Os resultados deste de transplante de rosto que levou 50 horas são incríveis

Por , em 21.02.2017
Imagem: Mayo Clinic

Em junho de 2016 a Mayo Clinic realizou seu primeiro transplante de rosto, unindo o destino de dois jovens que tinham histórias semelhantes. A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos da área de pesquisa e serviços médicos fica nos estados norte-americanos de Minnesota, Arizona e Flórida.

O paciente que passou pelo transplante de face é Andy Sandness, que ficou com o rosto destruído após uma tentativa de suicídio aos 21 anos, em 2006. Ele atirou contra o próprio queixo e perdeu a mandíbula, maxilar e o nariz. Já o doador dos tecidos e ossos que formaram o novo rosto de Andy foi Calen Ross, que também atirou contra a própria cabeça aos 21 anos de idade, falecendo em seguida. O transplante aconteceu apenas em 2016, uma década depois da tentativa de suicídio de Andy.

Imagem: Mayo Clinic

Depois de se recuperar do ferimento, Andy passou por vários procedimentos para corrigir a deformação de seu rosto. Mas sem ossos, dentes e nariz, os médicos da equipe Mayo não puderam ajudar muito o paciente. Além de ficar incomodado com os olhares das pessoas na rua, Andy não conseguia sentir cheiros, e tinha dificuldade em respirar, comer e falar.

O jeito foi tentar retomar a vida normal, mantendo-se ocupado com o emprego, no estado de Wyoming.

Em 2012 Andy foi contatado pela Mayo Clinic, que sugeriu um transplante de face para melhorar a qualidade de vida dele. O procedimento seria complicado, e havia muitos riscos envolvidos. Depois de muito ler sobre o assunto, Andy decidiu aceitar a proposta.

Imagem: Mayo Clinic

“Quando você tem a aparência que eu tinha e funciona da forma que eu funcionada, qualquer pequena esperança que você tem, você se agarra nela. Essa cirurgia me traria de volta ao normal”, explica ele.

A preparação para o procedimento não foi nada simples. Os médicos da Mayo Clinic passaram 50 sábados, distribuídos em três anos, treinando para a cirurgia. Em janeiro de 2016 Andy finalmente entrou para a lista de espera de órgãos, achando que encontrar um doador levaria anos. Apenas cinco meses depois, ele recebeu a ligação o avisando de que havia um doador.

Imagem: Mayo Clinic

O doador, Calen, doou vários outros órgãos, mas sua esposa Lilly, que estava grávida, hesitou quando pediram sua autorização para o transplante de rosto de seu marido. Ela conta que aceitou para mostrar ao filho que o pai havia ajudado alguém.

Processo de 56 horas

Imagem: Mayo Clinic


Todo o processo levou 56 horas, envolvendo 60 profissionais. A equipe passou um dia inteiro apenas preparando os ossos, músculos e pele do doador. Já a cirurgia em si levou 32 horas, em que a equipe conseguiu transplantar o nariz, bochechas, boca, dentes, lábios e queixo.

O paciente não foi autorizado a se olhar no espelho por três semanas depois da cirurgia. Quando finalmente pode fazer isso, ficou emocionado. “Quando você perde algo que tinha desde sempre, você sabe como é não ter mais. Mas se você tiver uma segunda chance para ter isso de volta, você nunca mais se esquece disso”, descreve ele.

Imagem: Mayo Clinic

Seu novo rosto levou várias semanas para desinchar e para as cicatrizes ficarem mais discretas. Ele conta que finalmente percebeu que tinha uma aparência normal três meses depois da cirurgia, quando estava em um elevador e um menininho olhou para ele e não se assustou. Isso nunca tinha acontecido desde o seu ferimento com tiro, 10 anos antes.

Além disso, ele recuperou o olfato e respira e come normalmente. Agora ele está aproveitando sua nova vida e a possibilidade de se misturar às multidões. [Science Alert]

Quer saber mais sobre a caminhada de Andy? Confira o vídeo abaixo:

Deixe seu comentário!