Pacientes com insuficiência cardíaca tem memória afetada

Publicado em 1.02.2012

Problemas no coração nem sempre se restringem a ele: pesquisadores descobriram que indivíduos com insuficiência cardíaca tem pior recuperação de memória a curto e longo prazo.

Os exames de ressonância magnética também mostraram perda de massa cinzenta em áreas do cérebro importantes para a memória, raciocínio e planejamento nesses pacientes.

Os cientistas alertaram que pacientes com insuficiência cardíaca podem ter dificuldade em acompanhar estratégias complexas, portanto, mensagens de tratamento devem ser simples e claras de forma que eles possam segui-las.

“A maior implicação desta pesquisa é que os pacientes podem não conseguir seguir um tratamento complexo, podem se esquecer de tomar sua medicação. É importante falar com seu médico e sua enfermeira sobre o que é melhor para você”, comentou Natasha Stewart, da Fundação Britânica do Coração.[Telegraph]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 25 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

3 Comentários

  1. Eu fui um fumante inveterado e sofria de desanimo ,e não conseguia ter um raciocinio lógico e mais rapido para pertencer a um grupo da sociedade.Porém em uma noite em que dei uma baforada no cigarro(tragada),peguei um portão que tinha na garagem e tentei leva-lo para o lugar ,preteou tudo e quase cai,pensei vou fazer de novo,repeti a baforada ,denovo o mal estar,parei respireifundo e consegui mover o tal portão sem problema algum,botei fora o cigarro ,parei de fumar definitivo.06 meses depois deu um infarto por falta do cigarro? Tive que colocar 03 pontes de safena ,com parada cardiaca ,logo após a cirurgia ,fizeram a 03 dias depois um cateterismo, e por fim implantaram um desfribilizador com marcapasso.O que quero dizer é que oxigenou o meu cerebro e comecei a ter modos e soluções matematicas mais rapidas,então estudei ,preparei e increvi num vestibular no Instuto Federal Farroupilha ,e passei em 13º lugar com merito para eu,Estou me formando este ano,Profº.Digo que realmente atinge o pensar, só que a minha recuperação foi surpreendente.Tenho disposição agora ,e pensamentos e dicção favorecida.Me sinto um guri ,de 57 anos.

    Thumb up 2
  2. è verdade eu tomo remedio de pressao mas da hora eu esqueço que tomei entao pergunto para minha mae por isso sempre tomo na frente de alguem para caso eu esquecer eu pergunte e nao fico na duvida se tomei ou nao

    Thumb up 2

Envie um comentário