Parasitas: os 10 mais nojentos e diabólicos

Por , em 7.10.2010

Só a palavra parasitas já causa arrepios a muita gente, e aquela imagem de lombrigas enormes das aulas de biologia nos vêm à memória. Mas se você acha que lombrigas são os piores parasitas do mundo, você está enganado.

Esses bichos são muito espertos – o que define a “parasitose” é que eles se aproveitam de outros organismos para sobreviver. E eles não têm piedade do seu hospedeiro.

Prepare seu coração, seu estômago e conheça 10 parasitas realmente nojentos e diabólicos:

10. Câncer canino transmitido sexualmente
parasitas cachorros

 

Cachorros possuem uma forma de câncer que é sexualmente transmitida. Você pode até pensar “mas câncer não é parasita”. Originalmente, esse câncer era apenas um tumor. Mas agora é transmitido sexualmente, através de mordidas ou de lambidas e essas células infectadas vivem como parasitas no corpo do canino, drenando sua energia para crescer. Normalmente, desaparecem depois de nove meses de infecção, mas isso dá tempo suficiente para o cachorro passar a doença para algum amigo, se nenhum cuidado for tomado.

9. Trichomonas gallinae

O Tiranossauro Rex mais bem preservado do mundo, conhecido como Sue, está exposto atualmente no Museu Field, de Chicago. Há suspeitas que Sue tenha sido morta por protozoários que atacam aves até hoje, o Trichomonas gallinae. Pela foto de Sue você pode ver que há cicatrizes no crânio dela – antes achava-se que elas eram provenientes de alguma batalha que ela travou com outro tiranossauro, mas agora cientistas acreditam que pode ter sido obra de um protozoário que atacou a boca e a garganta do bichão. Em aves de rapina hoje o protozoário causa várias lesões no bico e na garganta e faz com que eles morram de fome. Como as feridas são similares à de Sue, o mesmo pode ter acontecido com o T-Rex.

8. Hymenoepimecis argyraphaga

Apesar dos parasitas infestarem seus hospedeiros e tornarem a vida deles bem difícil, eles não o matam, normalmente. Não é o caso dos parasitóides que destroem e depois consomem o seu hospedeiro. O Hymenoepimecis argyraphaga é uma vespa parasitóide tão terrível que o Alien dos cinemas foi inspirado nelas. Você lembra que os filhotes de alien parasitavam o corpo dos humanos para se formarem e depois saiam de suas barrigas explodindo o coitado do ator coadjuvante? Basicamente é isso que acontece com a aranha Plesiometa argyra. Ovos de vespa são colocados dentro dela e, de alguma forma, eles controlam a mente da aranha, que constrói teias especialmente preparadas para receber as larvas depois e mantê-las seguras. Então, quando estão prontas, as larvas devoram a aranha de dentro para fora, saindo do corpo da hospedeira e se aproveitando da casa que ela construiu.

7. Wolbachia

Essa bactéria infesta 70% dos invertebrados do mundo e desenvolveu estratégias incríveis para continuar se espalhando. Em fêmeas, eles aproveitam a “carona” e invadem os filhotes que a hospedeira irá gestar eventualmente. Como os machos são “inúteis” ela mata os filhotes machos ou então os transforma em fêmeas, para que a taxa de machos seja menor. Em moscas da fruta, acredite se quiser, a bactéria consegue transmitir seus genomas inteiros em algumas de suas células.

6. Niphanda fusca

A Niphanda fusca é uma borboleta que, assim como os chupins, coloca seus ovos no ninho de outra espécie e se manda. Normalmente, os ovos são postos no ninho de formigas Camponotus japonicus. Quando as larvas nascem, elas exalam um químico que convence as formigas de que elas são formigas também e fazem com que as pobres “mães” alimentem as larvas de borboleta com os próprios ovos de formigas do formigueiro.

5. Loa loa

A Loa loa é um verme que vive nas florestas e nos pântanos da parte oeste da África. Ela infecta humanos através de vetores, pequenos mosquitos e moscas que, quando mordem uma pessoa, deixam os vermes lá. A “minhoquinha” simpática então vive sob a pele do seu hospedeiro, se alimentando de fluidos do corpo, quando ainda é dia (e a pessoa tem mais chances de ser mordida por um novo inseto que irá transmitir o parasita para outra vítima). De noite, ela vai para os pulmões do infeliz hospedeiro e, eventualmente, vão morar nos olhos da pessoa.

4. Sacculina carcini

As fêmeas dessa espécie de craca invadem caranguejos e criam uma espécie de raiz que se espalha pelo corpo de sua vítima, se alimentando de nutrientes dissolvidos no corpo do bicho. O parasita também se aloja na parte de baixo do caranguejo, onde podem estar eventuais crias que podem ser infectadas também. As fêmeas acabam nutrindo essas cracas como se fossem seus próprios ovos. Já os machos infectados acabam modificando seus corpos para ficarem mais largos, como as fêmeas e passam a “gestar” as cracas como uma fêmea faria.

3. Ophiocordyceps unilateralis

Esse parasita transforma formigas em verdadeiros zumbis. Pode parecer bizarro, mas é realmente assustador: o fungo infecta uma formiga, mata o coitado do inseto e um longo esporo cresce da cabeça da formiga. Normalmente o fungo faz com que a formiga morta se prenda a uma folha onde, através do organismo dela, ele pode arranjar nutrientes, e seu esporo pode infectar mais vítimas.

2. Cymothoa exigua

Um dos mais bizarros parasitas dessa lista é esse crustáceo, que, literalmente, se aloja no corpo de um peixe hospedeiro e substitui a sua língua. Ele entra pelas guelras do peixe e se prende na base da língua do coitado. Lá, ele toma todo o sangue que vai para o órgão. Isso faz com que a língua se atrofie e caia. Quando isso acontece, o parasita toma o lugar do órgão e se torna a língua do peixe.

1. Toxoplasma gondi

Talvez você conheça esse das aulas de ciência – o toxoplasma é um protozoário que até parece saído de algum filme barato de ficção científica, mas é muito real. Seu hospedeiro primário é o rato. Para fazer com que o rato se torne uma presa mais fácil, ele controla a mente do roedor, fazendo com que ele fique atraído por xixi de gato, tudo isso para ir parar dentro de um hospedeiro maior. E você sabia que esse bichinho infecta 50% da população mundial e que pode influenciar até mesmo o resultado das Copas do Mundo? Nos humanos ele pode causar neuroticismo. [LiveScience]

49 comentários

  • Samuka B.:

    Gostaria de fazer uma correção. A foto da vespa parasitoide Hymenoepimecis argyraphaga está errada. O animal ali pertence à família Mantispidae, são bem parecidos com os Louva Deus, pois apresentam esse apêndice raptorial. A foto correta para a vespinha parasitóide é essa: http://bio390parasitology.blogspot.com.br/2012/03/hymenoepimecis-argyraphaga.html.

  • Bruna Santos:

    Muito interessante! Obrigada.

  • Simone Paiva:

    Faltou o pior deles :os políticos brasileiros

  • mlkz:

    po cara è`massa mas q dododododododododododododododododododododododododododododo da q las people

  • gabrielly tavares:

    que coisa mais nojenta eu tambem nao suporto aranhas cabeludas ecaaaaaaaa

  • Maylow:

    Creio que faltou um outro exemplo de parasitismo, que igualmente cruel, atinge milhares de seres vivos. São os animais parasitados pelo ser humano, como os cavalos, que trabalham como bestas de carga, principalmente em grandes centros urbanos, sem nenhum tipo de proteção e compensação.

    • Pablo Santos:

      Veja a definição científica de parasitismo e entenda que o seu exemplo é classificado como esclavagismo, e não parasitismo.
      Não concordar com as atitudes de algumas pessoas não é motivo para propagar ignorância.

  • edutrololo:

    carai qui nojo e importante
    valeu

  • marizete assis alves:

    Assustadores. Importante saber.
    Obrigada pela matéria.

  • Lucas:

    O muito legal esse site contém bastante informações

  • kati:

    Esse 8 o da vespa é terrivelmente brilhante tanto q inspirou o filme, mais esse dos olhos Deus do céu só consegui olhar 1 vez,a do peixe é nojento,e a da formiga até assusta.

  • edgar:

    eu nao vi nada de diabolico nisso

  • Ivo Filho:

    Marco Andrade,
    a “Luciene” e o “Chinforinfora” têm razão, o tralhoto não entra onde você disse que entra, mesmo porque ele sempre nada rente à superfície d’água. O tralhoto, também chamado de “quatro-olhos”, é um peixe originário das Américas Central e do Sul, que vive em águas quentes e levemente salobras. É muito comum encontrarmos esses peixinhos aqui no litoral paraense. Então, é provável que você tenha querido dizer Candiru ao invés de Tralhoto, a menos que você esteja se referindo ao Norte de um outro país que não o Brasil.

  • gloria:

    Esse é um dos motivos pelo qual ñ sou muito adpta de caenes,morei em fazendas e já vi coisas nogentas em animais q eram abatidos e vendidos ,e quem os consomem ñ imaginam o tanto de berne, carapatos ,fungos, frieiras,brocas,bicho de pé,lombricas,solitárias,(helmintos,anairobicos e nematóides),os pobres bichos contem,muitos deles ñ vemos a olho nú!Eeles ñ falam onde doi,então vão ao matadouro como saúdaveis,os donos as vezes nem sabem q seus animais estão imfestados de “invasores de corpos”.

  • leo:

    fiz ate um trabalho do toxoplasma gondi

  • Ivo Filho:

    Nooossa, que coisa não? Ainda bem que aquele do olho é lá das bandas da Àfrica; já quanto aquele que suubstitui a língua do pobre do peixe, que coisa triste, hein?! Bem que esse parasita poderia se alojar na boca dos linguarudos. Imagine a língua atrofiando e, um belo dia, caindo.

  • Mel:

    quero vomitar.. que coisa nogenta no olho do infeliz!!!!

  • Erico:

    É assustador,teremos que ter mais cuidado,principalmente porque animais que temos como de estimação e até mesmo que nos serve de alimento, são hospedeiros de alguns desses parasitas,é claro que sem exageros,para não ficarmos obsecados.

  • phelipe:

    lol gostei do que parazita que vira lingua,sabendo que a lingua é a principal fonte do paladar que distingue o gosto das coisas o peixe sem lingua pode sentir gosto do que come?
    e seu parazita ele pega todo o alimento do peixe ou apenas uma porcetagem

  • Luciene:

    De fato, o Candirú é um peixe-parasita que, atraído pelo fluxo da urina, nada em sentido contrário entrando no ânus, vagina ou uretra. Causa sangramento e infecção, e se demorar a ser retirado (cirurgia)pode levar a óbito. O rio Amazonas é onde tem maior concentração do Candirú.

  • Chinforinfora:

    Marco Andrade.
    Esse seu peixe deve ser bissexual.
    Eu sei de um peixe que entra é na uretra da pessoa que urina no rio . Ele se chama Candirú. Pode pesquisar

  • willer:

    Gostei muito do toxiplasma gondi!

  • marco andrade:

    Aqui no norte tem um peixe chamado tralhoto que entra dentro do anus das pessoas que tomam banho de rio, sabe la pra fazer o que!

  • Sheila:

    Credo que coisas nojentas… Muito, muito, muitoo BIZARRO!!! Assustador OO

  • Richard:

    Cara, eu já vi um mangá sobre esse Loa-Loa. É bem mais nojento, mas as formas de transmissão são quase as mesmas
    Tá aqui o link.http://www.chrono.com.br/downloads/159.html
    Leiam apenas se tiverem estômago.

  • Luciene:

    Cara! Aquela minhoquinha não tem nada de simpática. Kkkkkkk. A carne de porco tbm tem um parasita que se aloja no cérebro dando dores terríveis e levando a pessoa a óbito. Talvez seja esse o parasita a q o César se refere. E a vespa jóia do Felipe eu não conheço, mas gostaria q houvessem muitas delas p acabarem de vez c as baratas, tenho pavor!!!

  • Alice:

    Criaturinhas desgraçadas!

  • anonimo:

    bizarro!

  • Jocafe:

    Só gostaria de saber qual desses parasitas o pessoal de Brasilia copia.
    Com certeza todos, e mais outros ainda não descobertos pela ciencia.
    Um dia acredito que nós (hospedeiros) vamos exterminar com todos.

  • mary:

    faltou fazer um artigo sobre o parasitus politicum, cf nosso amigo verificou!! (eheh) esse é parasita mesmo!! e se descuidar, leva tudo os troco do brasileiro!! são parasituns trocunslentos!! sempre parasitando o bolso do brasileiro!!

  • Jício S.:

    correção ortográfica: …….É…….DEIXANDO-OS……..ZUMBIS

  • Thiago Mariano:

    Excelente matéria!!

  • Felipe:

    Não conheço o nome científico, mas, a vespa jóia também transforma a barata em ‘ zumbi ‘. Ela injeta uma toxina que atinge o sistema neurológico da barata. As larvas comem sugam o sangue e depois comem a barata.

  • Jício S.:

    Muito interessante!!!

    Mas vocês sabiam que tem um outro parasita que á capaz de INFECTAR O SER HUMANO APÓS OS 16 ANOS E CONTROLAR SUAS MENTES deixandu-os também como ZUNBIS por alguns meses!!?

    Esse tipo de ataque ocorre normalmente de 4 em 4 anos o NOME DO PARASIA É: PULÍTICUS IN CAMPANHIAES

    hahahahahahahha!!!!

  • claudemir da silva:

    materia interesante quer sirva também de alerta para com nos seres humanos

  • jose kibi:

    o peixe ao subistituirem a lingua nao da conta de nada? quanto tenpo vive depois de infectado o parasita conssegui viver dentro e fora da agua?

  • michel:

    tranquilo??! c essas porr@s c mutarem, nós veremos o apocalipse sair d dentro das nossas barrigas.

    mas creio q antes disso acontecer, um buraco negro macro (100bilhoes d anos luz maior q a viaLactea) resolve o problema. axo q estou com neuroticismo =0

  • miguel angelo lopes:

    fala sério existem umas coisas que só vendo paraquer cada bicho feio eu hemmmmmmmmmmm.

    miguel angelo lopes sp.

  • Lucas:

    a maioria ai eh tranquilo… mas a do olho eh fudido

  • TROLL:

    isso aew Cesar, tá sabendo legal !!

  • Manuel Bravo:

    Só podem ser mesmo diabólicos, acho que Deus não criou estes
    pestilentos!!!rsrsrsrsrsrsrsr

  • Cesar:

    Existe um outro parasita, não lembro o nome, que se instala no cérebro das pessoas, e vai corroendo ele.

    • DarkCyborg:

      Naegleria Fowleri, muito prazer. Faltou essa ameba devoradora de cérebros humanos, que entra pelo seu nariz quando você está nadando em um lago contaminado. 99% das infecções são letais.

  • Chinforinfora:

    Tem tambem o CUCO que bota ovos no ninho de outros pássaros.Se o ninho tem três ovos ele tira um e bota o dele. Como o ciclo de reprodução dele é mais rápido o filhote dele nasce primeiro e sendo mais forte joga os outros para fora do ninho. Vai tomar no CUCO. que passarim fii duma egua

  • TROLL:

    Ok,
    agora do “Toxoplasma gondi” poder influenciar em resultados de copa do mundo? Eu gostaria de saber mais sobre isso, talvez isso explicasse a total demência do nosso ex-tecnico da seleção brasileira !

  • @albert_dark:

    Faltou os Homos sappiens, são os piores parasitas do planeta.

  • Suely /07.10.2010:

    GOSTEI MUITO DO COMENTÁRIO DO PARASITA DO CANCER NO CACHORRO.qUERIA SABER ALGO SOBRE DOENÇAS E PARASITAS EM GATOS.

  • big bang:

    Aqui na minha região tem um peixe q chamam de cigarra e q tem esse parasita dentro da boca, eu mesmo ja pesquei um, e bem estranho.

  • ana e ines:

    isso e muito nogento pode criar outra coisa melhor.

Deixe seu comentário!