Esportes transformam o seu cérebro

Publicado em 29.03.2012

Você já assistiu a uma corrida de patinação no gelo? É uma modalidade em que cinco ou seis patinadores dão voltas em uma curta pista oval, todos ao mesmo tempo, fazendo curvas a altíssimas velocidades. Uma pesquisa, feita por médicos sul-coreanos, mostra que praticantes de um esporte como esse sofrem alterações no cérebro para adquirir habilidades como controle e equilíbrio.

Os cientistas, da Universidade de Medicina da Coreia, em Seul, recrutaram 16 patinadores profissionais do país e 18 cidadãos comuns, que não fazem atividades físicas regularmente. Todos tiveram seus cerebelos (apêndice do encéfalo responsável por coordenação motora e controle dos movimentos) analisados por ressonância magnética.

Um cerebelo é dividido em dois hemisférios – direito e esquerdo -, além da parte central, chamada de “vermis”. Um exame das imagens cerebrais dos voluntários da pesquisa mostrou que, no cerebelo dos patinadores, o hemisfério direito e os lóbulos centrais que o ligam ao esquerdo tendem a ser maiores do que em não patinadores.

A razão pela qual apenas o lado direito do cerebelo é maior é simples: nas provas de patinação, os atletas percorrem a pista no sentido anti-horário. Isso quer dizer que devem fazer todas as suas curvas em alta velocidade para o lado esquerdo. Dessa forma, precisam manter o equilíbrio sobre o eixo do corpo com o pé oposto, o direito.

A perna direita e a zona direita do cerebelo cuidam juntas do equilíbrio. Além disso, a mesma zona direita está ligada a habilidades visuais mais apuradas, o que amplifica o potencial dos patinadores. A adaptação do cerebelo, em ambos os casos, ficou nítida para os pesquisadores. [ScienceDaily]

Autor: Dalane Santos

Dalane Santos tem 21 anos, é recém-formada em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e escreve para o Hypescience desde fevereiro de 2012.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

8 Comentários

  1. Legal essa materia…ando de bike desde do 7 anos a cada queda eu abrendia mais ate os 22 e superei limites do meu corpo que nem sabia que podia apredia a cair de formas que nao me machucava…hoje tem 5 anos que não ando de bike e acabo tropeçando nos proprios pes…falou galera ate mais

    Thumb up 0
  2. Infelizmente é isto mesmo.
    Eu tenho Isquemia Cerebelar, dignosticado por uma Ressonancia,
    Eu tenho tentado procurar fisioterapeutas que possam me ajudar. E impressionante como nao se encontram os qualificados para uma terapia deste tipo. Encontro somente os aptos a fisioterapia Global.Cuidado com pensamentos do tipo. “PRECISO DE VITAMINAS POIS MINHAS PERNAS ESTÃO FRACAS) COM ISTO PERDI TEMPO. mAS ESTOU ME CUIDANDO PORQUE FINALMENTE DESCOBRI A RAZAO,de minhas pernas tremulas e outros.Estou fazendo Natação em Hidro terapia e movimentação suave da coluna cervical.

    Thumb up 2
  3. Mas se usam mais o pé direito, o lado maior do cérebro não deveria ser o esquerdo? Afinal cada lado comanda os movimentos do lado oposto.

    Thumb up 1
  4. E Já que a pesquisa é conduzida por coreanos, eu recomendo a prática da arte marcial e desporto nacional coreano, o TAEKWONDO.

    Thumb up 1
    • olha eu fazia TAEKWONDO e acho que não ajudou muito, claro que ajudou mas as aulas eram poucas e fracas se eu vivesse em uma cidade grande com certeza seria melhor :)

      Thumb up 2
  5. Quem faz esportes há muito tempo sabe que transformações acontecem. Neste estudo foi mostrada uma transformação na anatomia do cerebelo.
    Outras alterações são muito claras também no comportamento, dependendo no tipo de esporte que se pratica, óbvio.
    Capacidade de superação e persistência, organização e disciplina, etc. Se falarmos em esporte para as crianças, então, a lista é longa!!

    Thumb up 2
  6. Puxa!Que susto!Quando li só o título logo me veio a mente aquele matador de mulhres ,o Francisco de Asis, o patinador do Parque Trianom , q hoje está preso em Tremenbé,mas ao ler tudo ví q ñ tem nada a ver, e p\ dizer a verdade é confusa e sem sentido, O q entendi é q todo patinador é cabeçudo?

    Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
globo-5j3krkrpod41m1wdw9ym_original
Filmes tristes deixam você mais feliz

Gosta de “Titanic”? ...

Fechar