Pela primeira vez um robô anda exatamente como os humanos

Publicado em 12.07.2012

Pesquisadores da Universidade do Arizona (EUA) criaram, pela primeira vez, um robô que consegue andar de uma forma biologicamente precisa, ou seja, exatamente como um ser humano.

Como eles atingiram essa façanha? Os cientistas reconstruíram, de maneira simplificada, a nossa arquitetura neural e musculoesquelética. O robô possui até mesmo uma versão artificial dos nossos “geradores de padrão central” (GPCs), uma rede de neurônios que dá “feedback sensorial” às pessoas.

O caminhar, o controle de postura, bem como outros comportamentos rítmicos, como a alimentação e respiração, são baseados nessas redes funcionais da espinha.

Por conta de todos esses elementos “humanos”, o robô é capaz de marchar como João ou Maria. Mas, mais importante que um homem mecânico andando como um de carne são as implicações da pesquisa.

O estudo pode nos ajudar a responder algumas questões ou melhorar nosso entendimento de certos fenômenos, como o andar infantil. Os primeiros passos das crianças são considerados, por cientistas, como uma evidência da existência dos GPCs e seu papel como controladores ativos dos movimentos humanos.

Outro foco da pesquisa é vítimas de acidentes. Por exemplo, como pacientes com lesão na espinha voltam a andar? Pesquisadores ainda acreditam que OS movimentos rítmicos de um cavalo são capazes de ativar os GPCs nas pessoas, e isso pode ser uma explicação para os efeitos positivos da equoterapia, especialmente melhoras no caminhar.[Gizmodo, Equitar]

1. Já apareceu bem melhores. Esse para se deslocar para a frente precisa se equilibrar e ser puxado por um suporte. E ainda por cima só tem pernas. Já houve robots de corpo inteiro que se deslocavam sozinhos e melhor.

_61452390_z9320268-dog_chewing_bone-spl(1)