Os planetas mais malucos do Universo

Publicado em 30.05.2010

Por muitos anos, Plutão foi considerado o planeta (sim, na época em que ele ainda era um planeta) mais bizarro do universo. Isso porque ele tem uma órbita bem diferente do que as órbitas de outros planetas.

Mas, agora, astrônomos descobriram planetas muito mais malucos do que Plutão – e, diga-se de passagem, muito maiores do que Júpiter.

A última reviravolta no cenário planetário aconteceu por conta de descobertas feitas pelo Hubble em parceria com telescópios localizados na Terra. Uma estrela anã chamada Upsilon Andromedae e os planetas que a orbitam são muito bizarros.

Três planetas como Júpiter orbitam a estrela – isso os cientistas sabiam faz algum tempo – mas eles não sabiam como a órbita desses planetas era estranha até o Hubble entrar na jogada.

Dois dos planetas (Upsilon C e Upsilon D) estavam inclinados 30 graus em relação à órbita que seria considerada normal (para você ter uma idéia, Plutão já era estranho e estava inclinado apenas 17 graus).

As massas dos planetas precisaram ser recalculadas e Upsilon D foi considerado tão grande que é mais provável que ele seja uma “estrela que não deu certo” do que um planeta de verdade.

E, para coroar o grupo como os planetas mais bizarros conhecidos, há indícios de que um quarto planeta, que antes não havia sido detectado, (o Upsilon E) esteja orbitando Upsilon Andromedae com uma órbita enorme, ainda mais maluca do que as outras. [Cosmic Log]

1. Ista deve ser uma piada interna do meio dos astrônomos, no meio deles deve ser motivo de gargalhadas…
    Mas a notícia é interessante, só falta ser exemplificada com imagens e se isso pode alterar na órbita dos outros planetas.

2. Eu compreendi o texto, mas fatou uma figura… também não achei muito interessante.

3. nossa :S entendi tudo o_o
    o que que tem de mais pra voces não entenderem?

4. Creio que o texto tentou informar o planeta nao estava no mesmo plano que os demais.
    Imagine uma folha de papel com o desenho do sol e dos demais planetas, é como se eles estivessem em um mesmo plano, porém plutão nao poderia ser desenhado nessa folha ja que esta 17º “afastado”, ou seja, em outro plano (o desenho dele seria feito “fora” da folha de papel).

5. São os planetas mais malucos do universo porque estão inclinados 30 graus em relação à órbita!!!
    Que babaquice!
    Fala sério hype essa doeu!

criancaremedio
Chega de remédio com gosto ruim!

Uma nova descoberta ...