinando. A nossa visão, por exemplo, é bastante incompleta, mas nós temos a impressão de enxergar as coisas nitidamente. O cérebro trata de completar as informações que faltam a partir da experiência que você tem. Em outras palavras, ele alucina um pouco, mas é uma alucinação que nos ajuda a ter uma visão melhor do mundo. Mas às vezes, em certas situações, este mecanismo dá crepe. Lembra do cara que ficou o fim-de-semana preso no elevador? Ele começou a alucinar ouvir vozes e ruídos. Claro que era uma situação de estresse, mas é um ponto importante para notar e anotar: o nosso cérebro pode sofrer de alucinações. O nosso cérebro nos engana (no caso da visão). Em alguns casos o cérebro usa informações de um sentido para completar as informações de outro. Por exemplo, quando você está olhando para o rosto de uma pessoa que está falando contigo, a tendência é entender melhor o que ela está falando – você não sabe, mas está fazendo leitura labial parcial. E isto acontece com todo mundo.

    Recomendo a leitura de outro livro interessantíssimo: Por que o bocejo é contagioso. É escrito por uma neurologista e ela explica direitinho como funciona o mecanismo cerebral da visão.

    Thumb up 6
  29. Alguém já provou a existência da gravidade?
    O fato de os corpos cairem em direção ao centro da terra não prova a existência .
    Vejamos ( Newton) que calculou o valor da queda dos corpos,todos caem com a mesma velocidade de 9,812…..m/sxs.
    vejamos o (Eistein) :- Todos os corpos são empurados para o centro da terra. O valor matemático não variou.
    Experimentem.
    Então temos ainda o Sexto e o sétimo sentido ainda à serem explorados.

    Thumb up 0
  30. Exluriram meu comentário :(

    Cesar quando eu falei em “ceitas ceticas” eu me referi as ceitas que são naturalmente céticas a todos os assuntos desconhecidos ou sem explicação como a maçonaria e o cetismo aberto, que são ceitas basicamente céticas.

    Sobre seu cométário; Quando a ciência avança em terrenos altamente desconhecidos e pouco reproduzíveis, ela conta com esse exercício da dedução e da inferência. A teoria que sobrevive às críticas é aquela mais forte à pressão mas não necessariamente a mais próxima da realidade ou a efetivamente correta.

    Como eu te disse acima, o medo do desconhecido nos impede de ter experiências místicas, não sou fanático pelo místicismo, pelo contrário como eu disse ácima não sou místico, tem muita coisa no misticismo que eu não concordo.

    Mais também tem muita coisa que eu mesmo pude comprovar.

    Não acho que isso seja uma questão de opnião, vc pode não acreditar na lei da gravidade, mais mesmo sem vc não acreditar ela vai continuar existindo, e se vc pular de um prédio alto vc vai se machucar.

    A mesma coisa é a Projeção Astral, eu tinha a mesma opinião que vcs sobre o assunto até ter as experiências que eu disse ácima, não quero que ninguem acredite em mim, mais se vc tiver alguma dúvida faça e comprove vc mesmo.

    Thumb up 0
  31. É, sweetgirl, seria melhor se as pessoas não tivessem opinião sobre coisa alguma, ou se todas tivessem a mesma opinião. Todo mundo um bando de robozinhos, sem conflitos, sem descobertas, sem precisar conhecer os outros. Ou será que não?

    Thumb up 0
  32. É engraçado que em qualquer debate sempre aparece um kiko da vida pra berrar: ” calem-se, calem-se, calem-se, vocês me deixam loucoooo!”. Sweetgirl é por ser doce ou por comer muito doce?

    Thumb up 0
  33. Fanatismo de qualquer espécie é simplesmente RIDÍCULO!!!!

    …isso é simplesmente lamentável…

    FANÁTICOS DO MISTICISMO
    X
    FANÁTICOS DO CETICISMO

    FIGHT!!!

    Thumb up 0
  34. Pierre, sobre Saint-Exupéry ele faleceu durante uma missão de reconhecimento sobre Grenoble e Annecy. Recentemente, o alemão Horst Rippert assumiu ser o autor dos tiros responsáveis pela queda do avião e disse ter lamentado a morte de Saint-Exupéry. Em 3 de novembro, em homenagem póstuma, recebeu as maiores honras do exército. Em 2004, os destroços do avião que pilotava foram achados a poucos quilômetros da costa de Marselha. Seu corpo jamais foi encontrado. (fonte Wikipedia) ;-)

    Thumb up 0
  35. Em toda a minha vida nunca ouvi falar de “ceitas céticas”. não imagino céticos se reunindo em cultos, louvando Dawkins ou Sagan, perseguindo os crentes ou indo de porta em porta aos domingos tentando converter mais almas ao ceticismo. não se trata de uma paixão, mas de uma constatação da realidade. ótimo que as pessoas encontrem conforto em Deus, Buda, Ashtar Sheram ou que se sintam melhor acreditando nos fantasmas e chupacabras, mas se quiserem o aval da ciêcia para suas crenças, precisam submetê-las ao método cientifico. não adianta falar que a ciêcia precisa mudar.

    Thumb up 0
  36. Grande cesar!, como eu disse, a diferênça entre a ciência e o místicismo é que no místicismo quem comprova a veracidade é vc mesmo, e uma dessas formas é a projeção astral, toda teoria e ensinamento místico, vc pode comprovar na projeção, mais isso só quem deve fazer é vc. Mais infelizmente o medo do desconhecido é maior barreira.

    Mais é de adimirar como ainda em pleno século 21 ainda existem pessoas tão devotas a ciência como vc, bem sabemos o quanto a ciencia é falha. Existem inumeras cosas que a ciência não consegue explicar

    Quando a ciência avança em terrenos altamente desconhecidos e pouco reproduzíveis, ela conta com esse exercício da dedução e da inferência. A teoria que sobrevive às críticas é aquela mais forte à pressão mas não necessariamente a mais próxima da realidade ou a efetivamente correta.

    Bom, isso é ciência, e deixei de acreditar tanto assim em cientistas quando, no ano de 2000 cientistas afirmavam e aprendíamos na escola que Júpiter tinha 17 luas, isso há 8 anos, quando a 17ª lua foi descoberta. http://veja.abril.com.br/020800/p_070.html

    Ah e quando eu me referi a “ceitas céticas”, eu me referi a maçonaria e ao ceticismo aberto são ceitas basicamente céticas.

    Thumb up 0
  37. “Ceitas céticas”?

    E qual a sua opinião sobre o trabalho científico demonstrando que o estímulo do giro lateral do cérebro provoca a alucinação de se estar flutuando perto do teto da sala? E que problemas neste mesmo giro angular causam graves dificuldades em avaliar tamanhos e disposião das coisas, a ponto de passar por uma porta ser um feito impossível para a pessoa? Se há tantos indícios de que grande parte dos relatos de “experiência fora do corpo” serem explicados por simples defeitos no cérebro, você está disposto a reavaliar o que você acredita sobre o assunto?

    Duvido.

    “Ceitas céticas”… Putz, cada uma que o pessoal tenta aplicar na gente…

    Thumb up 0
  38. Olá rogério, não sou místico e muito menos exoterico, sou apenas um estudioso, ja fiz parte de várias ceitas céticas, e como eu disse foi difícil pra mim mudar de opinião, e não pretendo fazer com que ninguém aqui mude a sua, mais como vc sabe, existem pessoas que criticam sem ter mínimo de informação sobre o assunto, não estou dizendo que vc é uma delas, pois vc ao contrário do “guarana taí” soube debater e expor seus conceitos sem preconceito.

    Esse tipo de prática (projeção astral) é o tipo de coisa que exige tempo e disposição, embora existem pessoas que consigam mais facilmente, não é aconselhavel tentar em estado de embriagues.

    Abraço!

    Thumb up 0
  39. Thiago Wesley, você tem alguma evidência para provar o que você afirma? Sabe como é, ter que engolir esta tal de projeção astral inteirinha por que você diz que encontrou com uma mulher no “plano astral” e três anos depois conheceu esta mesma mulher em um congresso (no “plano físico”) é pedir muito, você não acha?

    Thumb up 0
  40. caro wesley, queria muito acreditar nessas coisas, na verdade, meu sonho de infância era ter poderes mutantes, como os x-men. mas sabemos que isso não existe, não adianta se iludir. ate tentei uma “projeção” com meio litro de uisque, mas continuei com a mesma realidade, não vi duendes, nem óvnis, nem fantasmas, não tive clarividências. respeito suas crenças como crenças que todos temos o direito de ter, mas acho que tentar convencer céticos é dar murro em ponta de faca. com certeza você deve conhecer sites de esoterismo e misticismo onde seria mais bem recebido.
    abraços!!!

    Thumb up 0
  41. Lidia, querida, fique a vontade. Mas isso não foi algo que pensei ao ler essa artigo, foi algo que senti lendo ” a última pergunta” de isaac asimov. tem na net.

    Thumb up 0
  42. cesar, como eu disse la em cima, eu também era igual a vc, eu era bastante cético a respeito desse assuntos, não me entrava nada porque era dificil pra mim aceitar, mais é justamente como eu disse nao devemos aceitar tudo, devemos filtrar pegar o que serve e jogar o resto fora.

    Eu não acreditava em projeção astral (ou não queria acreditar), até que tive várias confirmações, como por exemplo.

    __Peguei o numero de telefone de uma pessoa que eu conheci la no mundo astral , quando voltei pro corpo e liguei pra ele, era realmente a mesma pessoa e numero estava correto.

    __Conheci uma senhora no plano astral, e depois de 3 anos aproximadamente fui a um congresso em são paulo e reconheci ela, e depois ela mesmo foi quem veio falar comigo dizendo que lembrava de mim.

    Digo pra quem quiser acreditar ou não, a maior parte dos meus conhecimentos eu adiquiri no plano astral, mesmo se vc acredita ou não o fato é que existe, e vc mesmo pode comprovar.

    abraço!

    Thumb up 0
  43. O que é real? Podemos confiar 100 % na nossa máquina química cinzenta ou ela pode nos pregar peças? Acredito que o deja vu seja um bug do cérebro, nos transmitindo a sensação (às vezes muito nitidamente) de que passamos por aquela experiência.

    Thumb up 0
  44. A mente é muito poderosa, quando nós nos concentramos em algo, como por exemplo um objeto, podemos de acordo com o nosso pensamento até remove-lo de lugar, ou até mesmo quebrar quando este for de material mais fraco

    Thumb up 0
  45. o Marcelão! da uma olhadinha em o Universo em uma Casca de Noz e depois contesta weslei…valeu! ve também tratado sobre a teoria da relatividade! la fala um pouco de raio laiser que teoricamente não existe e os universos membranas, e tem uma breve introdução sobre a teoria das cordas…

    Thumb up 0
  46. Algumas frases,de primeira! Tanto as “misticas” quanto as “científicas”.
    Mas elegi minhas preferidas: “mais de 90% do povão é rabo,não é cabeça”. E também “o místico compensa suas carências…”

    Nunca vi objetos voadores não identificados ,não tenho visões ,nunca passei por experiências “misticas” nem premonições.Mas que essas frases estão abundantes de pre-conceitos não tenho dúvida.E que a ciência também está longe de tudo explicar ninguem duvida.

    Thumb up 0
  47. Davi Dalben, a ciência não tem como objetivo provar que Deus não existe. Este seria um objetivo estúpido. O objetivo da ciência é conhecer. Conhecer a origem e evolução do Universo (se ele tiver origem, o que não está estabelecido ainda). Conhecer a origem e evolução das galáxias, estrelas, do nosso sistema solar, da Terra, da vida na Terra, dos elementos químicos, do ser humano, etc.

    Nesta busca incansável por conhecimento, os cientistas descobriram que o cérebro pode ser enganado, que os sentidos podem ser enganados, e elaboraram um método para tentar se livrar dos erros de percepção e de raciocínio. O método é simples: documente tudo o que você fez, e publique, e espere pelas críticas. Para estar preparado para as críticas, você mesmo deve tentar antecipar todas as críticas que puder. Em vez de defender a tua posição, tua primeira atitude deve ser de atacar. Você teve uma intuição? Antes de seguí-la, teste-a, veja se ela suporta uma análise profunda, veja se ela responde realmente a alguma pergunta, e quais perguntas que ela responde e quais as perguntas que ela suscita. Veja se ela é consistente internamente, veja se ela é consistente com o resto do corpo do conhecimento. Se ela for inconsistente com o que se sabe do mundo, examine-a com mais atenção para ver se este é um problema da tua intuição ou do mundo.

    É bem diferente do que os anti-ciência fazem, eles já partem do princípio que estão certos, não fazem nenhuma crítica profunda a sua própria teoria mas tentam colocá-la acima de qualquer crítica: eles não aceitam críticas, e em vez de corrigir os erros que são apontados em suas ideias, tratam de falar mal de quem os critica.

    Você vai ver muito disto por aí, nas pessoas que acreditam em projeção astral, em telepatia, em reencarnação, em crianças índigo, em aura, em mais um monte de besteiras que não tem absolutamente nenhum fundamento.

    Thumb up 0
  48. Farofa vc teve ter tido um pesadelo
    um dia sonhei q tava morendo
    e aconteceu a mesma coisa comigo
    suei frio meu coraçao tava acelerado;

    tirando
    dejavu , triangulo das bermudas , e multiplos universos
    tudo é lorota

    Thumb up 0
  49. Tá Bom….”Bando” de Thomés (o q tem q vê p crêr…)…Assim como Deus existe pela minha fé…sei muito bem q não sou tão ingênua e burra com nome q faz dobrar a língua e nem sei falar bonito…sei q não vivemos nessa via láctea imeeennsa sós…seria egoísmo meu acreditar nisso…realmente ainda estamos engatinhando em meio à escuridão do “saber” e blá,blá,blá….experiências como deja vu, vêr ovnis,vida após morte…entre tantos outros assuntos…talvez seriam experiências “self’s”…próprias…estamos em um mundo onde não é mais “todos por um”…e sim,”um contra todos e todos contra um”…uma raça q caminha à beira do abismo dos “eus”…fala sério…se existe a aurora boreal (O Q SE PODE VÊR)…porque não pode acreditar em outros fenômenos como o q estamos vivendo???? A própria natureza se voltando contra nós…e continuamos VENDO tudo isso…(enchentes,camada de ozônio e o escambal)…HIPÓCRITAS…

    Thumb up 0
  50. 6 – Meu amigo um dia fumou maconha e disse ter visto um personagem do programa Vila Sésamo o Garibaldo “o pássaro amarelo” ele pulava em sua frente batento as asas e tinha 2 metros de altura.

    7 – No triângulo das Bermudas existe violentas tempestades e furacões no meio do mar.

    Thumb up 0
  51. vou por o que eu acho aqui
    eu acho o(s) comentário(s) desse tal wesley aí uma M$@!, enfim..
    acho que a questão do deja vu pode ser associada à questão do multiverso que os cientistas teorizam, é como dar uma “espiada” no outro lado (frase dita no seriado fringe – ótimo serido por sinal).

    Thumb up 0
  52. Mas a finalidade maior da ciência não é provar, por exclusão, a existência de Deus? Acho que os místicos têm que dizer: “Deus está aqui” para em seguida a ciência provar que não está. Quando a ciência não conseguir provar que Deus não está lá, então está provado que ele existe.

    Ah! Em OVNI acredito. Daí a dizer que seja extraterrestre…

    Thumb up 0
  53. 1/ Déja vu: já tive, mas em sonho. O fato é que nosso subconsciente armazena, provavelmente, mais de 2/3 do que nos vemos, lemos ou ouvimos
    2/ Intuição:a hipótese é que nosso hipotálamo usa o “arquivo” de nosso subconsciente para tomar decisões em situações excepcionais Em varias situações de perigo extremo, tomei decisões “autómaticas” , em frações de segundo,independentes de qualquer pensamento lógico……..só em situações de perigo extremo! Em outras situações, por exemplo, jogar na megasena, parece que é puro acaso. Não involve o subconsciente, mas nosso desejo de ganhar……… e outros varios fatores.

    Thumb up 0
  54. eu já tive projeção astral, mas eu não consegui controlar fora…
    eu estava deitado em minha cama, de barriga para cima, e então comecei a prestar atenção na minha respiração, então fui entrado naquele estado que você sabe o que está acontecendo em volta, mas não tem controle do seu corpo, geralmente você sente isso logo antes de cair no sono, mas o meu eu não durmi, continuei nesse estado, então eu me levantei para fechar a porta que a luz do banheiro não estava me deixando durmir, mas estava diferente, me sentia leve, então olhei para trás, para perto da porta, e eu me vi deitado, então me assustei, meu coração disparou, e senti aquela sensação que se sente quando sonha que está caindo, mas eu senti eu caindo de costas, como se eu estivesse me deitando muito rápido sobre mim mesmo, então eu despertei muito nervoso, tremendo e suando frio e com o coração disparado

    Thumb up 0
  55. A única maneira de se chegar à verdade das coisas é ser cético. Cético como Bertrand Russell. Não aceitar declarações sem que sejam suportadas por evidências. Questionar os próprios valores e ver o que você acredita por achar que te dá esperança ou por que você simpatiza com algum valor, ou qualquer outra razão emocional e irracional, e jogar estas opiniões na luz do sol, para que murchem e sequem e você fique livre de mais uma ilusão. No caso de afirmações que você não pode verificar, como por exemplo a idade do Universo, ou a origem da espécie humana, prestar atenção no que dizem os especialistas no assunto: se todos eles concordam com alguma coisa, aceita a mesma como provavelmente sendo verdade. Se eles discordam, não tomar nenhuma opinião como certa. E se os especialistas afirmam não haver elementos para decidir por uma resposta, então não emitir julgamento sobre o assunto.

    Estes e outros conselhos que poderiam revolucionar o nosso mundo podem ser encontrados nos escritos de Bertrand Russell:

    “On The Value of Scepticism”
    http://www.positiveatheism.org/hist/russell4.htm

    Thumb up 0
  56. Sobre o efeito placebo,alguns dizem que o famacéutico alemão Sammuel Hanehman o usou como princípio para criar a Homeopatia usada ainda hoje,deve ser por isso que é inócua em alguns casos e eficaz em outros.

    Sobre o caso de aparições espirituais,há uma história muito interessante de um cientista inglês chamado Willian Crooks que estudou os fenômenos mediúnicos de aparições em seu laboratório a pedido da Academia Real de Ciências da Inglaterra no século dezenove.
    A importancia de Willian Crooks para o século dezenove só se compara a de Einstein para o século Vinte.Ele foi inventor do tubo de raios catódicos muito usado nos nossos televisores e monitores ainda hoje,entre outras coisas.
    Na época,as manifestações espirituais era uma febre,e eram exploradas de todo o jeito,inclusive por charlatães.Crooks foi convocado para botar um fim na polêmica da veracidade dos fenômenos a pedido da própria academia dado a seu prestígio no meio científico da época.
    As experiências duraram anos e foram relatados no diário científico do cientista resultando em um verdadeiro calhamasso sobre essas experiências que foram feitas com a colaboração de uma jovem médium chamada Florence Cook que produzia fenômenos e efeitos físicos e de aparições de uma mulher que se chamava Kate King.
    No final de tudo,Willian Crooks confirmou e testificou a veracidade dos fenômenos,arriscando sua reputação de cientísta notável que era,surpreendendo os seus colegas de academia que logo o rechaçaram e o taxaram de louco e esquizofrênico.
    No inicio do século XX,o nobre cientista,em uma entrevista concedida a um jornal,afirmou novamente que não desmentia nada e não se retrataria e que ainda tinha muita coisa a acrecentar sobre os fenômenos,tal era a sua convicção no que viu e experimentou.

    Sobre esse assunto,aqui vai um link sobre isso,vale a pena:

    http://www.apologiaespirita.org/objecoes_refutadas/crookes_retratou_se.htm

    @Guaraná Taí:”E a explicação do Wanderson(e com W e N,né?)…Muito boa!Com ceretza devem ter ido pra ilha de Lost,Wanderson…kkk!”

    Afff…Lost…Não sei por quê perdi tanto tempo assistindo aquilo:(

    Thumb up 0
  57. Boa tarde!!!
    o corpo (ossada) da princesa russa Anastácia Romanov ja foi encontrada em 2009.
    “No entanto, em Agosto de 2007, um arqueólogo Russo anunciou a descoberta de dois esqueletos em um sítio perto de Ekaterimburgo…”
    No dia 30 de abril de 2008, cientistas Forenses Russos anunciaram que os testes de DNA provaram que os achados se tratavam mesmo do Czarevich Alexei e da Grã Duquesa Maria.”

    mais ou menos isso!!!

    Thumb up 1
  58. não há como provar que as sensações são confiáveis, logo tudo o que a ciência pode fazer é ser útil. Assim, ela não pode ser o parâmetro para julgarmos o que é verdade ou mentira.

    Thumb up 0
  59. Boas tardes,
    iria me furtar a comentar este artigo devido às inúmeras e não comprovadas opinões prós e contras dos prezados colegas.
    No entanto, concordo com a (o) Ira. O ser humano precisa estar consciente de que existem coisas que não sabemos ainda explicar, não porque não tem explicação, mas porque não conhecemos as respostas. Infelizmente, nestes casos, o homem tende a ridicularizar o acontecimento, fechando os olhos ao que realmente seria aquilo.
    Enquanto alguém diz que viu um OVNI e dez outros dizem que isto é besteira, que eles não existem e o que a testemunha deve ter visto era um balão, avião, estrelas, planetas, etc, vai acabar prevalescendo que o que ela viu foi “realmente”, uma das opções citadas, obscurecendo assim, um acontecimento real e digno de estudos sérios.
    Abraços

    Thumb up 0
  60. wesley vc é místico? (rsrsrsrs)

    Acho que devemos estudar tudo e depois filtrar tudo, não podemos aceitar tudo que nos é dito, não sei porque vc tem tanta raiva do misticismo, eu estudo o místicismo e acho muito interessante, inclusive pratico a projeção astral a algum tempo.

    A diferença entre o místicismo e a ciência, é que no misticismo vc vê e comprova as teorias; Inclusive muitas delas eu ja comprovei.

    Thumb up 0
  61. Caso ovni ou discos voadores ou outro objeto qualquer,
    sem comentários,porque ????
    Penso que 90% da massa humana olha para o alto e nada consegue ver ou sentir,é proprio do humano.
    Ate penso que o humanoide terrestre olha o ceu e pensa que as estrelas la estão para seu deleite visual.
    Mas,tambem penso que a raça humana atual ainda usa fraldas.
    Recomendo um livro simples de PETER KOLOSIMO (ANTES DOS TEMPOS CONHECIDOS)tambem é bom o MUNDO DA ARQUEOLOGIA de C.W.CERAM.
    Ler obras fundamentais é bom para a massa,ela agrega qualquer conhecimento.

    Thumb up 1
  62. “[...] a ciência serve para iluminar o mundo e é um desserviço usá-la para dar ar de autenticidade ao misticismo.”

    Rogério, com o seu consentimento, faço minhas as suas palavras.

    Thumb up 1
  63. A princesa Russa Anastasia morreu aqui na minha cidade. Seus documentos foram queimados e tudo mais, mas pra quem tem acesso a alguns dados [como eu tenho] aqui na cidade sabe disso.

    Quanto a intuição no item 8, é muito interessante, eu jogo poker e muitas vezes quando recebo minhas carta sinto o jogo que vai virar na mesa e a mão que vou formar. Eu não costumo confiar nesse sentimento, mas garanto que ele ja me trouxe bons lucros, quando o sinto quase nunca erro, mas ainda não consigo confiar nele totalmente.

    Alguns domingos atras quando estavamos jogando e eu falei desse sentimento, meus amigos resolveram testá-lo. Mandaram que eu “cantasse” o jogo quando percebesse que isso tinha ocorrido. Acertei 4 vezes em 5. Foi muito legal e eu adquiri o apelido de “o cantor” nas mesas. Gostaria de entender mais sobre essa intuição.

    Thumb up 0
  64. olá
    há ainda o caso do desaparecimento do autor do livro internacionalmente conhecido O PEQUENO PRINCIPE , Antoine Saint Exupery
    Ele era piloto, desapareceu misteriosamente na década de 30 enquanto num sobrevoo ao deserto. Nunca encontraram o corpo e nem os destroços do avião, mesmo com buscas intensas.

    Thumb up 0
  65. Sobre a questão nº 5 li uma vez um artigo que explicava o fenômeno: o nosso cérebro e milhares de vezes mais veloz no processamento de dados do que qualquer outra atividade do nosso corpo. Então, quando entramos num ambiente e vemos um cenário familiar, mesmo que nunca tenhamos estado lá, é porque nosso cérebro já computou todo este ambiente a partir do primeiro olhar que lançamos lá, seu cheiro já foi decodificado só com a primeira inspirada, assim como os ruídos e tudo mais.
    Como o cérebro então já formou todo o quadro, na lentidão dos nossos sentidos ele vai mostrando o que achamos que nunca tínhamos presenciado antes.

    Thumb up 0
  66. Os fatos descritos são realmente muito interessante, quero chamara atenção do fato dos poderes psiquicos, que na realidades todos nós
    possuímos só que não estão desenvolvidos em outras pessoas se desenvolve alguns como clarividencia, premonição , etc. Esses poderes são reais, quase sempre n momento de alguma necessidade ele se desenvolve.

    Thumb up 0
    • …ou não!

      Thumb up 0
  67. O fato tbm é a necessidade do mais, precisamos de mais…
    uns levam para viagens, pensar no inusitado, no que assusta, no que o conhecimento não alcança…

    outros querendo este mais, buscam provar a existencia ou a inexistencia destas coisas, depende do comportamento pessoal, anciedade em provar que a maioria esteja errada, pq o convencional o que esta em maioria aborrece a muitos…

    sempre existiu estes dois tipos de pessoas…
    pra mim, se não causa inimizade ta de boa, e fica legal as discuções.. o problema é nos tornarmos fechados e descartarmos por achismos ou medo…

    mas pra mim acho incrivel e a ciencia não conseguir explicar algumas coisas é… principalmente do esquema do remedio…

    Uma vez um professor de filosofia falou do caso de um memino q tinha cancer ou uma doença bem das mortais… ai os médicos falaram para ele imaginar que ele estava sendo atacado por inimigos e que dependia dele e do corpo dele se defender e atacar esta doença, na mente de uma criança isso é mais que lúdico é real… e num foi q o muleque sarou… agora perguntamos igual a animal channel, fato ou ficção?

    abraçosss

    Thumb up 0
  68. O caso do placebo é sem dúvida uma prova irrefutável do poder da mente. Se a pessoa realmente acredita que está sendo curada, a cura acontece.
    Todavia, a ‘ciência’ simplesmente ignora esse fato, que devidamente estudado e aplicado, poderia eliminar os indesejados efeitos colaterais provocados pelas drogas chamadas de medicamentos.

    Thumb up 0
    • …psssiu…fala baixo aí Bovidino, que os fabricantes de drogas tão de ôlho. E droga é remédio para o problema deles, fabricantes!

      Thumb up 0
  69. se considerarmos algo plausivel apenas porque uma grande quantidade de pessoas acredita ou porque é uma crença comum a muitos povos, o que dizer das bruxas e demônios que assombravam a idade média? o triângulo das bermudas não tem mais desaparecimentos e naufrágios que qualquer outra parte dos oceanos. fantasmas?? lendas devem ser tratadas como lendas, não como fatos inexplicáveis, a ciência serve para iluminar o mundo e é um desserviço usá-la para dar ar de autenticidade ao misticismo.

    Thumb up 1
  70. Há quem diga que, na presença de cientistas e de outros céticos, duendes e sacis também se escondem…

    Thumb up 1
  71. Dos factos inexplicáveis que se contam, metade são más interpretações; da outra metade, parte são mentiras, partes são realmente inexplicáveis.
    Eu já vivenciei factos que não têm explicação científica e que os supersticiosos explicariam como sobrenatural e os fanáticos cépticos explicariam como alucinação. Para os primeiros, tudo o que não compreendem é sobrenatural; para os segundos, tudo o que não conseguem atingir, não existe. Pobres de uns e de outros. A virtude está no meio.
    E espero que um dia se consiga explicar todos esses processos em pormenor. Quanto a OVNI, já vi. E não era avião, nem helicóptero, nem balão, nem míssil, nem satélite, nem meteoro, nem ave, nem insecto, nem ilusão óptica, nem flare dum Iridium, nem o Super Homem. Mas se era extraterrestre, também não sei.

    Thumb up 0
  72. 1- Nada no Universo é inexplicável; até porque, TUDO estariam subordinados as Leis que regem e determinam as causas…
    2- Os místicos têm a tendência de fabricar crendices, para “explicar” magicamente o que eles sequer conseguem entender.
    3- Algumas respostas dependem de conhecimentos que só serão conhecidos no futuro.
    4- Como mais de 90% do povão é do tipo “rabo” e não “cabeça”, a maioria acredita em magia, no sobrenatural, etc.
    5- Mesmo que bilhões de místicos acreditem numa mitologia, ainda assim, as mitologias não deixaram de ser apenas crendices.
    6- Existem incontáveis “universos”, mas todos são partes do Universo em que vivemos.
    7- Os lúcidos e os místicos vivem em “mundos” diferentes.
    8- Embora seja perda de tempo procurar respostas fora da natureza ou em ficções onde o místico compensa suas carências com convicções irracionais.
    Pois a fé do místico não é uma força, mas sim, a fraqueza de quem olha para fora de si sonhando e não despertando, o cérebro místico acredita nas versões bizarras, não racionaliza e não existe argumento que faça o místico deixar de crer em suas mitologias.

    Thumb up 1
  73. Humm…Interessante.

    Devia constar nesse artigo os sonhos premunitórios também que muitas vezes são a causa do Deja vu.Muitos acontecimentos que “lembramos”que aconteceu conosco alguma vez,na verdade sonhamos com ele anteriormente,porém,isso não explica nada,apenas fica mais uma indagação.

    No caso do Triângulo da Bermudas,deve haver alguma falha magnética tão violenta que nenhum instrumento foi capaz de suportar até agora,fazendo com que aviões e barcos se percam no mar.

    Ah,o termo “Sexto Sentido” foi usado pela primeira vez pelo Fisiologista Inglês Charles Richet,criador da Metapsiquica humana,antecessora da Parapsicologia,para designar os fenômenos como pressentimentos,sonhos premunitórios e percepção extra sensorial.O termo foi tão bem aceito que é usado até hoje.

    Acho que diante de certos fenômenos,a ciência teria que mudar de paradigmas para poder entendê-los.

    Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
CrystalBall
Blogs e tweets podem prever o futuro?

Uma pesquisa de admi...

Fechar