Para se sentir mais poderoso, nada de ombros encurvados

Publicado em 13.02.2011

Se você se sente um zé-ninguém e quer desesperadamente ser levado a sério, os pesquisadores da Northwestern University dão o seguinte conselho: melhore a postura e pare de encurvar os ombros. Ainda que você seja um humilde estagiário, a sua postura pode fazer você se sentir mais poderoso do que seu chefe – e isso faz diferença no modo com as pessoas enxergam você.

Durante o estudo, 77 estudantes universitários (24 homens e 53 mulheres) foram convidados a preencher um questionário, o qual deveria avaliar o potencial de liderança de cada um. Enquanto esperavam seus resultados, os participantes foram instruídos a se sentar em uma posição específica em uma cadeira de computador, com a desculpa de que isto era um teste de marketing em cadeiras ergonômicas.

Alguns deles deveriam se sentar em uma “postura expansiva”, enquanto outros foram instruídos a se sentar em uma “postura de constrição”, com os ombros curvos e as pernas juntas. Sem mudar de posição, os voluntários então participaram de diversas atividades, entre elas responder um puzzle em duplas, com cada membro desempenhando o papel de um gerente ou subordinado.

No final, os estudantes deveriam dizer o quão poderosos se sentiam. A parte interessante é que não importa se o participante foi designado para ser um gestor ou um subordinado: as respostas daqueles que se sentaram de forma expansiva sugeriam que eles se sentiam mais poderosos e confiantes.

E no seu caso? O que a sua postura diz sobre você mesmo? [msnbc]

Autor: Nayara Brante

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

8 Comentários

  1. Acho que a postura, e importante, pois demostra o que e o ue ta sentindo.isso ate ajuda outras pessoas a mudarem seu modo de agir. observo ue quando falo , perdir 6 quilos, fechei a boca, tenho que comer menos so o suficiente, a reação da pessoal com a qual faço este comentario, parece que leva um susto, ainda mais quando ela estar precisando fazer isso, e não tome atitude,todas as atitudes boas são bem vindas para quem te ver, quem convive com vc. incentiva as pessoas a mudarem para melhor.

    Thumb up 1
  2. Boa postura significa uma postura saudavel, ótima para a circulação do sangue, oxigenação, equilibrio,acomodação dos tendões, articulações etc. O contrário é o contrário, quanto pior a postura mais ‘doentio’ (vamos assim dizer) é para o organismo. É óbvio, que melhor postura se sente mais forte entre outros. Do mesmo modo quem faz exercicios fisicos regularmente comparado a um sedentário.

    Pesquisa isso? Aff. Isso todo mundo sabia desde a Antiguidade… já não se dizia que “um nobre sempre tinha que mantar a postura, a postura de um nobre”?

    Thumb up 1
  3. Legal Alex!!!
    O corpo humano possui uma inteligência sinestésica… O senso de equilíbrio , por exemplo, é informado não só pelo mecanismo dolabririnto no ouvido, o corpo tb se orienta pelo líquido sinovial presente nas articulações… determinadas posições predispõem o corpo a determinados sentimentos… a orientação no espaço depende de mecanismos tais e só assim, fundindo sentidos, o corpo exibe uma maravilha em termos de propriocepção que, nesse caso, tb é referida como sendo cinestesia, assim mesmo, com “c”!

    A minha experiência pessoal em Artes Marciais ensina isso, meu parco conhecimento cietífico reforça e meu contato com a PNL reforçam essa percepção! Máquina Incrível! Sou muito grato ao Criador por seu design e funcionamento!

    Thumb up 5
  4. Há anos a PNL vem demonstrando uma ação reversa dos processos psicossomáticos. Pacientes deprimidos são orientados a olhar para cima. Pesquisas demonstram que se você ‘forçar’ um sorriso por alguns segundos se sentirá mais feliz. Fazer ‘cara feia’ nos deixa um pouco agressivos. Assim com a mente influencia o corpo, atitudes corporais afetam nossas sensações.

    Mens sana in corpore sano, isso vai muito além dos aspectos de saúde. E não é uma idéia tão recente assim.

    Thumb up 13

Envie um comentário

Leia o post anterior:
cancertesticle
Câncer de testículo é duas vezes mais mortal em pacientes acima dos 40 anos

Homens diagnosticado...

Fechar