Pela primeira vez, átomos são fotografados formando uma molécula

Por , em 11.03.2012

Pesquisadores conseguiram fotografar, pela primeira vez, dois átomos se ligando. A chave para o experimento foi o uso da energia de apenas um elétron como “flash” para iluminar a reação.

A equipe usou pulsos de laser ultrarrápidos para tirar um elétron fora de sua órbita natural em um dos átomos, no exato momento em que os dois átomos estavam se ligando. Quando o elétron retornou pra seu lugar, ele emitiu um sinal de energia que passou pela molécula recém formada, assim como um flash de câmera.

O pesquisador líder do estudo, Louis DiMauro, comenta que o feito marca o primeiro passo para não apenas observar reações químicas, mas também controlá-las em escala atômica.

“Através desses experimentos, nós descobrimos que podemos controlar a trajetória do elétron quando ele volta para a molécula, ajustando a orientação do laser que tira ele do lugar”, comenta DiMauro. “O próximo passo é ver se podemos acertar um elétron da forma correta para controlar a reação química”.

Uma técnica de imagens mais comum envolve acertar a molécula com um raio de elétrons, bombardeando-a com milhões deles por segundo. Os pesquisadores consideram a novidade melhor, com melhores desenvolvimentos teóricos.

“Se atirarmos em um raio de elétrons de fora da molécula, há apenas certa probabilidade de que um deles vai sair dela”, explica o pesquisador Cosmin Blaga. “Mas nesse caso, quando usamos o laser para acertar um elétron de dentro da molécula, nós temos 100% de probabilidade de que ele vai voltar para ela”.

A técnica, chamada de difração de elétron induzida por laser (DEIL), é usada comumente no estudo de materiais sólidos. É a primeira vez que alguém a usa para estudar uma molécula única se formando.

As moléculas que os pesquisadores escolheram para estudar são simples: dois átomos de nitrogênio para formar nitrogênio molecular, o N2, e então repetiram o estudo com dois átomos de oxigênio para formar oxigênio molecular, o O2. Os dois são gases atmosféricos comuns, e os cientistas já sabem todos os detalhes sobre suas formações, então essas reações básicas são bons casos de teste para a técnica.

Em cada caso, os pesquisadores acertaram a molécula em formação com pulsos de laser de 50 femtosegundos, ou quadrilhões de segundo, de duração.

O resultado é a primeira imagem 3D já captada desse tipo de reação. “No fim, queremos realmente entender como as reações químicas acontecem”, dizem os cientistas.

“Você pode usar esse estudo para átomos individuais”, adiciona DiMauro. “Mas é seguro dizer que não vai aprender nada de novo do ponto de vista da física atômica. O maior impacto para a ciência será quando estudarmos as reações em moléculas complexas, como as proteínas”. [ScienceDaily]

• Ninguém:

Princípio da incerteza de Heisenberg

Ou um ou outro

• Jailton Kessner:

Fiz um comentário bem elaborado,mas infelizmente,quando clikei para enviar,fui redirecionado para o site da vivo.
    Fiquei triste por que para mim,a participação é uma forma de liberdade de expressão. Amo este Site. Abraço.

• alx:

FOTO? ISSO TA PIOR QUE AQUELES DESENHOS DE PSICOTECNICO AFFFFFFFFFFFF

• professor:

Você sabia que mercúrio é um elemento químico de número atômico 80 (80 prótons e 80 elétrons) e massa atómica 200,5u, e que o ouro (do latim aurum, “brilhante”) é um elemento químico de número atômico 79 (79 prótons e 79 elétrons) e que está situado no grupo onze (IB) da tabela periódica, e de massa atómica 197 u?

Logo, através desta técnica usada, será muito fácil produzir ouro através do Mercúrio. É só deslocar um elétron da eletrosfera atômica do mercúrio que ele certamente se transformará em ouro…

Agora é só esperar pra ver o que acontecerá, imagino que estes cientistas tem em mente e investem nisso para a criação de novos metais bombardeando elétrons para produzir novos elementos inexistentes na natureza.

Não é possível.
      O experimento ocorre nas redondezas do átomo. Essa técnica apenas funciona na região da nuvem eletrônica do átomo. Para transformar um átomo de Mercúrio em um de Ouro seriam necessários técnicas para alterar o número de prótons do núcleo atômico. Hoje, isso só é possível em grandes colisores de partículas. O que a técnica propões é o entendimento de como as reações entre as nuvens eletrônicas de átomos distintos interagem.

• Lecal:

Improvável. A energia liberada pela fusão de um elétron com um próton provavelmente desestabilizaria o núcleo atômico.

É, realmente só faltou um vídeo… seria impressionante.

• Khajiit:

porra, já e muito que eles tiraram essa fota e voce pede um video??

• Rogerounielo Rounielo de França:

PARTE 000 (VOLUME 000.). ITEM 30 (SEÇÃO 01). A DEFINIÇÃO GEOMÉTRICA DO SER SUPREMO (PAI UNIVERSAL). NOVA TEORIA GEOMÉTRICA EUCLIDIANA. REDEFINIÇÃO DOS CONCEITOS DE EQUAÇÃO, PERÍMETRO, CÍRCULO, SEÇÃO CÔNICA, ATUALMENTE UTILIZADOS PELA GEOMETRIA EUCLIDIANA. Reposicionamento, Divino, da Trigonometria, da Geometria, do Cálculo Integral, do Cálculo Diferencial, do Cálculo Estequiométrico, do Cálculo da Proporção Numérica Originada da Relação Entre as Grandezas do Perímetro de Uma Circunferência e Seu Diâmetro (Pi), da Álgebra, dos Campos Vetoriais, do Magnetismo, do Eletro-Magmetismo, da Eletricidade, Do Movimento Rotacional dos Átomos, do Movimento Rotacional dos Elétrons, Das Divergências Rotacionais, Das Derivadas Parciais, das Derivadas Direcionais, Dos Logarítmos, Das Derivadas Trigonométricas, Das Derivadas de Um Polinômio, da Derivada de Um Monômio, Dos Limites com Indeterminação, Da Teoria do Infinito, do Espaço e do Tempo, Das Integrais de Linha, Das Funções de Várias Variáveis, Das Derivadas de Funções de Várias Variáveis, Das Temperaturas e Derivadas Parciais, Dos Vetores Gradientes, Das Derivadas Implícitas, Das Curvas de Níveis, Dos Gráficos de Funções, Do Teorema de Pitágoras, Do Cálculo da Área de Um Triângulo, Da Altitude de Um Triângulo, Da Geometria dos Círculos, Do Cálculo de Volumes, Dos Fractais, Das Redes Neurais, Do Movimento dos Fótons, Do Movimento da Luz, No Espaço Horizontal e No Espaço Vertical, Dos Crop Circles, Dos Máximos e Mínimos, Das Equações Diferenciais Ordinárias, Das Variáveis Complexas, Das Seqüências de Fibonacci, do Número de Ouro e Segmento Áureo, Da Reta Tangente a Uma Curva no Plano, A Derivada do Ponto de Vista Geométrico, Derivada de Uma Função Real, da Reta Normal ao Gráfico de Uma Função, Diferencial de Uma Função f, Das Aplicações da Diferencial a Cálculos Aproximados, Das Derivadas Laterais, Da Função Modular, Da Diferenciabilidade e da Continuidade, Das Derivadas de Algumas Funções. DEMONSTRAÇÃO DE QUE O INFINITO É INFINITO E FINITO, AO MESMO TEMPO, PARA APLICAÇÃO NA NOVA TEORIA DAS CORDAS, NA NOVA TEORIA QUÂNTICA E NA NOVA TEORIA DAS RETAS, MEDIANTE A DEMONSTRAÇÃO QUE: A) DEMONSTRAÇÃO DE QUE NÃO EXISTEM RETAS PARALELAS; B) DEMONSTRAÇÃO DE QUE RETAS PARALELAS SE CRUZAM, NO INFINITO (OBSERVAÇÃO: AS AFIRMAÇÕES ANTERIORES, APARENTEMENTE CONTRADITÓRIAS, NÃO SÃO ERRO DE REDAÇÃO OU DISTRAÇÃO); C) REPOSICIONAMENTO, DIVINO, DA TEORIA DAS RETAS E DOS POSTULADOS SOBRE AS RETAS; D) DEMONSTRAÇÃO DE QUE, NA NOVA TEORIA DAS RETAS, EXISTEM RETAS PARALELAS QUE, EM VERDADE, NÃO EXISTEM; E) DEMONSTRAÇÃO DE QUE, NA NOVA TEORIA DAS RETAS, AS RETAS PARALELAS SE CRUZAM, NO INFINITO. Teoria das Cordas. Nova Visão para sua Aplicação. Não se aplica às regiões limítrofes entre universos de espaço e de tempo. Aplica-se, apenas, à geometria de manifestação da luz, no espaço horizontal e no espaço vertical, no âmbito das únicas três dimensões existentes em cada universo. Não é uma lei que se aplica a outros universos. (Link http://www.rounielo.blogspot.com/2012/01/parte-000-volume-000-item-30-secao-01.html).

PARTE 000 (VOLUME 000.). ITEM 30 (SEÇÃO 02). A DEFINIÇÃO GEOMÉTRICA DO SER SUPREMO (PAI UNIVERSAL). NOVA TEORIA GEOMÉTRICA EUCLIDIANA. REDEFINIÇÃO DOS CONCEITOS DE EQUAÇÃO, PERÍMETRO, CÍRCULO, SEÇÃO CÔNICA, ATUALMENTE UTILIZADOS PELA GEOMETRIA EUCLIDIANA. (Link http://www.rounielo.blogspot.com/2012/01/parte-000-volume-000-item-30-secao-02.html)

PARTE 000 (VOLUME 000.). ITEM 30 (SEÇÃO 03). A DEFINIÇÃO GEOMÉTRICA DO SER SUPREMO (PAI UNIVERSAL). NOVA TEORIA GEOMÉTRICA EUCLIDIANA. REDEFINIÇÃO DOS CONCEITOS DE EQUAÇÃO, PERÍMETRO, CÍRCULO, SEÇÃO CÔNICA, ATUALMENTE UTILIZADOS PELA GEOMETRIA EUCLIDIANA. (Link http://www.rounielo.blogspot.com/2012/01/parte-000-volume-000-item-30-secao-03.html)

PARTE 000 (VOLUME 000.). ITEM 30 (SEÇÃO 04). A DEFINIÇÃO GEOMÉTRICA DO SER SUPREMO (PAI UNIVERSAL). NOVA TEORIA GEOMÉTRICA EUCLIDIANA. REDEFINIÇÃO DOS CONCEITOS DE EQUAÇÃO, PERÍMETRO, CÍRCULO, SEÇÃO CÔNICA, ATUALMENTE UTILIZADOS PELA GEOMETRIA EUCLIDIANA. (Link http://www.rounielo.blogspot.com/2012/01/parte-000-volume-000-item-30-secao-04.html)

PARTE 000 (VOLUME 000.). ITEM 30 (SEÇÃO 05). A DEFINIÇÃO GEOMÉTRICA DO SER SUPREMO (PAI UNIVERSAL). NOVA TEORIA GEOMÉTRICA EUCLIDIANA. REDEFINIÇÃO DOS CONCEITOS DE EQUAÇÃO, PERÍMETRO, CÍRCULO, SEÇÃO CÔNICA, ATUALMENTE UTILIZADOS PELA GEOMETRIA EUCLIDIANA. (Link http://www.rounielo.blogspot.com/2012/01/parte-000-volume-000-item-30-secao-05.html)

PARTE 000 (VOLUME 000.). ITEM 30 (SEÇÃO 06). A DEFINIÇÃO GEOMÉTRICA DO SER SUPREMO (PAI UNIVERSAL). NOVA TEORIA GEOMÉTRICA EUCLIDIANA. REDEFINIÇÃO DOS CONCEITOS DE EQUAÇÃO, PERÍMETRO, CÍRCULO, SEÇÃO CÔNICA, ATUALMENTE UTILIZADOS PELA GEOMETRIA EUCLIDIANA. (Link http://www.rounielo.blogspot.com/2012/01/parte-000-volume-000-item-30-secao-06.html)

Atenciosamente,

Brasília-DF, Brasil 12.03.2012

CONSCIÊNCIA CÓSMICA NO PLANETA TERRA, POR INTERMÉDIO DA CONSCIÊNCIA CRÍSTICA

“SÓ A FRATERNIDADE E UNIÃO ENTRE OS SERES HUMANOS, DO MUNDO, PODERÁ RESOLVER OS PROBLEMAS SOCIAIS, AMBIENTAIS, ECONÔMICOS, FINANCEIROS E DE RELACIONAMENTO, DO PLANETA TERRA. NÃO HÁ IDEOLOGIA SUPERIOR À FRATERNIDADE UNIVERSAL”

Rogerounielo Rounielo de França
    Advogado – OAB SP 117.597
    Pós-Graduado em Direito Público pela Faculdade Fortium
    Mestre Maçon – Loja Areópago de Brasília nº 3001
    Mestre Maçon – Loja de Pesquisas Maçônicas do GODF nº 3994
    Grande Oriente do Brasil-GOB
    Grande Oriente do Distrito Federal-GODF
    Mestre. Loja Uversa nº 5.342.482.337.666. Filiada ao Grande Oriente de Uversa, jurisdicionada pelo Sétimo Grande Oriente Super-Universo Orvônton, vinculado ao Reino Estelar do Universo dos Universos do Tempo e do Espaço (Ilha do Paraíso).
    Especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas-FGV
    Certificação CPA 10 pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais-ANBIMA
    Participante do Centro Espírita André Luiz-CEAL
    Funcionário do Banco do Brasil S.A. Diretoria de Micro e Pequenas Empresas
    Blog: http://rounielo.blogspot.com
    Fim

• Leão velho:

O ego, o ego, o ego, mestre de quê, para quem ,a nossa média de vida é….., o ego, o ego, , dormiremos tranquilos hoje pois temos um mestre…..

• Hermano Gomes:

Fantástico!

• David:

Creio que no antepenúltimo parágrafo o correto seja “quadrilionésimo de segundo”.
    Um video, como diz o André, seria interessante.

Já imagino que em breve haverá videos sobre esta formação!

Um vídeo seria legal sem dúvidas. Mas acho que dificilmente entenderíamos a cena, as propriedades do que está acontecendo.