Os olhos nunca mentem. Mito ou realidade?

Publicado em 16.07.2012

Muita gente acredita que, ao observar o movimento dos olhos de uma pessoa, é possível saber se ela está mentindo ou não. “A ideia é até ensinada em cursos de treinamento organizacional”, aponta a psicóloga Caroline Watt, da Universidade de Edimburgo (Reino Unido). Em estudo recente, ela e sua equipe colocaram o mito à prova e concluiram que, no fim das contas, a noção de que “os olhos não mentem” não se confirma.

O estudo teve três partes. Na primeira, os pesquisadores pediram aos 32 participantes para que escondessem um aparelho celular e voltassem até eles. Em seguida, tiveram seus depoimentos gravados duas vezes (em uma delas, mentindo e, na outra, dizendo a verdade).

Os vídeos, sem som, foram comparados por um grupo de avaliadores, que, apenas observando os olhos do participante, não souberam dizer quando ele estava mentindo.

Seria uma falha dos avaliadores? Na segunda parte do estudo, 50 pessoas foram treinadas para reconhecer padrões de movimentação dos olhos. Ainda assim, elas não conseguiram identificar quem estava mentindo.

Os cientistas ainda especularem que talvez as mentiras fossem muito “leves” – se fossem descobertas, não aconteceria nada demais. Assim, na terceira parte do estudo, os pesquisadores analisaram gravações de depoimentos feitos a policiais, nos quais a pessoa pedia que buscassem parentes ou amigos que haviam desaparecido.

Na metade dos casos, a pessoa estava mentindo (conforme revelavam as investigações policias), mas os movimentos de seus olhos não revelava isso – eram praticamente iguais aos das pessoas que diziam a verdade em seus depoimentos.

“Nosso estudo não encontrou base para essa ideia e sugere que está na hora de abandoná-la”, resume a psicóloga. Talvez ela funcione… em seriados policiais.[WebMD]

Autor: Guilherme de Souza

É jornalista empenhado e ilustrador em treinamento. Curte ciência, cultura japonesa, literatura, seriados, jogos de videogame e outras nerdices. Tem alergia a música sertaneja e acha uma pena que a Disco Music tenha caído no esquecimento.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

7 Comentários

  1. Pode se ter algumas dicas, mas certeza como se vê em seriados de investigadores especiais é pura ficção. Muitas variantes podem influenciar como frieza, vergonha, constrangimento, medo, pressão insegurança e real coceira no nariz, orelha e nuca ou dores devido a tortura.

    Thumb up 1
  2. Talvez a descoberta da mentira seja uma série de fatores, envolvendo dilatação da pupila, aceleração ou desaceleração dos batimentos cardíacos, alguns cacoetes, olhares, tom de voz, tempo de resposta etc.

    A mentira é muito mais complexa do que pode parecer rs

    Thumb up 0
  3. Pode até ser que os olhos possam dissimular a verdade, mas nota-se que eles expressam emoção. Digo isso pra vocês com brilho neles… : )

    Thumb up 4
  4. acho que eu sei porque eles não demonstraram padrão mentiroso nos olhos,os doutores mandaram els fazerem isso por isso eles permaneceram como se estivessem falando a verdade,mas se fosse uma simulação de verdade aí sim dava pra ver pq às vezes eu minto e minha mãe diz q foi eu pq ela vê nos olhos

    Thumb up 5
  5. Na verdade existem microexpressões faciais também, que são involuntárias. gestos, expressões do corpo. Somente os olhos não dizem tudo, mas se pode pegar um mentiroso pelo conjunto.

    Thumb up 12
  6. Eu sempre pensei assim. Vc pode controlar seu corpo qndo sabe que está sendo observado. Mas vai tentar falar isso com um psicólogo aqui no Br pra ver… eles te engolem vivo. Questionar técnicas é o fim pra eles. Sobrevivi à última discussão levantada, em um churrasco, super casual, pq desisti de contestar. Acho que o tal via em meu olhos que não era verdade … aham…

    Thumb up 8
    • A psicologia tem a mania de tratar o comportamento humano como uma ciência exata. Apoiadas em teorias que relevam a individualidade e a subjetividade das características humanas.

      Thumb up 14

Envie um comentário

Leia o post anterior:
120712-coslog-stalker-330p.photoblog500
O avião movido a laser

Tecnologia permite q...

Fechar