Para os atletas, dormir é tão importante quanto treinar

Por , em 6.07.2011

Muitas pessoas já sabem o valor de uma boa noite de sono; para os atletas, os benefícios podem ser ainda maiores. Uma nova pesquisa sugere que dormir mais pode melhorar sensivelmente o desempenho físico de jogadores.

Uma equipe universitária de basquete masculino participou do estudo. Os pesquisadores pediram que os jogadores mantivessem sua programação noturna normal (dormir de 6 a 9 horas) por duas a quatro semanas e, em seguida, que eles procurassem dormir 10 horas por noite nas próximas cinco a sete semanas.

Durante o período do estudo, os jogadores pararam de beber café e álcool. Eles também foram solicitados a tirar cochilos durante o dia, quando viagens os impediam de ter 10 horas de sono noturno.

Quando eles dormiram durante 10 horas por noite por cerca de seis semanas, a pontaria do time melhorou 9%. Dormir e descansar o suficiente eram tão importantes quanto o treinamento e a dieta para os atletas de elite.

Além da pontaria, os jogadores correram mais rápido (16,2 segundos no início do estudo, em comparação com 15,5 segundos no final), e seus níveis de fadiga diminuíram. Também relataram melhor desempenho durante jogos competitivos.

Muitos jogadores e treinadores, apesar de sabem que descansar e dormir são importantes, acabam sacrificando isso em primeiro lugar. As descobertas sugerem que é importante que o sono seja priorizado durante um longo período de tempo, não apenas na noite antes de uma partida.

Segundo os pesquisadores, as descobertas podem ser aplicadas a atletas amadores, bem como crianças e jovens que se exercitam na escola ou universidade.

Antes do início do estudo, os cientistas tinham descoberto que muitos dos atletas se sentiam sonolentos durante o dia. Isso indica que eles estavam carregando débito de sono ou sofriam de perda de sono crônica. Muitos deles nem sabiam que isso poderia ter um impacto negativo em seu desempenho.

A conclusão dos pesquisadores é que o sono deveria ser visto da mesma forma que o exercício para os atletas. Dormir o suficiente é uma coisa positiva que irá ajudá-lo a se realizar em todos os aspectos da vida.[BBC]

1 comentário

  • Evandro:

    Isso vale para tudo. Pois meche muito com o emocional e a musculatura.

    Por exemplo. Tente ficar 2 noites quase sem dormir, e tenta tocar trompete… e compare, com após uma bela noite de sono.

    A musculatura do lábio e da face reage de forma muito sensível a falta de sono. É incrivel a diferença.

Deixe seu comentário!