Os 10 pontos de ônibus mais criativos do mundo

Pontos de ônibus são geralmente coisas bastante simples e até entediantes. Na maior parte dos casos, o que vemos é uma plaquinha com um desenho do transporte público para indicar que por ali vai passar um coletivo, quando muito um banquinho ou um toldo, e só.

Algumas cidades decidiram inovar no aspecto “esperando por um ônibus”, no entanto. Por exemplo:

1. Pontos de ônibus ultramodernos


Andar de ônibus em Krumbach, na Áustria, é como participar de um programa de pós-graduação arquitetônico.

Os locais decidiram que sua cidade precisava de uma renovação, então reuniram arquitetos de sete países diferentes (Rússia, Noruega, Bélgica, Espanha, Chile, China e Japão) para projetar novas paradas de trânsito modernas. O resultado é o que você vê no vídeo abaixo.

2. Ponto de ônibus óbvio


Em 2014, o ponto de ônibus na South East Avenue, no bairro de Highlandtown, na cidade americana de Baltimore recebeu uma escultura de arte pública.

O “Mmmm”, um coletivo de artistas de Madri, na Espanha, criou a “óbvia parada de ônibus”. Tão óbvia, na verdade, que nos faz perguntar por que o mundo não está cheio de letras gigantes soletrando BUS para indicar pontos de transporte público por aí.

A escultura possui design lúdico que incentiva as pessoas a relaxarem e interagirem. Foi construída com os mesmos materiais que um banco de rua tradicional, com pranchas de madeira parafusadas a uma estrutura de aço que suporta peso e evita o vandalismo.

3. Ponto de ônibus com biblioteca


Em 2014, Bağcılar, o bairro mais povoado de Istambul, começou a oferecer “mini bibliotecas” nos pontos de ônibus, sendo que os livros disponíveis são trocados duas vezes por semana e os passageiros podem lê-los nas paradas ou emprestá-los e depois devolvê-los em qualquer ponto com uma estante.

O vice-prefeito de Bağcılar, Mehmet Şirin, disse que o tráfego congestionado de Istambul às vezes leva a um certo de tempo de espera dos ônibus, e como as pessoas sempre acham desculpas para não ler livros – a primeira delas é não ter tempo livre -, a biblioteca é uma resposta a isso.

4. Ponto de ônibus retrô


No último dia 14 de fevereiro, os passageiros que usam uma parada na rota de ônibus 546 em Melbourne, na Austrália, ficaram surpresos ao encontrá-la transformada em uma sala de estar dos anos 70. A parada foi equipada com um sofá laranja e marrom, uma cortina e papel de parede retrô adornado com obras de arte kitsch.

As artistas Jill e Suse (conhecidas apenas por seus nomes próprios) “recuperaram o espaço” usando apenas materiais de segunda mão e reciclados. Jill, a artista principal do projeto, já havia transformado a parada em uma sala de estar dos anos 50 em janeiro de 2016.

5. Ponto de ônibus com ar-condicionado


O primeiro ponto de ônibus com ar-condicionado dos EUA foi inaugurado em Hialeah, na Flórida, em 2016.

A parada, localizada na estação Hialeah Metrorail, faz parte de um programa piloto que poderia levar à instalação de mais pontos com ar-condicionado na região de Miami-Dade. O local fechado tem espaço para quatro pessoas sentadas, e 11 de pé.

6. Pontos de ônibus soviéticos


Os pontos de ônibus soviéticos eram estranhos e originais. Tanto que renderam um belo assunto para o fotógrafo Christopher Herwig, que documentou os projetos e o legado destas paradas largamente abandonadas.

Abaixo, você pode assistir a um vídeo promocional sobre o seu livro, mostrando um pouco dos pontos de ônibus:

7. Ponto de ônibus interativo


A empresa, DP Architects, de Singapura, em colaboração com várias agências do governo, criou uma parada de ônibus em Jurong com elementos que os passageiros poderiam encontrar num café, parque ou na sua sala de estar.

O ponto apresenta assentos amplos, livros, estacionamento para bicicletas, um balanço, obras de arte pelo ilustrador local Lee Xin Li, e um jardim no último piso, com uma pequena árvore. O espaço também é hiperconectado: além de imprimir livros, os usuários podem digitalizar um código QR para baixar e-books da Biblioteca Nacional, carregar seus telefones, e navegar por plataformas digitais interativas que mostram horários de chegada e te ajudam a planejar ou encontrar o caminho mais rápido. As telas também transmitem informações sobre clima, notícias e eventos locais.

8. Pontos de ônibus em formato de frutas


16 pontos de ônibus adoráveis em formato de frutas, construídos originalmente em 1990 para uma exposição, ainda podem ser encontrados nas ruas de Konagai, no Japão.

Por quê? Bem, as paradas tornaram-se uma atração turística na região, e as frutas gigantes (incluindo melancias, morangos, tomates e laranjas) são um lembrete que mesmo o design de pontos de ônibus pode ser divertido.

9. Ponto de ônibus com banheiro


Esse ponto de ônibus foi na verdade uma pegadinha feita em Surrey, no Reino Unido. Um grupo tomou a frase “conveniência pública” e a distorceu, instalando um banheiro em uma parada em fevereiro de 2015.

As origens da adição bizarra são ainda desconhecidas, mas algumas pessoas a acharam engraçada. Aparentemente, fez parte de uma longa onda de vandalismo em pontos de ônibus na área.

A pia e vaso sanitário, que efetivamente foram utilizados, apesar de não possuírem encanamento, já foram removidos.

Bônus: Estações tubo de Curitiba


Os pontos de ônibus em formato de tubo são uma das características que dão à Curitiba seu apelido de cidade-modelo. Quem já visitou a capital paranaense deve ter reparado nestas paradas estranhas, com um design original.

Apesar de interessantes e diferentes, estes tubos também são frequentemente alvo de críticas pelas temperaturas absurdas sentidas em seu interior em dias (felizmente pouco comuns) muito quentes de verão. Em 2014, por exemplo, foram registrados picos de mais de 50° C dentro das estações. [Oddee, G1]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (9 votos, média: 4,67 de 5)
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta